PATRIMÔNIO IMATERIAL: o tambor de Criouladoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1331
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1331 |
Resumo: | Pretendemos investigar o Tambor de Crioula como patrimônio cultural imaterial brasileiro, com ênfase em sua manifestação no Maranhão. Cantos, danças, indumentárias, instrumentos, comidas e bebidas aparecem como peculiaridades. Há o intuito, ainda neste trabalho, de abordar as modificações na contemporaneidade, bem como o trabalho de preservação como patrimônio institucionalizado. Além do aspecto de resistência e religioso, o Tambor de Crioula também é marcado pela potencialidade lúdica. Como diferencial quanto a outras danças de origem afro-brasileira, o Tambor, dança circular sem coreografia rigidamente definida, apresenta a punga: um convite para entrar na roda. Quem está no centro e quer sair, avança em direção a outra companheira, aplicando-lhe a punga (que consiste no toque com a barriga). A mulher que estiver na roda vai para o centro e dá-se a continuidade da brincadeira com as próximas pungadas. Apontaremos, ainda, as instituições pioneiras nas ações de salvaguarda do Tambor de Crioula como patrimônio intangível. |
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PATRIMÔNIO IMATERIAL: o tambor de Criouladoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1331Comunicação, arte, patrimônio cultural e cultura popular.Tambor de Crioula. Punga. Maranhão. São Benedito. Patrimônio cultural imaterial.Patrimônio imaterial: Tambor de CrioulaPretendemos investigar o Tambor de Crioula como patrimônio cultural imaterial brasileiro, com ênfase em sua manifestação no Maranhão. Cantos, danças, indumentárias, instrumentos, comidas e bebidas aparecem como peculiaridades. Há o intuito, ainda neste trabalho, de abordar as modificações na contemporaneidade, bem como o trabalho de preservação como patrimônio institucionalizado. Além do aspecto de resistência e religioso, o Tambor de Crioula também é marcado pela potencialidade lúdica. Como diferencial quanto a outras danças de origem afro-brasileira, o Tambor, dança circular sem coreografia rigidamente definida, apresenta a punga: um convite para entrar na roda. Quem está no centro e quer sair, avança em direção a outra companheira, aplicando-lhe a punga (que consiste no toque com a barriga). A mulher que estiver na roda vai para o centro e dá-se a continuidade da brincadeira com as próximas pungadas. Apontaremos, ainda, as instituições pioneiras nas ações de salvaguarda do Tambor de Crioula como patrimônio intangível. ABECAlmeida MAGALHÃES, Maristela Rocha2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/133110.5892/ruvrd.v12i1.1331Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 373-3802236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1331/pdf_12110.5892/ruvrd.v12i1.1331.g1174Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:22:53ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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