Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karnopp, Lodenir Becker
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6485
Resumo: This paper focuses on the notion that in the prelinguistic and linguistic period of language acquisition, spoken languages and signed languages don´t have modal differences in the process of lexical language production. The investigation have evidences of the oral and signed languages (American Sign Language and Brazilian Sign Language),and it compares the lexical acquisiton. Key words: deaf, signed languages, language acquisition, lexicon.
id Unisinos-3_aed5d9acef95aaad99e9d3a048f4b753
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6485
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxicoAquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxicoThis paper focuses on the notion that in the prelinguistic and linguistic period of language acquisition, spoken languages and signed languages don´t have modal differences in the process of lexical language production. The investigation have evidences of the oral and signed languages (American Sign Language and Brazilian Sign Language),and it compares the lexical acquisiton. Key words: deaf, signed languages, language acquisition, lexicon.Confrontando-se línguas de sinais com línguas orais, três importantes aspectos são colocados na literatura: princípios e universais lingüísticos compartilhados entre línguas de sinais e línguas orais, especificidades de cada língua e restrições devidas à percepção e produção de cada modalidade. Considerando estas questões, muitos pesquisadores afirmam que línguas orais e línguas de sinais compartilham um conjunto de princípios lingüísticos subjacentes, pois ambas são produtos do cérebro humano e apresentam a mesma função. O presente artigo aborda a aquisição da linguagem, trazendo evidências de princípios lingüísticos compartilhados por crianças surdas e crianças ouvintes, a partir de investigações realizadas na Língua de Sinais Americana (ASL) e na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Palavras-chave: surdos, língua de sinais, aquisição da linguagem, léxico.Unisinos2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6485Calidoscópio; Vol. 2 No. 1 (2004): January/June; 75-88Calidoscópio; v. 2 n. 1 (2004): janeiro/junho; 75-882177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6485/3621Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarnopp, Lodenir Becker2021-05-27T16:09:57Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6485Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-05-27T16:09:57Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
title Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
spellingShingle Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
Karnopp, Lodenir Becker
title_short Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
title_full Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
title_fullStr Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
title_full_unstemmed Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
title_sort Aquisição da linguagem por crianças surdas – investigações sobre o léxico
author Karnopp, Lodenir Becker
author_facet Karnopp, Lodenir Becker
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
description This paper focuses on the notion that in the prelinguistic and linguistic period of language acquisition, spoken languages and signed languages don´t have modal differences in the process of lexical language production. The investigation have evidences of the oral and signed languages (American Sign Language and Brazilian Sign Language),and it compares the lexical acquisiton. Key words: deaf, signed languages, language acquisition, lexicon.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6485
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6485/3621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 2 No. 1 (2004): January/June; 75-88
Calidoscópio; v. 2 n. 1 (2004): janeiro/junho; 75-88
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886190133248