ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2934 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os diferentes atributos que podem ser considerados como importantes pelos compradores de livros pela internet na decisão de compra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 301 pessoas através de um survey online. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os compradores de livro pela internet dão maior importância a aspectos de confiabilidade e segurança da loja virtual, enquanto as dimensões de desempenho do sistema e conveniência, embora notadamente importante, não parecem ter o mesmo peso. Foi também constatado que há uma tendência à adoção das lojas virtuais como principal canal de compra de livros. A principal contribuição desta pesquisa é a colaboração na compreensão mais clara de quais sejam os aspectos mais influentes no comportamento do consumidor de livros no varejo virtual. |
id |
UVRV-2_c4e4cf990c9ff4eb5f182e0ec74ed7e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2934 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934Comércio eletrônico. Comportamento de consumo. Decisão de compra. Mercado literárioO objetivo deste estudo foi identificar e analisar os diferentes atributos que podem ser considerados como importantes pelos compradores de livros pela internet na decisão de compra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 301 pessoas através de um survey online. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os compradores de livro pela internet dão maior importância a aspectos de confiabilidade e segurança da loja virtual, enquanto as dimensões de desempenho do sistema e conveniência, embora notadamente importante, não parecem ter o mesmo peso. Foi também constatado que há uma tendência à adoção das lojas virtuais como principal canal de compra de livros. A principal contribuição desta pesquisa é a colaboração na compreensão mais clara de quais sejam os aspectos mais influentes no comportamento do consumidor de livros no varejo virtual.ABECALENCAR, Sérgio Augusto Fajardo deGOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISSANTANA, Lilian Domingues; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISMEIRA, Kelly Cristine Oliveira; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS2016-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/293410.5892/ruvrd.v14i1.2934Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 852-8662236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2934/pdf_48210.5892/ruvrd.v14i1.2934.g2430Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
title |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
spellingShingle |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 ALENCAR, Sérgio Augusto Fajardo de Comércio eletrônico. Comportamento de consumo. Decisão de compra. Mercado literário |
title_short |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
title_full |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
title_fullStr |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
title_full_unstemmed |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
title_sort |
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
author |
ALENCAR, Sérgio Augusto Fajardo de |
author_facet |
ALENCAR, Sérgio Augusto Fajardo de GOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS SANTANA, Lilian Domingues; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS MEIRA, Kelly Cristine Oliveira; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
author_role |
author |
author2 |
GOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS SANTANA, Lilian Domingues; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS MEIRA, Kelly Cristine Oliveira; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALENCAR, Sérgio Augusto Fajardo de GOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS SANTANA, Lilian Domingues; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS MEIRA, Kelly Cristine Oliveira; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico. Comportamento de consumo. Decisão de compra. Mercado literário |
topic |
Comércio eletrônico. Comportamento de consumo. Decisão de compra. Mercado literário |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os diferentes atributos que podem ser considerados como importantes pelos compradores de livros pela internet na decisão de compra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 301 pessoas através de um survey online. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os compradores de livro pela internet dão maior importância a aspectos de confiabilidade e segurança da loja virtual, enquanto as dimensões de desempenho do sistema e conveniência, embora notadamente importante, não parecem ter o mesmo peso. Foi também constatado que há uma tendência à adoção das lojas virtuais como principal canal de compra de livros. A principal contribuição desta pesquisa é a colaboração na compreensão mais clara de quais sejam os aspectos mais influentes no comportamento do consumidor de livros no varejo virtual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2934 10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2934 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2934/pdf_482 10.5892/ruvrd.v14i1.2934.g2430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 852-866 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454436086939648 |