A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WAGNER, Vilson; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, BUTTENBENDER, Pedro; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2473
Resumo: Este artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão e educação em torno destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações.
id UVRV-2_f5a5388422aa9c915e5b39b2078a576f
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2473
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473Administração;Comunicação. Cooperativismo. Jornalismo. Princípios.Este artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão e educação em torno destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações.ABECWAGNER, Vilson; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍBUTTENBENDER, Pedro; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍCAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/247310.5892/ruvrd.v14i1.2473Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 293-3152236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2473/pdf_44110.5892/ruvrd.v14i1.2473.g2328Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
title A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
spellingShingle A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
WAGNER, Vilson; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Administração;
Comunicação. Cooperativismo. Jornalismo. Princípios.
title_short A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
title_full A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
title_fullStr A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
title_sort A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2473
author WAGNER, Vilson; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author_facet WAGNER, Vilson; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
BUTTENBENDER, Pedro; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author_role author
author2 ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
BUTTENBENDER, Pedro; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv WAGNER, Vilson; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
BUTTENBENDER, Pedro; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Administração;
Comunicação. Cooperativismo. Jornalismo. Princípios.
topic Administração;
Comunicação. Cooperativismo. Jornalismo. Princípios.
description Este artigo propõe identificar o papel da comunicação dentro do cooperativismo, especialmente no cumprimento dos sete princípios que norteiam este sistema socioeconômico. Para identificar até que ponto as Assessorias de Comunicação Social conseguem contribuir para a gestão e educação em torno destes princípios, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, abordando temas como Comunicação e Cooperativismo. Os resultados apontam que os setores de comunicação social contribuem para a consolidação dos sete princípios, alguns com mais intensidade, outros com menos. Destaca-se o fato dessa contribuição ser bastante ampla, acontecendo no relacionamento direto entre as cooperativas e o associado, por meio de reuniões e assembleias, ou através de veículos de comunicação, especialmente programas de rádios e informativos impressos próprios. A comunicação mostrou-se uma ferramenta indispensável capaz de suprir carências deixadas na área social, que podem surgir no atual contexto socioeconômico globalizado e competitivo, onde a prioridade é a viabilidade econômica das organizações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2473
10.5892/ruvrd.v14i1.2473
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2473
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2473/pdf_441
10.5892/ruvrd.v14i1.2473.g2328
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 293-315
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454439136198656