O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Isabel Michelan de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cordeiro, Glaís Sales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6455
Resumo: This paper focuses on to present the advantages of the “didactics sequence”, as proposed by part of the team of Educational Sciences of the University of Geneva, especially Dolz and Schneuwly (1999) and Dolz et al.(2004), in association with the Bronckart’s model of discursive analysis (1999). Thus we will show some of the strategies the teachers have used to improve the students’ language capacities in the 3rd grades of a private school. In the first writing, we observe that the students know the main elements of narratives, but they cannot articulate the actions very well. It prejudices the progression of the adventure and the management of the suspense therefore the students must overcome these difficulties. Key words: didactics sequence; discursive analysis; writing, reading; teaching/learning.
id Unisinos-3_f4352d96d9e17907e856d4727fdd5d74
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6455
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagensO interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagensThis paper focuses on to present the advantages of the “didactics sequence”, as proposed by part of the team of Educational Sciences of the University of Geneva, especially Dolz and Schneuwly (1999) and Dolz et al.(2004), in association with the Bronckart’s model of discursive analysis (1999). Thus we will show some of the strategies the teachers have used to improve the students’ language capacities in the 3rd grades of a private school. In the first writing, we observe that the students know the main elements of narratives, but they cannot articulate the actions very well. It prejudices the progression of the adventure and the management of the suspense therefore the students must overcome these difficulties. Key words: didactics sequence; discursive analysis; writing, reading; teaching/learning.Esta comunicação aponta para os ganhos do dispositivo “seqüência didática”, como é concebida pela equipe de didática de línguas da Universidade de Genebra (Dolz e Schneuwly, 1999; Dolz et al. (2004), e de uma metodologia de análise interacionista sócio-discursiva (Bronckart, 1999) das produções de alunos para a prática do professor em sala de aula. Apresentaremos a síntese dos principais resultados da análise de uma das produções de texto de doze alunos antes e após a aplicação de uma seqüência didática para o ensino/aprendizagem de narrativas de aventuras de viagens na 3a série, elaborada pelos coordenadores e professores de uma escola particular de São Paulo. Na produção inicial, a maioria dos alunos detém conhecimentos sobre um dos componentes básicos da narrativa de aventuras, a ação. Mas a ausência de articulação e de contextualização de múltiplos eventos inesperados deixa evidentes as dificuldades quanto à progressão da aventura, à representação de um interlocutor ausente (leitor) e, conseqüentemente, ao gerenciamento do componente suspense. Palavras-chave: seqüência didática, análise discursiva, escrita, leitura, ensino/aprendizado.Unisinos2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6455Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 73-84Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 73-842177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6455/3599Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Isabel Michelan deCordeiro, Glaís Sales2021-05-27T16:28:14Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6455Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-05-27T16:28:14Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
title O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
spellingShingle O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
Azevedo, Isabel Michelan de
title_short O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
title_full O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
title_fullStr O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
title_full_unstemmed O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
title_sort O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com seqüências didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens
author Azevedo, Isabel Michelan de
author_facet Azevedo, Isabel Michelan de
Cordeiro, Glaís Sales
author_role author
author2 Cordeiro, Glaís Sales
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Isabel Michelan de
Cordeiro, Glaís Sales
description This paper focuses on to present the advantages of the “didactics sequence”, as proposed by part of the team of Educational Sciences of the University of Geneva, especially Dolz and Schneuwly (1999) and Dolz et al.(2004), in association with the Bronckart’s model of discursive analysis (1999). Thus we will show some of the strategies the teachers have used to improve the students’ language capacities in the 3rd grades of a private school. In the first writing, we observe that the students know the main elements of narratives, but they cannot articulate the actions very well. It prejudices the progression of the adventure and the management of the suspense therefore the students must overcome these difficulties. Key words: didactics sequence; discursive analysis; writing, reading; teaching/learning.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6455
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6455/3599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 2 No. 2 (2004): July/December; 73-84
Calidoscópio; v. 2 n. 2 (2004): Julho/Dezembro; 73-84
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886164967424