Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos relacionar modos como atividades de leitura são encaminhadas e percepções que professores têm da leitura de seus estudantes. Para tal, examinamos respostas a um questionário on-line de professores de cursos de licenciatura de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O estudo é exploratório e busca fornecer um panorama do que acontece no contexto proposto. Os dados foram gerados em uma pesquisa mais ampla sobre letramento acadêmico, que envolveu universidades catarinenses. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio a ser enfrentado no que se refere à leitura na universidade. Nele se incluem falta de conhecimento prévio e pouca familiaridade com os textos propostos, além da falta de tempo alegada pelos estudantes e referenciada pelos professores. Contudo, tais aspectos não incidem nos encaminhamentos das atividades, que se propõem, em geral, a orientar os modos de leitura dos estudantes. Também há movimentos de socialização da leitura, além de ela servir como ponto de partida para práticas de escrita. Nesses direcionamentos, foi possível depreender movimentos em direção aos modelos de letramento acadêmico propostos por Lea e Street (2006). Palavras-chave: professores de licenciaturas; práticas de leitura; encaminhamento de atividades; letramento acadêmico. |
id |
Unisinos-3_ebc66c1e1eb07e93ca839187266878a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24429 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento Academic writing in teachers’ formation undergraduation courses: what professors in different areas of knowledge sayprofessores de licenciaturaspráticas de leituraencaminhamento de atividadesletramento acadêmicoNeste artigo, pretendemos relacionar modos como atividades de leitura são encaminhadas e percepções que professores têm da leitura de seus estudantes. Para tal, examinamos respostas a um questionário on-line de professores de cursos de licenciatura de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O estudo é exploratório e busca fornecer um panorama do que acontece no contexto proposto. Os dados foram gerados em uma pesquisa mais ampla sobre letramento acadêmico, que envolveu universidades catarinenses. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio a ser enfrentado no que se refere à leitura na universidade. Nele se incluem falta de conhecimento prévio e pouca familiaridade com os textos propostos, além da falta de tempo alegada pelos estudantes e referenciada pelos professores. Contudo, tais aspectos não incidem nos encaminhamentos das atividades, que se propõem, em geral, a orientar os modos de leitura dos estudantes. Também há movimentos de socialização da leitura, além de ela servir como ponto de partida para práticas de escrita. Nesses direcionamentos, foi possível depreender movimentos em direção aos modelos de letramento acadêmico propostos por Lea e Street (2006). Palavras-chave: professores de licenciaturas; práticas de leitura; encaminhamento de atividades; letramento acadêmico. In this article, we intend to relate the ways in which reading activities are carried out and teachers' perceptions of their students' reading. Therefore, we examined responses to an online questionnaire from teaching professors from public and community universities in Santa Catarina. The study is exploratory, and seeks to provide an overview of what happens in the proposed context. The data were generated in a broader survey on academic literacy, which involved universities in Santa Catarina. Based on the theoretical propositions of academic literacy studies, an analysis of the data showed that the comprehension of the texts read is the main challenge to be faced with regard to reading at university. It includes lack of prior knowledge and little familiarity with the proposed texts, in addition to the lack of time alleged by students and referenced by teachers. However, such aspects do not affect the activities' routing, which are intended, in general, to guide students' ways of reading. There are also movements for the socialization of reading, in addition to serving as a starting point for writing practices. In these directions, it was possible to infer movements towards the academic literacy models proposed by Lea and Street (2006).Unisinos2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2442910.4013/cld.2022.201.05Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-109Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-1092177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429/60749343Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoerner, Rosana MaraFischer, Adriana2022-12-30T05:41:40Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24429Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-12-30T05:41:40Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento Academic writing in teachers’ formation undergraduation courses: what professors in different areas of knowledge say |
title |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento |
spellingShingle |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento Koerner, Rosana Mara professores de licenciaturas práticas de leitura encaminhamento de atividades letramento acadêmico |
title_short |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento |
title_full |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento |
title_fullStr |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento |
title_sort |
Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento |
author |
Koerner, Rosana Mara |
author_facet |
Koerner, Rosana Mara Fischer, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koerner, Rosana Mara Fischer, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professores de licenciaturas práticas de leitura encaminhamento de atividades letramento acadêmico |
topic |
professores de licenciaturas práticas de leitura encaminhamento de atividades letramento acadêmico |
description |
Neste artigo, pretendemos relacionar modos como atividades de leitura são encaminhadas e percepções que professores têm da leitura de seus estudantes. Para tal, examinamos respostas a um questionário on-line de professores de cursos de licenciatura de universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. O estudo é exploratório e busca fornecer um panorama do que acontece no contexto proposto. Os dados foram gerados em uma pesquisa mais ampla sobre letramento acadêmico, que envolveu universidades catarinenses. Com base nas proposições teóricas dos estudos do letramento acadêmico, a análise dos dados evidenciou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio a ser enfrentado no que se refere à leitura na universidade. Nele se incluem falta de conhecimento prévio e pouca familiaridade com os textos propostos, além da falta de tempo alegada pelos estudantes e referenciada pelos professores. Contudo, tais aspectos não incidem nos encaminhamentos das atividades, que se propõem, em geral, a orientar os modos de leitura dos estudantes. Também há movimentos de socialização da leitura, além de ela servir como ponto de partida para práticas de escrita. Nesses direcionamentos, foi possível depreender movimentos em direção aos modelos de letramento acadêmico propostos por Lea e Street (2006). Palavras-chave: professores de licenciaturas; práticas de leitura; encaminhamento de atividades; letramento acadêmico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429 10.4013/cld.2022.201.05 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2022.201.05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24429/60749343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-109 Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 90-109 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887816474624 |