A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108 |
Resumo: | Tubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. São refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local, conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? A pesquisa teve três objetivos: (1) conhecer e compreender a indústria de refrigerantes populares, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantar das indústrias de refrigerantes populares do Estado de São Paulo, destacando os casos mais relevantes; (3) analisar os casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Verificou-se que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Além disso, investem em verticalização da produção, em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação, para reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, estas empresas conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor. |
id |
UVRV-2_c5748336efff9652a32e1bc28f19e2ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/108 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560Ciências Sociais Aplicadas / Administraçãorefrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínasEstratégia competitivaTubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. São refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local, conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? A pesquisa teve três objetivos: (1) conhecer e compreender a indústria de refrigerantes populares, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantar das indústrias de refrigerantes populares do Estado de São Paulo, destacando os casos mais relevantes; (3) analisar os casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Verificou-se que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Além disso, investem em verticalização da produção, em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação, para reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, estas empresas conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor.ABECCNPqde Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP.Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória qualitativaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/10810.5892/108Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 9, n. 2 (2011); 35-602236-53621517-027610.5892/ruvrd.v9i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108/pdf10.5892/ruvrd.v9i2.108.g214Estado de São Paulo2010Amostra intencional por corte de relevânciaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-17T14:50:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 |
title |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 |
spellingShingle |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP. Ciências Sociais Aplicadas / Administração refrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínas Estratégia competitiva |
title_short |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 |
title_full |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 |
title_fullStr |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 |
title_full_unstemmed |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 |
title_sort |
A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560 |
author |
de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP. |
author_facet |
de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP. Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG |
author_role |
author |
author2 |
Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP. Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas / Administração refrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínas Estratégia competitiva |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas / Administração refrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínas Estratégia competitiva |
description |
Tubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. São refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local, conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? A pesquisa teve três objetivos: (1) conhecer e compreender a indústria de refrigerantes populares, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantar das indústrias de refrigerantes populares do Estado de São Paulo, destacando os casos mais relevantes; (3) analisar os casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Verificou-se que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Além disso, investem em verticalização da produção, em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação, para reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, estas empresas conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa exploratória qualitativa |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108 10.5892/108 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108 |
identifier_str_mv |
10.5892/108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108/pdf 10.5892/ruvrd.v9i2.108.g214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Estado de São Paulo 2010 Amostra intencional por corte de relevância |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 9, n. 2 (2011); 35-60 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v9i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454438142148608 |