POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897 |
Resumo: | Este ensaio tem o objetivo de apresentar experiência desenvolvida, a partir de 2014, no curso Pedagogia (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), localizado no município do Rio de Janeiro. A temática central da experiência busca a unidade entre a teoria e a prática na formação de professores para atividades de docência e gestão na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e disciplinas pedagógicas do ensino médio, através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado. A experiência questiona senso comum de que para formar professores é necessário muito mais prática, o que significaria muito mais horas de aulas, de elaboração de planos, de preenchimento de diários de classe. A experiência fundamenta-se na perspectiva crítico-reflexiva desenvolvida por autores como Paulo Freire, António Nóvoa, Donald Schon, Ken Zeichner e Selma Garrido Pimenta. Dentre os resultados obtidos identificamos que o Estágio ganhou centralidade na formação de professores para além do cumprimento de carga horária e realização de tarefas, tradicionalmente prescritas e burocratizadas, ao trazer aos cursos de licenciatura discussões sobre múltiplos locais de formação; saberes da docência; identidade de professor (a); conceito de aula; tempos, espaços e modos de ser da prática docente. |
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POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897EducaçãoFormação de Professores. Estágio Supervisionado. Escola. Educação. Saberes da docência.Este ensaio tem o objetivo de apresentar experiência desenvolvida, a partir de 2014, no curso Pedagogia (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), localizado no município do Rio de Janeiro. A temática central da experiência busca a unidade entre a teoria e a prática na formação de professores para atividades de docência e gestão na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e disciplinas pedagógicas do ensino médio, através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado. A experiência questiona senso comum de que para formar professores é necessário muito mais prática, o que significaria muito mais horas de aulas, de elaboração de planos, de preenchimento de diários de classe. A experiência fundamenta-se na perspectiva crítico-reflexiva desenvolvida por autores como Paulo Freire, António Nóvoa, Donald Schon, Ken Zeichner e Selma Garrido Pimenta. Dentre os resultados obtidos identificamos que o Estágio ganhou centralidade na formação de professores para além do cumprimento de carga horária e realização de tarefas, tradicionalmente prescritas e burocratizadas, ao trazer aos cursos de licenciatura discussões sobre múltiplos locais de formação; saberes da docência; identidade de professor (a); conceito de aula; tempos, espaços e modos de ser da prática docente. ABECMafra da SILVA, Andréa Villela; Professora do Ensino Superior FAETEC / ISERJde PAIVA, Ana Maria Severiano; Professora do Ensino Superior da FAETEC / ISERJ2017-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/289710.5892/ruvrd.v15i1.2897Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 576-5802236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897/pdf_65510.5892/ruvrd.v15i1.2897.g3005Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:31Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2897Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:40.654911Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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Este ensaio tem o objetivo de apresentar experiência desenvolvida, a partir de 2014, no curso Pedagogia (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), localizado no município do Rio de Janeiro. A temática central da experiência busca a unidade entre a teoria e a prática na formação de professores para atividades de docência e gestão na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e disciplinas pedagógicas do ensino médio, através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado. A experiência questiona senso comum de que para formar professores é necessário muito mais prática, o que significaria muito mais horas de aulas, de elaboração de planos, de preenchimento de diários de classe. A experiência fundamenta-se na perspectiva crítico-reflexiva desenvolvida por autores como Paulo Freire, António Nóvoa, Donald Schon, Ken Zeichner e Selma Garrido Pimenta. Dentre os resultados obtidos identificamos que o Estágio ganhou centralidade na formação de professores para além do cumprimento de carga horária e realização de tarefas, tradicionalmente prescritas e burocratizadas, ao trazer aos cursos de licenciatura discussões sobre múltiplos locais de formação; saberes da docência; identidade de professor (a); conceito de aula; tempos, espaços e modos de ser da prática docente. |
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