Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Viana, Fernanda Leopoldina Parente, Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01
Resumo: A investigação recente tem dado relevância ao papel da consciência fonológica e do conhecimento das letras no pré-escolar. Os estudos sobre o papel do raciocínio lógico (operações lógicas) e aqueles que o integrem são escassos. As operações lógicas (Seriação, Classificação e Inclusão de Classes), a consciência fonológica e o conhecimento das letras são importantes no pré-escolar, porém, não são conhecidos estudos para esse nível educativo que contemplem esses preditores em simultâneo. Com este trabalho, pretende-se averiguar as relações entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras das crianças que estão a frequentar a educação pré-escolar, tendo em conta o género, a idade e as habilitações dos pais. Participaram neste estudo 116 crianças que frequentavam 3 estabelecimentos de ensino. Os resultados deste trabalho mostram que não existem diferenças significativas consoante o género da criança. Em relação à idade, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as crianças mais velhas e as mais novas nas Provas Piagetianas de seriação e classificação. Quanto às habilitações académicas dos pais, verificaram-se diferenças significativas, sendo que as crianças com melhor desempenho eram filhas de pais que possuíam mais escolaridade. Existem correlações positivas significativas entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras.Palavras-chave: operações lógicas, consciência fonológica, conhecimento das letras, educação pré-escolar.
id Unisinos-3_91976ae32d744369855be49783b48ada
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13414
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolarPiaget’s logical operations, phonological awareness and letter knowledge in preschool educationA investigação recente tem dado relevância ao papel da consciência fonológica e do conhecimento das letras no pré-escolar. Os estudos sobre o papel do raciocínio lógico (operações lógicas) e aqueles que o integrem são escassos. As operações lógicas (Seriação, Classificação e Inclusão de Classes), a consciência fonológica e o conhecimento das letras são importantes no pré-escolar, porém, não são conhecidos estudos para esse nível educativo que contemplem esses preditores em simultâneo. Com este trabalho, pretende-se averiguar as relações entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras das crianças que estão a frequentar a educação pré-escolar, tendo em conta o género, a idade e as habilitações dos pais. Participaram neste estudo 116 crianças que frequentavam 3 estabelecimentos de ensino. Os resultados deste trabalho mostram que não existem diferenças significativas consoante o género da criança. Em relação à idade, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as crianças mais velhas e as mais novas nas Provas Piagetianas de seriação e classificação. Quanto às habilitações académicas dos pais, verificaram-se diferenças significativas, sendo que as crianças com melhor desempenho eram filhas de pais que possuíam mais escolaridade. Existem correlações positivas significativas entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras.Palavras-chave: operações lógicas, consciência fonológica, conhecimento das letras, educação pré-escolar.Recent research has given relevance to the role of phonological awareness and the knowledge of letters in preschool. Research on the role of logical thinking (logical operations) and studies with this integration are rare. The logical operations (Seriation, Classification and Classes’ Inclusion), phonological awareness and the knowledge of letters are important in preschool, but there are no studies that address these predictors simultaneously. This study aims to analyze the relationship between logical operations, phonological awareness and letter knowledge of children who are attending pre-school education, taking into account the children’s age and gender and parent’s qualifications. The sample consisted of 116 children attending three schools. The results of this study show that there are no significant differences on the child’s gender. Regarding age, there were statistically significant differences between the older and the younger kids in Piagetian tasks seriation and classification. As for the educational qualifications of parents, there were significant differences, so that children with better performance were the ones of parents with higher education. There are significant positive correlations between the logical operations, phonological awareness and letter knowledge. Keywords: logical operations, phonological awareness, letter knowledge, pre-school education.Unisinos2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 4-15Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 4-152177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01/60746165Ferraz, Inês Patrícia RodriguesViana, Fernanda Leopoldina ParentePocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-04T18:39:44Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13414Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2018-05-04T18:39:44Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
Piaget’s logical operations, phonological awareness and letter knowledge in preschool education
title Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
spellingShingle Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
title_short Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_full Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_fullStr Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_sort Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
author Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
author_facet Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Viana, Fernanda Leopoldina Parente
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author_role author
author2 Viana, Fernanda Leopoldina Parente
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Viana, Fernanda Leopoldina Parente
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
description A investigação recente tem dado relevância ao papel da consciência fonológica e do conhecimento das letras no pré-escolar. Os estudos sobre o papel do raciocínio lógico (operações lógicas) e aqueles que o integrem são escassos. As operações lógicas (Seriação, Classificação e Inclusão de Classes), a consciência fonológica e o conhecimento das letras são importantes no pré-escolar, porém, não são conhecidos estudos para esse nível educativo que contemplem esses preditores em simultâneo. Com este trabalho, pretende-se averiguar as relações entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras das crianças que estão a frequentar a educação pré-escolar, tendo em conta o género, a idade e as habilitações dos pais. Participaram neste estudo 116 crianças que frequentavam 3 estabelecimentos de ensino. Os resultados deste trabalho mostram que não existem diferenças significativas consoante o género da criança. Em relação à idade, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as crianças mais velhas e as mais novas nas Provas Piagetianas de seriação e classificação. Quanto às habilitações académicas dos pais, verificaram-se diferenças significativas, sendo que as crianças com melhor desempenho eram filhas de pais que possuíam mais escolaridade. Existem correlações positivas significativas entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras.Palavras-chave: operações lógicas, consciência fonológica, conhecimento das letras, educação pré-escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01/60746165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 4-15
Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 4-15
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886814035968