A atenção conferida ao segmento racional negro no exame CELPE-BRAS: apagamentos e problematizações
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24667 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental, e apresenta resultados parciais de investigações sobre à atenção dada ao segmento negro nos conteúdos dos Elementos Provocadores - EPs da prova oral do CELPE-Bras. A amostragem da investigação é formada por 20 EPs, da edição do exame de 2004.1. Para o levantamento dos dados, foi realizada a escolha de conteúdos textuais dos EPs com o fito de verificar se eles abordam questões relativas às relações étnico-raciais. Caso existindo indícios de tais elementos, nota-se também se as perguntas dos roteiros de interação relativas aos EPs selecionados espelham a diversidade étnico-cultural do país. De outra forma, se apresentam a pluralidade cultural brasileira de forma distorcida ou se tais questões são invisibilizadas. Além de se explorar como a cultura afro-brasileira é exposta, busca-se interrogá-la nos conteúdos desses materiais. São versados na investigação categorias como: língua/linguagem, cultura, raça, fenótipo, branquitude e racismos. A partir do que é recomendado pela lei 10.639/2003, este escrito pretende contribuir para os estudos do cenário de ensino de português para estrangeiros com vistas a enfatizar a pertinência da diversidade étnico-racial brasileira como parte constituinte do campo de ensino e aprendizagem de português. Por fim, os resultados apontam que enquanto as questões referentes ao segmento racial negro recebem pouquíssima atenção, as questões relativas a branquitude é supervalorizada nos materiais apreciados. Palavras-Chave: Exame Celpe-Bras; Segmento racial negro; Racismo. |
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A atenção conferida ao segmento racional negro no exame CELPE-BRAS: apagamentos e problematizaçõesHE ATTENTION GIVEN TO THE BLACK RACIAL SEGMENT IN THE CELPE-BRAS EXAM: ERASURES AND PROBLEMATIZATIONS.Este artigo é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental, e apresenta resultados parciais de investigações sobre à atenção dada ao segmento negro nos conteúdos dos Elementos Provocadores - EPs da prova oral do CELPE-Bras. A amostragem da investigação é formada por 20 EPs, da edição do exame de 2004.1. Para o levantamento dos dados, foi realizada a escolha de conteúdos textuais dos EPs com o fito de verificar se eles abordam questões relativas às relações étnico-raciais. Caso existindo indícios de tais elementos, nota-se também se as perguntas dos roteiros de interação relativas aos EPs selecionados espelham a diversidade étnico-cultural do país. De outra forma, se apresentam a pluralidade cultural brasileira de forma distorcida ou se tais questões são invisibilizadas. Além de se explorar como a cultura afro-brasileira é exposta, busca-se interrogá-la nos conteúdos desses materiais. São versados na investigação categorias como: língua/linguagem, cultura, raça, fenótipo, branquitude e racismos. A partir do que é recomendado pela lei 10.639/2003, este escrito pretende contribuir para os estudos do cenário de ensino de português para estrangeiros com vistas a enfatizar a pertinência da diversidade étnico-racial brasileira como parte constituinte do campo de ensino e aprendizagem de português. Por fim, os resultados apontam que enquanto as questões referentes ao segmento racial negro recebem pouquíssima atenção, as questões relativas a branquitude é supervalorizada nos materiais apreciados. Palavras-Chave: Exame Celpe-Bras; Segmento racial negro; Racismo.Unisinos2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2466710.4013/cld.2022.202.08Calidoscópio; Vol. 20 No. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicosCalidoscópio; v. 20 n. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos2177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24667/60749578Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Robson2023-06-30T16:17:09Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24667Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-06-30T16:17:09Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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