Letramento dialógico na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Rafael Lira Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima , Samuel de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385
Resumo: O objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social. Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos.
id Unisinos-3_a14e83280d07d229184f7ec402606808
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25385
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Letramento dialógico na escola públicaO objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social. Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos.The purpose of this paper is to create intelligibility about two literacy events in a public school in northeastern Brazil. The theoretical foundation is established in dialogic literacy, a concept emerging from the interface between the studies of critical literacy, social literacy and the dialogical conception of language. Through autoethnography, a qualitative research method, two events are described: protests by students and education professionals against the Proposed Amendment to the Constitution (PEC) of the Public Spending Ceiling in 2016 (currently Constitutional Amendment n. 95) and against the political intervention in their institution in 2020. The analysis is based on the discussion of the events in the light of the theoretical foundation, showing that it is possible to adopt practices of reading and writing texts at school in order to organize students for social transformation.Unisinos2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2538510.4013/cld.2023.213.07Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-556Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-5562177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385/60749707Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Rafael Lira Gomes Lima , Samuel de Carvalho2023-09-27T15:19:42Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25385Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-09-27T15:19:42Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento dialógico na escola pública
title Letramento dialógico na escola pública
spellingShingle Letramento dialógico na escola pública
Bastos, Rafael Lira Gomes
title_short Letramento dialógico na escola pública
title_full Letramento dialógico na escola pública
title_fullStr Letramento dialógico na escola pública
title_full_unstemmed Letramento dialógico na escola pública
title_sort Letramento dialógico na escola pública
author Bastos, Rafael Lira Gomes
author_facet Bastos, Rafael Lira Gomes
Lima , Samuel de Carvalho
author_role author
author2 Lima , Samuel de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Rafael Lira Gomes
Lima , Samuel de Carvalho
description O objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social. Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385
10.4013/cld.2023.213.07
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.213.07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385/60749707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-556
Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-556
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884558548992