Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Viana, Fernanda Leopoldina, Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57833
Resumo: A investigação recente tem dado relevância ao papel da consciência fonológica e do conhecimento das letras no pré-escolar. Os estudos sobre o papel do raciocínio lógico (operações lógicas) e aqueles que o integrem são escassos. As operações lógicas (Seriação, Classificação e Inclusão de Classes), a consciência fonológica e o conhecimento das letras são importantes no pré-escolar, porém, não são conhecidos estudos para esse nível educativo que contemplem esses preditores em simultâneo. Com este trabalho, pretende-se averiguar as relações entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras das crianças que estão a frequentar a educação pré-escolar, tendo em conta o género, a idade e as habilitações dos pais. Participaram neste estudo 116 crianças que frequentavam 3 estabelecimentos de ensino. Os resultados deste trabalho mostram que não existem diferenças significativas consoante o género da criança. Em relação à idade, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as crianças mais velhas e as mais novas nas Provas Piagetianas de seriação e classificação. Quanto às habilitações académicas dos pais, verificaram-se diferenças significativas, sendo que as crianças com melhor desempenho eram filhas de pais que possuíam mais escolaridade. Existem correlações positivas significativas entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras.
id RCAP_3e4dc59c1367e3a66c47dfbac980754c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57833
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolarPiaget’s logical operations, phonological awareness and letter knowledge in preschool educationOperações lógicasConsciência fonológicaConhecimento das letrasEducação pré-escolarLetter knowledgeLogical operationsPhonological awarenessPre-school educationCiências Sociais::PsicologiaA investigação recente tem dado relevância ao papel da consciência fonológica e do conhecimento das letras no pré-escolar. Os estudos sobre o papel do raciocínio lógico (operações lógicas) e aqueles que o integrem são escassos. As operações lógicas (Seriação, Classificação e Inclusão de Classes), a consciência fonológica e o conhecimento das letras são importantes no pré-escolar, porém, não são conhecidos estudos para esse nível educativo que contemplem esses preditores em simultâneo. Com este trabalho, pretende-se averiguar as relações entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras das crianças que estão a frequentar a educação pré-escolar, tendo em conta o género, a idade e as habilitações dos pais. Participaram neste estudo 116 crianças que frequentavam 3 estabelecimentos de ensino. Os resultados deste trabalho mostram que não existem diferenças significativas consoante o género da criança. Em relação à idade, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as crianças mais velhas e as mais novas nas Provas Piagetianas de seriação e classificação. Quanto às habilitações académicas dos pais, verificaram-se diferenças significativas, sendo que as crianças com melhor desempenho eram filhas de pais que possuíam mais escolaridade. Existem correlações positivas significativas entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras.Recent research has given relevance to the role of phonological awareness and the knowledge of letters in preschool. Research on the role of logical thinking (logical operations) and studies with this integration are rare. The logical operations (Seriation, Classification and Classes’ Inclusion), phonological awareness and the knowledge of letters are important in preschool, but there are no studies that address these predictors simultaneously. This study aims to analyze the relationship between logical operations, phonological awareness and letter knowledge of children who are attending pre-school education, taking into account the children’s age and gender and parent’s qualifications. The sample consisted of 116 children attending three schools. The results of this study show that there are no significant differences on the child’s gender. Regarding age, there were statistically significant differences between the older and the younger kids in Piagetian tasks seriation and classification. As for the educational qualifications of parents, there were significant differences, so that children with better performance were the ones of parents with higher education. There are significant positive correlations between the logical operations, phonological awareness and letter knowledge.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoFerraz, Inês Patrícia RodriguesViana, Fernanda LeopoldinaPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57833porFerraz, I. P. R., Viana, F. L., & Pocinho, M. M. F. D. D. (2018). Operações lógicas, conhecimento das letras na educação pré-escolar. Calidoscópio, 16(1), 4-15. Doi: 10.4013/cld.2018.161.0110.4013/cld.2018.161.01The original publication is available at http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:02.929665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
Piaget’s logical operations, phonological awareness and letter knowledge in preschool education
title Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
spellingShingle Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Operações lógicas
Consciência fonológica
Conhecimento das letras
Educação pré-escolar
Letter knowledge
Logical operations
Phonological awareness
Pre-school education
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_full Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_fullStr Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
title_sort Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar
author Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
author_facet Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Viana, Fernanda Leopoldina
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author_role author
author2 Viana, Fernanda Leopoldina
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Inês Patrícia Rodrigues
Viana, Fernanda Leopoldina
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Operações lógicas
Consciência fonológica
Conhecimento das letras
Educação pré-escolar
Letter knowledge
Logical operations
Phonological awareness
Pre-school education
Ciências Sociais::Psicologia
topic Operações lógicas
Consciência fonológica
Conhecimento das letras
Educação pré-escolar
Letter knowledge
Logical operations
Phonological awareness
Pre-school education
Ciências Sociais::Psicologia
description A investigação recente tem dado relevância ao papel da consciência fonológica e do conhecimento das letras no pré-escolar. Os estudos sobre o papel do raciocínio lógico (operações lógicas) e aqueles que o integrem são escassos. As operações lógicas (Seriação, Classificação e Inclusão de Classes), a consciência fonológica e o conhecimento das letras são importantes no pré-escolar, porém, não são conhecidos estudos para esse nível educativo que contemplem esses preditores em simultâneo. Com este trabalho, pretende-se averiguar as relações entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras das crianças que estão a frequentar a educação pré-escolar, tendo em conta o género, a idade e as habilitações dos pais. Participaram neste estudo 116 crianças que frequentavam 3 estabelecimentos de ensino. Os resultados deste trabalho mostram que não existem diferenças significativas consoante o género da criança. Em relação à idade, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as crianças mais velhas e as mais novas nas Provas Piagetianas de seriação e classificação. Quanto às habilitações académicas dos pais, verificaram-se diferenças significativas, sendo que as crianças com melhor desempenho eram filhas de pais que possuíam mais escolaridade. Existem correlações positivas significativas entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57833
url http://hdl.handle.net/1822/57833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferraz, I. P. R., Viana, F. L., & Pocinho, M. M. F. D. D. (2018). Operações lógicas, conhecimento das letras na educação pré-escolar. Calidoscópio, 16(1), 4-15. Doi: 10.4013/cld.2018.161.01
10.4013/cld.2018.161.01
The original publication is available at http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132381540515840