AUTOMUTILAÇÃO: Saberes dos educadores, adolescência e contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6769 |
Resumo: | A automutilação é vista como um fenômeno de difícilcompreensão e seu aspecto multifatorial gera umadiversidade de questões que abrangem aspectos social,psicológico, econômico e cultural, dentre outros. Opresente artigo visa a investigar os saberes constituídosdos educadores quanto às práticas da automutilaçãopresentes em quatro escolas públicas de Ibirité - MG.Segundo Bastos (2019), o estudo desta temática sejustifica diante do aumento da automutilação nasociedade, além de sua contribuição para a compreensãoteórica e prática de ocorrências contemporâneas destefenômeno nas escolas. Trata-se de uma pesquisa deabordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica,entrevistas e questionários aplicados a algunsprofessores. A Teoria Histórico Cultural, a qualcompreende o desenvolvimento humano como umacontecimento dinâmico, multifatorial e histórico, partede uma visão dialética dos dados, o que permitiucompreender o homem como um ser histórico,constituído por intermédio das relações sociais eculturais. Em concordância com os resultadosencontrados nesse estudo, concluiu-se que ascapacitações continuadas, os seminários e as rodas deconversas são as principais estratégias queinstrumentalizam o(a) professor(a) a pensar e a agir emprol do desenvolvimento de projetos de prevenção eintervenção da automutilação, não apenas junto aoestudante implicado com a prática, mas com todos dacomunidade escolar |
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AUTOMUTILAÇÃO: Saberes dos educadores, adolescência e contexto escolarA automutilação é vista como um fenômeno de difícilcompreensão e seu aspecto multifatorial gera umadiversidade de questões que abrangem aspectos social,psicológico, econômico e cultural, dentre outros. Opresente artigo visa a investigar os saberes constituídosdos educadores quanto às práticas da automutilaçãopresentes em quatro escolas públicas de Ibirité - MG.Segundo Bastos (2019), o estudo desta temática sejustifica diante do aumento da automutilação nasociedade, além de sua contribuição para a compreensãoteórica e prática de ocorrências contemporâneas destefenômeno nas escolas. Trata-se de uma pesquisa deabordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica,entrevistas e questionários aplicados a algunsprofessores. A Teoria Histórico Cultural, a qualcompreende o desenvolvimento humano como umacontecimento dinâmico, multifatorial e histórico, partede uma visão dialética dos dados, o que permitiucompreender o homem como um ser histórico,constituído por intermédio das relações sociais eculturais. Em concordância com os resultadosencontrados nesse estudo, concluiu-se que ascapacitações continuadas, os seminários e as rodas deconversas são as principais estratégias queinstrumentalizam o(a) professor(a) a pensar e a agir emprol do desenvolvimento de projetos de prevenção eintervenção da automutilação, não apenas junto aoestudante implicado com a prática, mas com todos dacomunidade escolarABECAutomutilação. Adolescentes. Escola. Psicologia Histórico Cultural.DA CRUZ, VALKIRIA RIBEIRO; Universidade do Estado de Minas Geraisda Silva, Lilian Ferreira; Universidade do Estado de Minas GeraisMONTEIRO, JESUS ALEXANDRE TAVARES; Centro Universitário Vale do Rio Verdede Sá, Eliane Ferreira; Universidade do Estado de Minas Gerais2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/676910.5892/ruvrd.v22i1.6769Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 98-1132236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6769/pdf_117610.5892/ruvrd.v22i1.6769.g10952297Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6769Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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