A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréa Ramos de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Parisotto, Ana Luzia Videira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25022
Resumo: Este artigo, elaborado a partir de pesquisa-ação crítico colaborativa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, enfocou processos formativos continuados sobre o ensino da produção textual, envolvendo docentes, gestores de escola e de sistema. Visa à análise de modelo formativo implementado em rede municipal do interior paulista pela exposição das bases teóricas que o sustentaram e apresentação de desdobramentos de encontros formativos. Utiliza dados do questionário aplicado e de filmagens realizadas, analisados pela triangulação de dados. No campo da formação docente, tomaram-se estudos de Eraut (1987), Ferry (1987), Zeichner (1993), Demailly (1997), Pacheco e Flores (1999), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Cardoso et. al. (2012), Diniz-Pereira (2014), Shulman (2014), Carnin (2015), Guimarães (2016), Ferreira e Santos (2016).  Os resultados, neste recorte, levam à identificação da utilização do livro didático e de propostas disponíveis na Internet para trabalhar a produção de textos, revelando a necessidade de desenvolvimento do olhar crítico dos professores sobre as fontes consultadas. As estratégias formativas utilizadas permitiram o reconhecimento pelos participantes da proximidade entre seus planejamentos e a estrutura dos livros didáticos. Constata-se que a autoria no planejamento docente pode ressignificar o fazer pedagógico.  Palavras-chave: Formação Docente; Ensino de Língua Materna; Livro Didático.
id Unisinos-3_2c429d22f91ae367e140433b9fab9165
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25022
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessáriaTeacher educationTeaching of mother tongueTextbookEste artigo, elaborado a partir de pesquisa-ação crítico colaborativa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, enfocou processos formativos continuados sobre o ensino da produção textual, envolvendo docentes, gestores de escola e de sistema. Visa à análise de modelo formativo implementado em rede municipal do interior paulista pela exposição das bases teóricas que o sustentaram e apresentação de desdobramentos de encontros formativos. Utiliza dados do questionário aplicado e de filmagens realizadas, analisados pela triangulação de dados. No campo da formação docente, tomaram-se estudos de Eraut (1987), Ferry (1987), Zeichner (1993), Demailly (1997), Pacheco e Flores (1999), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Cardoso et. al. (2012), Diniz-Pereira (2014), Shulman (2014), Carnin (2015), Guimarães (2016), Ferreira e Santos (2016).  Os resultados, neste recorte, levam à identificação da utilização do livro didático e de propostas disponíveis na Internet para trabalhar a produção de textos, revelando a necessidade de desenvolvimento do olhar crítico dos professores sobre as fontes consultadas. As estratégias formativas utilizadas permitiram o reconhecimento pelos participantes da proximidade entre seus planejamentos e a estrutura dos livros didáticos. Constata-se que a autoria no planejamento docente pode ressignificar o fazer pedagógico.  Palavras-chave: Formação Docente; Ensino de Língua Materna; Livro Didático.This article is based on a collaborative-critical action- research of an applied qualitative nature focusing on continued teacher education connected to the teaching of textual production. Its participants comprised teachers and school and system administrators. It aimed at assessing the teacher education model implemented by a city in the State of São Paulo by assessing its theoretical basis and appraising the outcomes of its instructional meetings. Data was collected by means of questionnaires answered by the participants and video footage recorded at the meetings. The collected data was categorized and analyzed based on the work of several researchers, such as Eraut (1987), Ferry (1987), Zeichner (1993), Demailly (1997), Pacheco and Flores (1999), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Cardoso et. al. (2012), Diniz-Pereira (2014), Shulman (2014), Carnin (2015), Guimarães (2016), and Ferreira and Santos (2016). As most participants resorted to textbooks and recommendations available on the Internet, it was necessary to promote their critical thinking about these sources. The instructional strategies employed enabled the participants to recognize the closeness between their class plans and the structures of the textbooks they consulted to plan their classes. The results suggest that promoting teacher’s authorship in class planning can assist in re-signifying the work they do.Unisinos2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2502210.4013/cld.2023.212.01Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 231-251Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 231-2512177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25022/60749618Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Andréa Ramos deParisotto, Ana Luzia Videira2023-07-24T20:43:33Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25022Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-24T20:43:33Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
title A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
spellingShingle A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
Oliveira, Andréa Ramos de
Teacher education
Teaching of mother tongue
Textbook
title_short A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
title_full A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
title_fullStr A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
title_full_unstemmed A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
title_sort A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária
author Oliveira, Andréa Ramos de
author_facet Oliveira, Andréa Ramos de
Parisotto, Ana Luzia Videira
author_role author
author2 Parisotto, Ana Luzia Videira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andréa Ramos de
Parisotto, Ana Luzia Videira
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher education
Teaching of mother tongue
Textbook
topic Teacher education
Teaching of mother tongue
Textbook
description Este artigo, elaborado a partir de pesquisa-ação crítico colaborativa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, enfocou processos formativos continuados sobre o ensino da produção textual, envolvendo docentes, gestores de escola e de sistema. Visa à análise de modelo formativo implementado em rede municipal do interior paulista pela exposição das bases teóricas que o sustentaram e apresentação de desdobramentos de encontros formativos. Utiliza dados do questionário aplicado e de filmagens realizadas, analisados pela triangulação de dados. No campo da formação docente, tomaram-se estudos de Eraut (1987), Ferry (1987), Zeichner (1993), Demailly (1997), Pacheco e Flores (1999), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Cardoso et. al. (2012), Diniz-Pereira (2014), Shulman (2014), Carnin (2015), Guimarães (2016), Ferreira e Santos (2016).  Os resultados, neste recorte, levam à identificação da utilização do livro didático e de propostas disponíveis na Internet para trabalhar a produção de textos, revelando a necessidade de desenvolvimento do olhar crítico dos professores sobre as fontes consultadas. As estratégias formativas utilizadas permitiram o reconhecimento pelos participantes da proximidade entre seus planejamentos e a estrutura dos livros didáticos. Constata-se que a autoria no planejamento docente pode ressignificar o fazer pedagógico.  Palavras-chave: Formação Docente; Ensino de Língua Materna; Livro Didático.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25022
10.4013/cld.2023.212.01
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25022
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.212.01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25022/60749618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 231-251
Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 231-251
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884528140288