Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cátia Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7944
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_e46c1f53ae41b0adf10cef8e8f8b1d38
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolarPré-escolarEscritaConsciência SilábicaConsciência FonémicaConhecimento das LetrasPreschoolWritingSyllabic awarenessPhonemic awarenessLetter knowledgeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.A aquisição da linguagem escrita inicia-se antes do ensino formal. O presente estudo teve como objetivo principal analisar a relação existente entre escrita, consciência fonológica e conhecimento das letras em crianças do último ano do pré-escolar. Participaram 46 crianças de cinco anos de seis salas de uma mesma instituição. Foi avaliada a escrita de palavras, a consciência silábica, a consciência fonémica através de provas de classificação da sílaba/fonema inicial e o conhecimento do nome e som das letras. Os resultados demonstraram que a escrita, avaliada através do número de letras que as crianças foram capazes de representar em cada palavra – número global de fonetização, apresentou correlações mais fortes com o conhecimento do som das letras do que com o nome das letras; que o número global de fonetizações apresentou correlações moderadas com a consciência silábica e fonémica e que o conhecimento das letras correlacionou-se mais fortemente com a consciência fonémica do que com a consciência silábica. Este estudo, também, teve o objetivo de analisar a qualidade e a consistência dessas fonetizações, tendo sido utilizada uma metodologia qualitativa. Verificou-se que as crianças fonetizaram mais as vogais do que as consoantes. As escritas das crianças podem evoluir e retroceder durante a entrevista e crianças com o mesmo nível de escrita podem ter formas diferentes de refletir sobre a linguagem oral. Esta investigação vem reforçar a importância de práticas educativas promotoras do desenvolvimento de capacidades linguísticas.The acquisition of written language starts before formal education. The aim of this study was to analyse the relationship between writing, phonological awareness and knowledge of letters in children attending the last year of preschool. The participants were 46 five-year-old children from six classrooms in the same institution. All children were evaluated in word writing, syllabic awareness, phonemic awareness through the initial syllable / phoneme classification test and knowledge of the name and sound of the letters. The results showed that the writing, evaluated through the number of letters that the children were able to write in each word – global number of phonetizations, presented stronger correlations with the knowledge of the sound of the letters than with the name of the letters; that the global number of phonetizations showed moderate correlations with syllabic and phonetic awareness; and that the knowledge of letters correlated more strongly with phonemic awareness than with syllabic awareness. This study, also aimed to analyse the quality and consistency of these phonetizations, using a qualitative methodology. It was found that the children phonetized more vowels than consonants. The children's writings can improve and go back during the interview and children with the same level of writing may have different ways of thinking about spoken language. This investigation shows the importance of educational practices that promote the development of language abilities.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPASantos, Cátia Filipa Rodrigues2021-02-09T12:32:47Z2020-12-18T00:00:00Z2020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7944202626849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:42Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:47.639599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
title Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
spellingShingle Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
Santos, Cátia Filipa Rodrigues
Pré-escolar
Escrita
Consciência Silábica
Consciência Fonémica
Conhecimento das Letras
Preschool
Writing
Syllabic awareness
Phonemic awareness
Letter knowledge
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
title_full Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
title_fullStr Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
title_full_unstemmed Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
title_sort Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolar
author Santos, Cátia Filipa Rodrigues
author_facet Santos, Cátia Filipa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cátia Filipa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Escrita
Consciência Silábica
Consciência Fonémica
Conhecimento das Letras
Preschool
Writing
Syllabic awareness
Phonemic awareness
Letter knowledge
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Pré-escolar
Escrita
Consciência Silábica
Consciência Fonémica
Conhecimento das Letras
Preschool
Writing
Syllabic awareness
Phonemic awareness
Letter knowledge
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T00:00:00Z
2020-12-18T00:00:00Z
2021-02-09T12:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7944
202626849
url http://hdl.handle.net/10400.12/7944
identifier_str_mv 202626849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130120794931200