A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756 |
Resumo: | Para minimizar a problemática ambiental pode-se utilizar a Educação Ambiental como alternativa para sensibilizar os cidadãos. Nesse cenário, a escola é fundamental na inserção da Educação Ambiental como base para sensibilização ambiental. Essa pesquisa objetivou inserir a Educação Ambiental, particularmente sobre a gestão dos resíduos sólidos e recursos hídricos em escola pública, por meio de uma proposta didática lúdica em escola do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 71 alunos do Ensino Médio. O estudo teve três momentos distintos: aplicação de questionário antes da abordagem didática; atividades lúdicas e a prática de três jogos didáticos sobre resíduos sólidos e recursos hídricos e; reaplicação de questionário. Antes das atividades os alunos tinham o pouco conhecimento sobre os temas abordados. Entretanto, após as abordagens lúdicas houve melhora significativa nos conhecimentos deles, tais como na capacidade de conceituar o que é Educação Ambiental (33,8% para 70,4%), sobre os 4Rs (39,4% para 63,4%), como separar do “lixo” nos coletores de (29,6% para 87,3%) e sobre o “lixo” orgânico (21,1% para 50,7%). Assim a ludicidade por meio de jogos é eficiente como estratégia didática para a inserção de temas relacionados à Educação Ambiental, sendo uma alternativa metodológicas relevante na educação dos alunos para se tornarem cidadãos conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente. |
id |
UVRV-2_beae6246eac728d839fa96b5214e3c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/3756 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756Ciências Ambientais; Educação AmbientalAtividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos.Educação AmbientalPara minimizar a problemática ambiental pode-se utilizar a Educação Ambiental como alternativa para sensibilizar os cidadãos. Nesse cenário, a escola é fundamental na inserção da Educação Ambiental como base para sensibilização ambiental. Essa pesquisa objetivou inserir a Educação Ambiental, particularmente sobre a gestão dos resíduos sólidos e recursos hídricos em escola pública, por meio de uma proposta didática lúdica em escola do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 71 alunos do Ensino Médio. O estudo teve três momentos distintos: aplicação de questionário antes da abordagem didática; atividades lúdicas e a prática de três jogos didáticos sobre resíduos sólidos e recursos hídricos e; reaplicação de questionário. Antes das atividades os alunos tinham o pouco conhecimento sobre os temas abordados. Entretanto, após as abordagens lúdicas houve melhora significativa nos conhecimentos deles, tais como na capacidade de conceituar o que é Educação Ambiental (33,8% para 70,4%), sobre os 4Rs (39,4% para 63,4%), como separar do “lixo” nos coletores de (29,6% para 87,3%) e sobre o “lixo” orgânico (21,1% para 50,7%). Assim a ludicidade por meio de jogos é eficiente como estratégia didática para a inserção de temas relacionados à Educação Ambiental, sendo uma alternativa metodológicas relevante na educação dos alunos para se tornarem cidadãos conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente.ABECPrograma de Bolsas de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande.SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências BiológicasSANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba.SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências BiológicasBENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/375610.5892/ruvrd.v15i1.3756Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 240-2522236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756/pdf_630http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3756/34010.5892/ruvrd.v15i1.3756.g295410.5892/ruvrd.v15i1.3756.s340Semiárido ParaibanoAlunosDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:30ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
title |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas Ciências Ambientais; Educação Ambiental Atividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos. Educação Ambiental |
title_short |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
title_full |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
title_sort |
A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
author |
SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas |
author_facet |
SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas SANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba. SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas BENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba. SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas BENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas SANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba. SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas BENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Ambientais; Educação Ambiental Atividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos. Educação Ambiental |
topic |
Ciências Ambientais; Educação Ambiental Atividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos. Educação Ambiental |
description |
Para minimizar a problemática ambiental pode-se utilizar a Educação Ambiental como alternativa para sensibilizar os cidadãos. Nesse cenário, a escola é fundamental na inserção da Educação Ambiental como base para sensibilização ambiental. Essa pesquisa objetivou inserir a Educação Ambiental, particularmente sobre a gestão dos resíduos sólidos e recursos hídricos em escola pública, por meio de uma proposta didática lúdica em escola do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 71 alunos do Ensino Médio. O estudo teve três momentos distintos: aplicação de questionário antes da abordagem didática; atividades lúdicas e a prática de três jogos didáticos sobre resíduos sólidos e recursos hídricos e; reaplicação de questionário. Antes das atividades os alunos tinham o pouco conhecimento sobre os temas abordados. Entretanto, após as abordagens lúdicas houve melhora significativa nos conhecimentos deles, tais como na capacidade de conceituar o que é Educação Ambiental (33,8% para 70,4%), sobre os 4Rs (39,4% para 63,4%), como separar do “lixo” nos coletores de (29,6% para 87,3%) e sobre o “lixo” orgânico (21,1% para 50,7%). Assim a ludicidade por meio de jogos é eficiente como estratégia didática para a inserção de temas relacionados à Educação Ambiental, sendo uma alternativa metodológicas relevante na educação dos alunos para se tornarem cidadãos conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756 10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i1.3756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756/pdf_630 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3756/340 10.5892/ruvrd.v15i1.3756.g2954 10.5892/ruvrd.v15i1.3756.s340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Semiárido Paraibano Alunos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 240-252 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454438714671104 |