A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2473 |
Resumo: | Este artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão e educação em torno destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações. |
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A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473Administração;Comunicação. Cooperativismo. Jornalismo. Princípios.Este artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão e educação em torno destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações.ABECWAGNER, Vilson; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍBUTTENBENDER, Pedro; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍCAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/247310.5892/ruvrd.v14i1.2473Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 293-3152236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2473/pdf_44110.5892/ruvrd.v14i1.2473.g2328Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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