PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100601 |
Resumo: | RESUMO Este relato de prática profissional apresenta oficinas denominadas de “pensar e agir em cena” realizadas em escola pública do Distrito Federal com adolescentes estudantes do Ensino Fundamental II, com queixas de automutilação. Tendo como referencial norteador a psicanálise, os resultados mostram a necessidade de se criar na escola espaços de circulação de fala com e entre os adolescentes. Esse texto ainda salienta que o psicólogo escolar pode auxiliar na condução de atividades que reafirmem a necessidade de conceder voz aos adolescentes no espaço escolar e a urgência de uma política inclusiva voltada para os nossos jovens. |
id |
ABRAPEE-1_27ee0b1c45e8a3f758cb1fa2d4e98a44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572021000100601 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃOAdolescênciaautomutilaçãopsicologia escolarRESUMO Este relato de prática profissional apresenta oficinas denominadas de “pensar e agir em cena” realizadas em escola pública do Distrito Federal com adolescentes estudantes do Ensino Fundamental II, com queixas de automutilação. Tendo como referencial norteador a psicanálise, os resultados mostram a necessidade de se criar na escola espaços de circulação de fala com e entre os adolescentes. Esse texto ainda salienta que o psicólogo escolar pode auxiliar na condução de atividades que reafirmem a necessidade de conceder voz aos adolescentes no espaço escolar e a urgência de uma política inclusiva voltada para os nossos jovens.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100601Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392021225761info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Elen Alves dosPulino,Lúcia Helena Cavasin ZabottoRibeiro,Beatriz Soarespor2021-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572021000100601Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2021-10-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO Santos,Elen Alves dos Adolescência automutilação psicologia escolar |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR E AUTOMUTILAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO |
author |
Santos,Elen Alves dos |
author_facet |
Santos,Elen Alves dos Pulino,Lúcia Helena Cavasin Zabotto Ribeiro,Beatriz Soares |
author_role |
author |
author2 |
Pulino,Lúcia Helena Cavasin Zabotto Ribeiro,Beatriz Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Elen Alves dos Pulino,Lúcia Helena Cavasin Zabotto Ribeiro,Beatriz Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência automutilação psicologia escolar |
topic |
Adolescência automutilação psicologia escolar |
description |
RESUMO Este relato de prática profissional apresenta oficinas denominadas de “pensar e agir em cena” realizadas em escola pública do Distrito Federal com adolescentes estudantes do Ensino Fundamental II, com queixas de automutilação. Tendo como referencial norteador a psicanálise, os resultados mostram a necessidade de se criar na escola espaços de circulação de fala com e entre os adolescentes. Esse texto ainda salienta que o psicólogo escolar pode auxiliar na condução de atividades que reafirmem a necessidade de conceder voz aos adolescentes no espaço escolar e a urgência de uma política inclusiva voltada para os nossos jovens. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100601 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572021000100601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-35392021225761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.25 2021 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212607734054912 |