Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n3-034 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44794 |
Resumo: | A partir da reflexão de imagens em espiral de Aby Warburg e da pedagogia decolonial de Luiz Rufino, o componente curricular “Teorias das Imagens” decidiu adaptar-se ao formato remoto dos semestres de 2020 utilizando sessões de curtas-metragens brasileiros e fóruns de debates, como suporte aos textos acadêmicos, para o estímulo de processo criativo, formação de olhar crítico e elaboração de imagens estáticas ou em movimento conceituais. No semestre 2020.5, o engajamento foi satisfatório, enquanto no semestre 2020.6, o rendimento foi consideravelmente reduzido, devido o impacto do cansaço emocional causado pelo isolamento social na saúde psicológica do corpo discente. |
id |
VERACRUZ-0_0008f2996b436764777aa11a9ba63abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44794 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote educationteorias de imagenscurtas-metragensprocesso criativoensino remoto.A partir da reflexão de imagens em espiral de Aby Warburg e da pedagogia decolonial de Luiz Rufino, o componente curricular “Teorias das Imagens” decidiu adaptar-se ao formato remoto dos semestres de 2020 utilizando sessões de curtas-metragens brasileiros e fóruns de debates, como suporte aos textos acadêmicos, para o estímulo de processo criativo, formação de olhar crítico e elaboração de imagens estáticas ou em movimento conceituais. No semestre 2020.5, o engajamento foi satisfatório, enquanto no semestre 2020.6, o rendimento foi consideravelmente reduzido, devido o impacto do cansaço emocional causado pelo isolamento social na saúde psicológica do corpo discente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4479410.34117/bjdv8n3-034Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16022-16031Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16022-16031Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16022-160312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44794/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmancio, Allana de MedeirosFerreira, Rodrigo Almeida2022-05-12T18:26:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44794Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:51.040277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education |
title |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education |
spellingShingle |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education Amancio, Allana de Medeiros teorias de imagens curtas-metragens processo criativo ensino remoto. Amancio, Allana de Medeiros teorias de imagens curtas-metragens processo criativo ensino remoto. |
title_short |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education |
title_full |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education |
title_fullStr |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education |
title_full_unstemmed |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education |
title_sort |
Pensar imagens e processo criativo em casa: sessões de curtas-metragens e fóruns de discussão no ensino remoto / Thinking images and creative process at home: short film sessions and discussion forums in remote education |
author |
Amancio, Allana de Medeiros |
author_facet |
Amancio, Allana de Medeiros Amancio, Allana de Medeiros Ferreira, Rodrigo Almeida Ferreira, Rodrigo Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Rodrigo Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amancio, Allana de Medeiros Ferreira, Rodrigo Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teorias de imagens curtas-metragens processo criativo ensino remoto. |
topic |
teorias de imagens curtas-metragens processo criativo ensino remoto. |
description |
A partir da reflexão de imagens em espiral de Aby Warburg e da pedagogia decolonial de Luiz Rufino, o componente curricular “Teorias das Imagens” decidiu adaptar-se ao formato remoto dos semestres de 2020 utilizando sessões de curtas-metragens brasileiros e fóruns de debates, como suporte aos textos acadêmicos, para o estímulo de processo criativo, formação de olhar crítico e elaboração de imagens estáticas ou em movimento conceituais. No semestre 2020.5, o engajamento foi satisfatório, enquanto no semestre 2020.6, o rendimento foi consideravelmente reduzido, devido o impacto do cansaço emocional causado pelo isolamento social na saúde psicológica do corpo discente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44794 10.34117/bjdv8n3-034 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44794 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44794/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16022-16031 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16022-16031 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16022-16031 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822246365090021377 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-034 |