O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francescon, Paula Kracker
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.07
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar se e como atividades reflexivas promovem indícios de desenvolvimento profissional docente. Para alcançá-lo, embasamos nosso estudo nos conceitos de desenvolvimento e reflexividade do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na concepção de Sequência de Formação (SF) como dispositivo didático-formativo implementado para condução da investigação. Assim, os dados analisados provêm de uma parte da SF que engloba as atividades reflexivas, conduzidas por meio de sessões de autoconfrontação (AC) com os alunos-professores (AP) participantes. Na análise, identificamos as dimensões de reflexividade mobilizadas pelos participantes e como a reflexividade sobre os tópicos abordados pelos AP promovem indícios de desenvolvimento profissional. Com base nos resultados, defendemos a inclusão de atividades de reflexividade em SF, como momento oportuno para conscientização e debate de práticas, e (re)construção de entendimentos, etapas necessárias para o processo de desenvolvimento.Palavras-chave: desenvolvimento docente; reflexividade; Sequência de Formação.
id Unisinos-3_f7e5350b47a664d2c5377b166b474cb2
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20165
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicialO presente artigo tem como objetivo investigar se e como atividades reflexivas promovem indícios de desenvolvimento profissional docente. Para alcançá-lo, embasamos nosso estudo nos conceitos de desenvolvimento e reflexividade do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na concepção de Sequência de Formação (SF) como dispositivo didático-formativo implementado para condução da investigação. Assim, os dados analisados provêm de uma parte da SF que engloba as atividades reflexivas, conduzidas por meio de sessões de autoconfrontação (AC) com os alunos-professores (AP) participantes. Na análise, identificamos as dimensões de reflexividade mobilizadas pelos participantes e como a reflexividade sobre os tópicos abordados pelos AP promovem indícios de desenvolvimento profissional. Com base nos resultados, defendemos a inclusão de atividades de reflexividade em SF, como momento oportuno para conscientização e debate de práticas, e (re)construção de entendimentos, etapas necessárias para o processo de desenvolvimento.Palavras-chave: desenvolvimento docente; reflexividade; Sequência de Formação.Unisinos2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.0710.4013/cld.2020.182.07Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 373-392Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 373-3922177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.07/60747876Francescon, Paula KrackerCristovão, Vera Lúcia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T17:17:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20165Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-03-12T17:17:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
title O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
spellingShingle O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
Francescon, Paula Kracker
title_short O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
title_full O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
title_fullStr O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
title_full_unstemmed O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
title_sort O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial
author Francescon, Paula Kracker
author_facet Francescon, Paula Kracker
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francescon, Paula Kracker
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
description O presente artigo tem como objetivo investigar se e como atividades reflexivas promovem indícios de desenvolvimento profissional docente. Para alcançá-lo, embasamos nosso estudo nos conceitos de desenvolvimento e reflexividade do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na concepção de Sequência de Formação (SF) como dispositivo didático-formativo implementado para condução da investigação. Assim, os dados analisados provêm de uma parte da SF que engloba as atividades reflexivas, conduzidas por meio de sessões de autoconfrontação (AC) com os alunos-professores (AP) participantes. Na análise, identificamos as dimensões de reflexividade mobilizadas pelos participantes e como a reflexividade sobre os tópicos abordados pelos AP promovem indícios de desenvolvimento profissional. Com base nos resultados, defendemos a inclusão de atividades de reflexividade em SF, como momento oportuno para conscientização e debate de práticas, e (re)construção de entendimentos, etapas necessárias para o processo de desenvolvimento.Palavras-chave: desenvolvimento docente; reflexividade; Sequência de Formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.07
10.4013/cld.2020.182.07
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.07
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.182.07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.07/60747876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 373-392
Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 373-392
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887652896768