AUTOMUTILAÇÃO: Saberes dos educadores, adolescência e contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA CRUZ, VALKIRIA RIBEIRO; Universidade do Estado de Minas Gerais
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Lilian Ferreira; Universidade do Estado de Minas Gerais, MONTEIRO, JESUS ALEXANDRE TAVARES; Centro Universitário Vale do Rio Verde, de Sá, Eliane Ferreira; Universidade do Estado de Minas Gerais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6769
Resumo: A automutilação é vista como um fenômeno de difícilcompreensão e seu aspecto multifatorial gera umadiversidade de questões que abrangem aspectos social,psicológico, econômico e cultural, dentre outros. Opresente artigo visa a investigar os saberes constituídosdos educadores quanto às práticas da automutilaçãopresentes em quatro escolas públicas de Ibirité - MG.Segundo Bastos (2019), o estudo desta temática sejustifica diante do aumento da automutilação nasociedade, além de sua contribuição para a compreensãoteórica e prática de ocorrências contemporâneas destefenômeno nas escolas. Trata-se de uma pesquisa deabordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica,entrevistas e questionários aplicados a algunsprofessores. A Teoria Histórico Cultural, a qualcompreende o desenvolvimento humano como umacontecimento dinâmico, multifatorial e histórico, partede uma visão dialética dos dados, o que permitiucompreender o homem como um ser histórico,constituído por intermédio das relações sociais eculturais. Em concordância com os resultadosencontrados nesse estudo, concluiu-se que ascapacitações continuadas, os seminários e as rodas deconversas são as principais estratégias queinstrumentalizam o(a) professor(a) a pensar e a agir emprol do desenvolvimento de projetos de prevenção eintervenção da automutilação, não apenas junto aoestudante implicado com a prática, mas com todos dacomunidade escolar
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