READING: RETAKING ASSUMPTIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes Magalhães, Tânia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias (Cascavel. Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4188
Resumo: The purpose of this paper is to briefly retake the contribution of the studies on the social and cognitive aspects of reading, basic to the theoretical knowledge of the primary school teacher. Based on the contributions of Kleiman (1992, 2007), Kleiman and Moraes (1999) and specially Gerald (1984), it shows show how complex is the activity of reading, involving a constant interaction between author, text and reader.
id Unioeste-1_a121dee108256c5a560b5478265ebbeb
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4188
network_acronym_str Unioeste-1
network_name_str Travessias (Cascavel. Online)
repository_id_str
spelling READING: RETAKING ASSUMPTIONSLEITURA: RETOMANDO PRESSUPOSTOSEnsino de Linguagem. Leitura. The purpose of this paper is to briefly retake the contribution of the studies on the social and cognitive aspects of reading, basic to the theoretical knowledge of the primary school teacher. Based on the contributions of Kleiman (1992, 2007), Kleiman and Moraes (1999) and specially Gerald (1984), it shows show how complex is the activity of reading, involving a constant interaction between author, text and reader. A finalidade deste artigo é retomar, de forma sucinta, a contribuição dos estudos sobre os aspectos sociais e cognitivos da leitura, fundamentais ao conhecimento teórico do professor de ensino básico. Toma-se como pressupostos as contribuições de Kleiman (1992, 2007), Kleiman e Moraes (1999) e Geraldi (1984), principalmente, para mostrar como a atividade de leitura é complexa, envolvendo uma constante interação entre autor, texto e leitor. Unioeste2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4188Travessias; Vol. 4 No. 2 (2010)Travessias; Vol. 4 Núm. 2 (2010)Travessias; v. 4 n. 2 (2010)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4188/3251Copyright (c) 2010 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes Magalhães, Tânia2020-12-08T11:43:01Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/4188Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:01Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false
dc.title.none.fl_str_mv READING: RETAKING ASSUMPTIONS
LEITURA: RETOMANDO PRESSUPOSTOS
title READING: RETAKING ASSUMPTIONS
spellingShingle READING: RETAKING ASSUMPTIONS
Guedes Magalhães, Tânia
Ensino de Linguagem. Leitura.
title_short READING: RETAKING ASSUMPTIONS
title_full READING: RETAKING ASSUMPTIONS
title_fullStr READING: RETAKING ASSUMPTIONS
title_full_unstemmed READING: RETAKING ASSUMPTIONS
title_sort READING: RETAKING ASSUMPTIONS
author Guedes Magalhães, Tânia
author_facet Guedes Magalhães, Tânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes Magalhães, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Linguagem. Leitura.
topic Ensino de Linguagem. Leitura.
description The purpose of this paper is to briefly retake the contribution of the studies on the social and cognitive aspects of reading, basic to the theoretical knowledge of the primary school teacher. Based on the contributions of Kleiman (1992, 2007), Kleiman and Moraes (1999) and specially Gerald (1984), it shows show how complex is the activity of reading, involving a constant interaction between author, text and reader.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4188
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4188/3251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unioeste
publisher.none.fl_str_mv Unioeste
dc.source.none.fl_str_mv Travessias; Vol. 4 No. 2 (2010)
Travessias; Vol. 4 Núm. 2 (2010)
Travessias; v. 4 n. 2 (2010)
1982-5935
reponame:Travessias (Cascavel. Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron:Unioeste
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
instacron_str Unioeste
institution Unioeste
reponame_str Travessias (Cascavel. Online)
collection Travessias (Cascavel. Online)
repository.name.fl_str_mv Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
repository.mail.fl_str_mv revista.travessias@unioeste.br
_version_ 1798044916798980096