Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25672 |
Resumo: | O artigo se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem e apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar práticas de produção textual a partir de usos sociais de linguagem no contexto do letramento escolar. Especificamente, analisa o desenvolvimento de capacidades linguageiras na produção textual do gênero notícia digital, elaborada por duas alunas do 7º ano de uma escola da rede particular de ensino localizada na cidade de Santana - Amapá. A pesquisa-ação foi fundamentada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e nas discussões sobre capacidades de linguagem. Na análise dos dados, referentes à primeira e à segunda versão da produção do gênero notícia, centramo-nos nas capacidades de significação (Cristovão; Stutz, 2011; Cristovão, 2013) e nas capacidades de ação (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Cristivão, 2013) mobilizadas pelas agentes-produtoras na elaboração do gênero objeto de ensino no projeto. Os resultados demonstram que em sua produção inicial as alunas apresentavam domínio parcial das capacidades de linguagem de significação e ação em relação ao gênero. Todavia, a partir da segunda versão é possível observar a mobilização dessas capacidades de linguagem pelas produtoras, capacidades essas que foram trabalhadas durante a intervenção didática realizada no decorrer da pesquisa. Foi possível observar o desenvolvimento, por parte das alunas, de representações semióticas do gênero e a mobilização de capacidades de significação que auxiliaram na ampliação das demais capacidades de linguagem referentes ao funcionamento social do gênero notícia em práticas reais de uso da linguagem. Palavras-chave: Produção textual; Notícia digital; Práticas sociais de linguagem. |
id |
Unisinos-3_584059628cdda3164a8b815c783e1157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25672 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic educationProjeto de engenharia didática, produção textual e o desenvolvimento de capacidades de linguagem com o gênero notícia digital nas aulas de Língua Portuguesa na educação básicaO artigo se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem e apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar práticas de produção textual a partir de usos sociais de linguagem no contexto do letramento escolar. Especificamente, analisa o desenvolvimento de capacidades linguageiras na produção textual do gênero notícia digital, elaborada por duas alunas do 7º ano de uma escola da rede particular de ensino localizada na cidade de Santana - Amapá. A pesquisa-ação foi fundamentada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e nas discussões sobre capacidades de linguagem. Na análise dos dados, referentes à primeira e à segunda versão da produção do gênero notícia, centramo-nos nas capacidades de significação (Cristovão; Stutz, 2011; Cristovão, 2013) e nas capacidades de ação (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Cristivão, 2013) mobilizadas pelas agentes-produtoras na elaboração do gênero objeto de ensino no projeto. Os resultados demonstram que em sua produção inicial as alunas apresentavam domínio parcial das capacidades de linguagem de significação e ação em relação ao gênero. Todavia, a partir da segunda versão é possível observar a mobilização dessas capacidades de linguagem pelas produtoras, capacidades essas que foram trabalhadas durante a intervenção didática realizada no decorrer da pesquisa. Foi possível observar o desenvolvimento, por parte das alunas, de representações semióticas do gênero e a mobilização de capacidades de significação que auxiliaram na ampliação das demais capacidades de linguagem referentes ao funcionamento social do gênero notícia em práticas reais de uso da linguagem. Palavras-chave: Produção textual; Notícia digital; Práticas sociais de linguagem.Unisinos2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2567210.4013/cld.2023.211.04Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 61-80Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 61-802177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25672/60749593Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, RosivaldoBarros-Mendes, Adelma2023-07-21T22:22:59Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25672Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-21T22:22:59Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education Projeto de engenharia didática, produção textual e o desenvolvimento de capacidades de linguagem com o gênero notícia digital nas aulas de Língua Portuguesa na educação básica |
title |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education |
spellingShingle |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education Gomes, Rosivaldo |
title_short |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education |
title_full |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education |
title_fullStr |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education |
title_full_unstemmed |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education |
title_sort |
Didactic engineering project, text production and the development of language skills with the digital news genre in the Portuguese language classes in basic education |
author |
Gomes, Rosivaldo |
author_facet |
Gomes, Rosivaldo Barros-Mendes, Adelma |
author_role |
author |
author2 |
Barros-Mendes, Adelma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rosivaldo Barros-Mendes, Adelma |
description |
O artigo se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem e apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar práticas de produção textual a partir de usos sociais de linguagem no contexto do letramento escolar. Especificamente, analisa o desenvolvimento de capacidades linguageiras na produção textual do gênero notícia digital, elaborada por duas alunas do 7º ano de uma escola da rede particular de ensino localizada na cidade de Santana - Amapá. A pesquisa-ação foi fundamentada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e nas discussões sobre capacidades de linguagem. Na análise dos dados, referentes à primeira e à segunda versão da produção do gênero notícia, centramo-nos nas capacidades de significação (Cristovão; Stutz, 2011; Cristovão, 2013) e nas capacidades de ação (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Cristivão, 2013) mobilizadas pelas agentes-produtoras na elaboração do gênero objeto de ensino no projeto. Os resultados demonstram que em sua produção inicial as alunas apresentavam domínio parcial das capacidades de linguagem de significação e ação em relação ao gênero. Todavia, a partir da segunda versão é possível observar a mobilização dessas capacidades de linguagem pelas produtoras, capacidades essas que foram trabalhadas durante a intervenção didática realizada no decorrer da pesquisa. Foi possível observar o desenvolvimento, por parte das alunas, de representações semióticas do gênero e a mobilização de capacidades de significação que auxiliaram na ampliação das demais capacidades de linguagem referentes ao funcionamento social do gênero notícia em práticas reais de uso da linguagem. Palavras-chave: Produção textual; Notícia digital; Práticas sociais de linguagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25672 10.4013/cld.2023.211.04 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25672 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.211.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25672/60749593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 61-80 Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 61-80 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884591054848 |