A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba., SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, BENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756
Resumo: Para minimizar a problemática ambiental pode-se utilizar a Educação Ambiental como alternativa para sensibilizar os cidadãos. Nesse cenário, a escola é fundamental na inserção da Educação Ambiental como base para sensibilização ambiental. Essa pesquisa objetivou inserir a Educação Ambiental, particularmente sobre a gestão dos resíduos sólidos e recursos hídricos em escola pública, por meio de uma proposta didática lúdica em escola do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 71 alunos do Ensino Médio. O estudo teve três momentos distintos: aplicação de questionário antes da abordagem didática; atividades lúdicas e a prática de três jogos didáticos sobre resíduos sólidos e recursos hídricos e; reaplicação de questionário. Antes das atividades os alunos tinham o pouco conhecimento sobre os temas abordados. Entretanto, após as abordagens lúdicas houve melhora significativa nos conhecimentos deles, tais como na capacidade de conceituar o que é Educação Ambiental (33,8% para 70,4%), sobre os 4Rs (39,4% para 63,4%), como separar do “lixo” nos coletores de (29,6% para 87,3%) e sobre o “lixo” orgânico (21,1% para 50,7%). Assim a ludicidade por meio de jogos é eficiente como estratégia didática para a inserção de temas relacionados à Educação Ambiental, sendo uma alternativa metodológicas relevante na educação dos alunos para se tornarem cidadãos conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente.
id UVRV-2_beae6246eac728d839fa96b5214e3c62
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/3756
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756Ciências Ambientais; Educação AmbientalAtividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos.Educação AmbientalPara minimizar a problemática ambiental pode-se utilizar a Educação Ambiental como alternativa para sensibilizar os cidadãos. Nesse cenário, a escola é fundamental na inserção da Educação Ambiental como base para sensibilização ambiental. Essa pesquisa objetivou inserir a Educação Ambiental, particularmente sobre a gestão dos resíduos sólidos e recursos hídricos em escola pública, por meio de uma proposta didática lúdica em escola do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 71 alunos do Ensino Médio. O estudo teve três momentos distintos: aplicação de questionário antes da abordagem didática; atividades lúdicas e a prática de três jogos didáticos sobre resíduos sólidos e recursos hídricos e; reaplicação de questionário. Antes das atividades os alunos tinham o pouco conhecimento sobre os temas abordados. Entretanto, após as abordagens lúdicas houve melhora significativa nos conhecimentos deles, tais como na capacidade de conceituar o que é Educação Ambiental (33,8% para 70,4%), sobre os 4Rs (39,4% para 63,4%), como separar do “lixo” nos coletores de (29,6% para 87,3%) e sobre o “lixo” orgânico (21,1% para 50,7%). Assim a ludicidade por meio de jogos é eficiente como estratégia didática para a inserção de temas relacionados à Educação Ambiental, sendo uma alternativa metodológicas relevante na educação dos alunos para se tornarem cidadãos conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente.ABECPrograma de Bolsas de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande.SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências BiológicasSANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba.SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências BiológicasBENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/375610.5892/ruvrd.v15i1.3756Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 240-2522236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756/pdf_630http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3756/34010.5892/ruvrd.v15i1.3756.g295410.5892/ruvrd.v15i1.3756.s340Semiárido ParaibanoAlunosDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:30ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
title A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
spellingShingle A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
Ciências Ambientais; Educação Ambiental
Atividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos.
Educação Ambiental
title_short A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
title_full A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
title_fullStr A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
title_sort A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVASDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756
author SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
author_facet SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
SANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba.
SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
BENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
author_role author
author2 SANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba.
SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
BENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Larrissa Araújo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
SANTOS, Ericka Araújo; Professora da Rede Estadual de Ensino de Campina Grande, Paraíba.
SILVA, Edevaldo; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
BENÍCIO, Danniely Alves; Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Ambientais; Educação Ambiental
Atividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos.
Educação Ambiental
topic Ciências Ambientais; Educação Ambiental
Atividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos.
Educação Ambiental
description Para minimizar a problemática ambiental pode-se utilizar a Educação Ambiental como alternativa para sensibilizar os cidadãos. Nesse cenário, a escola é fundamental na inserção da Educação Ambiental como base para sensibilização ambiental. Essa pesquisa objetivou inserir a Educação Ambiental, particularmente sobre a gestão dos resíduos sólidos e recursos hídricos em escola pública, por meio de uma proposta didática lúdica em escola do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 71 alunos do Ensino Médio. O estudo teve três momentos distintos: aplicação de questionário antes da abordagem didática; atividades lúdicas e a prática de três jogos didáticos sobre resíduos sólidos e recursos hídricos e; reaplicação de questionário. Antes das atividades os alunos tinham o pouco conhecimento sobre os temas abordados. Entretanto, após as abordagens lúdicas houve melhora significativa nos conhecimentos deles, tais como na capacidade de conceituar o que é Educação Ambiental (33,8% para 70,4%), sobre os 4Rs (39,4% para 63,4%), como separar do “lixo” nos coletores de (29,6% para 87,3%) e sobre o “lixo” orgânico (21,1% para 50,7%). Assim a ludicidade por meio de jogos é eficiente como estratégia didática para a inserção de temas relacionados à Educação Ambiental, sendo uma alternativa metodológicas relevante na educação dos alunos para se tornarem cidadãos conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756
10.5892/ruvrd.v15i1.3756
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v15i1.3756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3756/pdf_630
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/3756/340
10.5892/ruvrd.v15i1.3756.g2954
10.5892/ruvrd.v15i1.3756.s340
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Semiárido Paraibano

Alunos
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 240-252
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v15i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454438714671104