Letramento dialógico na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social. Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos. |
id |
Unisinos-3_a14e83280d07d229184f7ec402606808 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25385 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento dialógico na escola públicaO objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social. Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos.The purpose of this paper is to create intelligibility about two literacy events in a public school in northeastern Brazil. The theoretical foundation is established in dialogic literacy, a concept emerging from the interface between the studies of critical literacy, social literacy and the dialogical conception of language. Through autoethnography, a qualitative research method, two events are described: protests by students and education professionals against the Proposed Amendment to the Constitution (PEC) of the Public Spending Ceiling in 2016 (currently Constitutional Amendment n. 95) and against the political intervention in their institution in 2020. The analysis is based on the discussion of the events in the light of the theoretical foundation, showing that it is possible to adopt practices of reading and writing texts at school in order to organize students for social transformation.Unisinos2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2538510.4013/cld.2023.213.07Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-556Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-5562177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385/60749707Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Rafael Lira Gomes Lima , Samuel de Carvalho2023-09-27T15:19:42Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25385Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-09-27T15:19:42Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento dialógico na escola pública |
title |
Letramento dialógico na escola pública |
spellingShingle |
Letramento dialógico na escola pública Bastos, Rafael Lira Gomes |
title_short |
Letramento dialógico na escola pública |
title_full |
Letramento dialógico na escola pública |
title_fullStr |
Letramento dialógico na escola pública |
title_full_unstemmed |
Letramento dialógico na escola pública |
title_sort |
Letramento dialógico na escola pública |
author |
Bastos, Rafael Lira Gomes |
author_facet |
Bastos, Rafael Lira Gomes Lima , Samuel de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Lima , Samuel de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Rafael Lira Gomes Lima , Samuel de Carvalho |
description |
O objetivo deste artigo é criar inteligibilidade sobre dois eventos de letramento em uma escola pública do nordeste brasileiro. A fundamentação teórica se estabelece no letramento dialógico, conceito emergente da interface entre os estudos do letramento crítico, do letramento social e da concepção dialógica de linguagem. Por meio da autoetnografia, método de pesquisa qualitativo, dois eventos são descritos: protestos de estudantes e de profissionais da educação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos Gastos Públicos em 2016 (atual Emenda Constitucional n. 95) e contra a intervenção política em sua instituição em 2020. A análise se dá a partir da discussão dos eventos à luz da fundamentação teórica, evidenciando que é possível adotar, na escola pública, práticas de leitura e escrita de textos de modo a agenciar os estudantes para transformação social. Palavras-chave: Letramento dialógico; Eventos de letramento; Escola pública; Protestos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385 10.4013/cld.2023.213.07 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.213.07 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25385/60749707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-556 Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 538-556 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884558548992 |