O letramento crítico nas aulas de língua inglesa: a formação cidadã em foco
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23811 |
Resumo: | O presente artigo tem como escopo investigar as representações sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. A trajetória teórico-metodológica percorrida foi delineada, principalmente, a partir das perspectivas discursiva franco-brasileira (Orlandi, 2009), psicanalítica (Revuz, 1998), da Linguística Aplicada (Jordão e Fogaça, 2007; Coracini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) e da Semiótica Social (Kress e Van Leeuween, 2006 [1996]). Este trabalho, que é de base qualitativa, envolveu dez participantes estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à Rede Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade mineira da região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de narrativas escritas e visuais. Os resultados evidenciam a relevância da aprendizagem da LI a partir da ótica da formação cidadã, haja vista que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas desencadearam nos aprendizes novos olhares e novos modos de nomear e pensar as práticas sociais vivenciadas por eles, fazendo-os repensar sobre si e sobre o mundo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem de língua inglesa; letramento crítico; identidade. |
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O letramento crítico nas aulas de língua inglesa: a formação cidadã em foco O presente artigo tem como escopo investigar as representações sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) a partir de uma perspectiva crítica, com foco em seus efeitos na constituição identitária dos aprendizes. A trajetória teórico-metodológica percorrida foi delineada, principalmente, a partir das perspectivas discursiva franco-brasileira (Orlandi, 2009), psicanalítica (Revuz, 1998), da Linguística Aplicada (Jordão e Fogaça, 2007; Coracini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) e da Semiótica Social (Kress e Van Leeuween, 2006 [1996]). Este trabalho, que é de base qualitativa, envolveu dez participantes estudantes do Ensino Médio de uma escola que pertence à Rede Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica de uma cidade mineira da região dos Inconfidentes. O corpus foi formado por meio de narrativas escritas e visuais. Os resultados evidenciam a relevância da aprendizagem da LI a partir da ótica da formação cidadã, haja vista que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas desencadearam nos aprendizes novos olhares e novos modos de nomear e pensar as práticas sociais vivenciadas por eles, fazendo-os repensar sobre si e sobre o mundo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem de língua inglesa; letramento crítico; identidade. The present study aims to investigate the representations about the teaching and learning of English Language from a critical perspective, focusing on its effects on learner’s identity constitution. The theoretical-methodological path was delineated mainly from the Franco-Brazilian discursive perspective (Orlandi, 2009), psychoanalytic (Revuz, 1998), Applied Linguistics (Jordão; Fogaça, 2007; Coracini, 2003a; 2003b; 2003c; Tavares, 2009; Sól, 2014; 2016; 2020) and Social Semiotics (Kress e van Leeuween, 2006 [1996]). This work, which is qualitative, involved ten high school students from a polytechnical school located in the Inconfidentes Region in the State of Minas Gerais. The corpus was formed through written and visual narratives. The results show the relevance of English Language learning from the perspective of citizenship education.Unisinos2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2381110.4013/cld.2021.194.07Calidoscópio; Vol. 19 No. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 524-537Calidoscópio; v. 19 n. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 524-5372177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23811/60748970Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Dias Fonseca, Lucilene Paulados Santos Andrade Sól, Vanderlice2022-03-24T20:31:26Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23811Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-03-24T20:31:26Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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