A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108
Resumo: Tubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. São refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local, conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? A pesquisa teve três objetivos: (1) conhecer e compreender a indústria de refrigerantes populares, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantar das indústrias de refrigerantes populares do Estado de São Paulo, destacando os casos mais relevantes; (3) analisar os casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Verificou-se que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Além disso, investem em verticalização da produção, em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação,  para reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, estas empresas conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor.
id UVRV-2_c82e35ee66a8f71e6b89312822c6cc14
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/108
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560Ciências Sociais Aplicadas / Administraçãorefrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínasEstratégia competitivaTubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. São refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local, conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? A pesquisa teve três objetivos: (1) conhecer e compreender a indústria de refrigerantes populares, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantar das indústrias de refrigerantes populares do Estado de São Paulo, destacando os casos mais relevantes; (3) analisar os casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Verificou-se que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Além disso, investem em verticalização da produção, em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação,  para reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, estas empresas conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor.ABECCNPqde Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP.Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa exploratória qualitativaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/10810.5892/108Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 9, n. 2 (2011); 35-602236-53621517-027610.5892/ruvrd.v9i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108/pdf10.5892/ruvrd.v9i2.108.g214Estado de São Paulo2010Amostra intencional por corte de relevânciaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-17T14:50:36Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/108Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:42.090815Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
title A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
spellingShingle A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP.
Ciências Sociais Aplicadas / Administração
refrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínas
Estratégia competitiva
title_short A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
title_full A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
title_fullStr A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
title_full_unstemmed A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
title_sort A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560
author de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP.
author_facet de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP.
Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG
author_role author
author2 Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Luciel Henrique; Escola de Adm. de Empresas (EAESP) Fund. Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP.
Ueno, Fábio Eiki; EAESP/FGG
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas / Administração
refrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínas
Estratégia competitiva
topic Ciências Sociais Aplicadas / Administração
refrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínas
Estratégia competitiva
description Tubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. São refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local, conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? A pesquisa teve três objetivos: (1) conhecer e compreender a indústria de refrigerantes populares, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantar das indústrias de refrigerantes populares do Estado de São Paulo, destacando os casos mais relevantes; (3) analisar os casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Verificou-se que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Além disso, investem em verticalização da produção, em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação,  para reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, estas empresas conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa exploratória qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108
10.5892/108
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108
identifier_str_mv 10.5892/108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/108/pdf
10.5892/ruvrd.v9i2.108.g214
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Estado de São Paulo
2010
Amostra intencional por corte de relevância
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 9, n. 2 (2011); 35-60
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v9i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051202898231296