Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerner, Rosana Mara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fischer, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429
Resumo: Neste artigo, pretendemos relacionar modos como atividades de leitura são encaminhadas e percepções que professores têm da leitura de seus estudantes. Para tal, examinamos respostas a um questionário on-line de professores de cursos de licenciatura de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O estudo é exploratório e busca fornecer um panorama do que acontece no contexto proposto. Os dados foram gerados em uma pesquisa mais ampla sobre letramento acadêmico, que envolveu universidades catarinenses. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio a ser enfrentado no que se refere à leitura na universidade. Nele se incluem falta de conhecimento prévio e pouca familiaridade com os textos propostos, além da falta de tempo alegada pelos estudantes e referenciada pelos professores. Contudo, tais aspectos não incidem nos encaminhamentos das atividades, que se propõem, em geral, a orientar os modos de leitura dos estudantes. Também há movimentos de socialização da leitura, além de ela servir como ponto de partida para práticas de escrita. Nesses direcionamentos, foi possível depreender movimentos em direção aos modelos de letramento acadêmico propostos por Lea e Street (2006). Palavras-chave: professores de licenciaturas; práticas de leitura; encaminhamento de atividades; letramento acadêmico.   
id Unisinos-3_ebc66c1e1eb07e93ca839187266878a1
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24429
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento Academic writing in teachers’ formation undergraduation courses: what professors in different areas of knowledge sayprofessores de licenciaturaspráticas de leituraencaminhamento de atividadesletramento acadêmicoNeste artigo, pretendemos relacionar modos como atividades de leitura são encaminhadas e percepções que professores têm da leitura de seus estudantes. Para tal, examinamos respostas a um questionário on-line de professores de cursos de licenciatura de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O estudo é exploratório e busca fornecer um panorama do que acontece no contexto proposto. Os dados foram gerados em uma pesquisa mais ampla sobre letramento acadêmico, que envolveu universidades catarinenses. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio a ser enfrentado no que se refere à leitura na universidade. Nele se incluem falta de conhecimento prévio e pouca familiaridade com os textos propostos, além da falta de tempo alegada pelos estudantes e referenciada pelos professores. Contudo, tais aspectos não incidem nos encaminhamentos das atividades, que se propõem, em geral, a orientar os modos de leitura dos estudantes. Também há movimentos de socialização da leitura, além de ela servir como ponto de partida para práticas de escrita. Nesses direcionamentos, foi possível depreender movimentos em direção aos modelos de letramento acadêmico propostos por Lea e Street (2006). Palavras-chave: professores de licenciaturas; práticas de leitura; encaminhamento de atividades; letramento acadêmico.   In this article, we intend to relate the ways in which reading activities are carried out and teachers' perceptions of their students' reading. Therefore, we examined responses to an online questionnaire from teaching professors from public and community universities in Santa Catarina. The study is exploratory, and seeks to provide an overview of what happens in the proposed context. The data were generated in a broader survey on academic literacy, which involved universities in Santa Catarina. Based on the theoretical propositions of academic literacy studies, an analysis of the data showed that the comprehension of the texts read is the main challenge to be faced with regard to reading at university. It includes lack of prior knowledge and little familiarity with the proposed texts, in addition to the lack of time alleged by students and referenced by teachers. However, such aspects do not affect the activities' routing, which are intended, in general, to guide students' ways of reading. There are also movements for the socialization of reading, in addition to serving as a starting point for writing practices. In these directions, it was possible to infer movements towards the academic literacy models proposed by Lea and Street (2006).Unisinos2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2442910.4013/cld.2022.201.05Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-109Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-1092177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429/60749343Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoerner, Rosana MaraFischer, Adriana2022-12-30T05:41:40Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24429Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-12-30T05:41:40Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
Academic writing in teachers’ formation undergraduation courses: what professors in different areas of knowledge say
title Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
spellingShingle Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
Koerner, Rosana Mara
professores de licenciaturas
práticas de leitura
encaminhamento de atividades
letramento acadêmico
title_short Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
title_full Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
title_fullStr Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
title_full_unstemmed Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
title_sort Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
author Koerner, Rosana Mara
author_facet Koerner, Rosana Mara
Fischer, Adriana
author_role author
author2 Fischer, Adriana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerner, Rosana Mara
Fischer, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv professores de licenciaturas
práticas de leitura
encaminhamento de atividades
letramento acadêmico
topic professores de licenciaturas
práticas de leitura
encaminhamento de atividades
letramento acadêmico
description Neste artigo, pretendemos relacionar modos como atividades de leitura são encaminhadas e percepções que professores têm da leitura de seus estudantes. Para tal, examinamos respostas a um questionário on-line de professores de cursos de licenciatura de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O estudo é exploratório e busca fornecer um panorama do que acontece no contexto proposto. Os dados foram gerados em uma pesquisa mais ampla sobre letramento acadêmico, que envolveu universidades catarinenses. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio a ser enfrentado no que se refere à leitura na universidade. Nele se incluem falta de conhecimento prévio e pouca familiaridade com os textos propostos, além da falta de tempo alegada pelos estudantes e referenciada pelos professores. Contudo, tais aspectos não incidem nos encaminhamentos das atividades, que se propõem, em geral, a orientar os modos de leitura dos estudantes. Também há movimentos de socialização da leitura, além de ela servir como ponto de partida para práticas de escrita. Nesses direcionamentos, foi possível depreender movimentos em direção aos modelos de letramento acadêmico propostos por Lea e Street (2006). Palavras-chave: professores de licenciaturas; práticas de leitura; encaminhamento de atividades; letramento acadêmico.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429
10.4013/cld.2022.201.05
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.201.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429/60749343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-109
Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-109
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887816474624