CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um projeto de leitura, que aconteceu com estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de produzir curtas-metragens, utilizando um software de edição de vídeos da Microsoft, como forma de motivação para a leitura, partindo de um Projeto de Aprendizagem, os estudantes realizaram a leitura de livros, criaram resumos e roteiro e após realizaram a gravação e edição dos curtas-metragens. Como fundamentação teórica principal, ressaltou-se Pierre Lévy (2014) em seu livro Cibercultura, que possibilita o entendimento do movimento existente entre os educandos, cyber-infantis, motivados pelo uso das tecnologias. Neste artigo percebeu-se que conflitos ricos e reais constituem vivências e possibilitam múltiplos aprendizados, possibilitando que os estudantes aprendam, constituam saberes e construam conhecimento, tendo como objetivo o estímulo à leitura propulsionada pela utilização das ferramentas tecnológicas, integrando saber formal e informal. |
id |
FURG-12_669c5dc9c68a9dac3e2864a6310f4783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9264 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIACurtas-metragens. Leitura. Literatura. TecnologiasNeste trabalho é apresentado um projeto de leitura, que aconteceu com estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de produzir curtas-metragens, utilizando um software de edição de vídeos da Microsoft, como forma de motivação para a leitura, partindo de um Projeto de Aprendizagem, os estudantes realizaram a leitura de livros, criaram resumos e roteiro e após realizaram a gravação e edição dos curtas-metragens. Como fundamentação teórica principal, ressaltou-se Pierre Lévy (2014) em seu livro Cibercultura, que possibilita o entendimento do movimento existente entre os educandos, cyber-infantis, motivados pelo uso das tecnologias. Neste artigo percebeu-se que conflitos ricos e reais constituem vivências e possibilitam múltiplos aprendizados, possibilitando que os estudantes aprendam, constituam saberes e construam conhecimento, tendo como objetivo o estímulo à leitura propulsionada pela utilização das ferramentas tecnológicas, integrando saber formal e informal.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/926410.14295/rds.v22i2.9264Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 178-1921809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264/8800Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJardim, Daniele BarrosBuerger, Giséli LindemannBarwaldt, Regina2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/9264Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA |
title |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA |
spellingShingle |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA Jardim, Daniele Barros Curtas-metragens. Leitura. Literatura. Tecnologias |
title_short |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA |
title_full |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA |
title_fullStr |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA |
title_full_unstemmed |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA |
title_sort |
CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA |
author |
Jardim, Daniele Barros |
author_facet |
Jardim, Daniele Barros Buerger, Giséli Lindemann Barwaldt, Regina |
author_role |
author |
author2 |
Buerger, Giséli Lindemann Barwaldt, Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Daniele Barros Buerger, Giséli Lindemann Barwaldt, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curtas-metragens. Leitura. Literatura. Tecnologias |
topic |
Curtas-metragens. Leitura. Literatura. Tecnologias |
description |
Neste trabalho é apresentado um projeto de leitura, que aconteceu com estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de produzir curtas-metragens, utilizando um software de edição de vídeos da Microsoft, como forma de motivação para a leitura, partindo de um Projeto de Aprendizagem, os estudantes realizaram a leitura de livros, criaram resumos e roteiro e após realizaram a gravação e edição dos curtas-metragens. Como fundamentação teórica principal, ressaltou-se Pierre Lévy (2014) em seu livro Cibercultura, que possibilita o entendimento do movimento existente entre os educandos, cyber-infantis, motivados pelo uso das tecnologias. Neste artigo percebeu-se que conflitos ricos e reais constituem vivências e possibilitam múltiplos aprendizados, possibilitando que os estudantes aprendam, constituam saberes e construam conhecimento, tendo como objetivo o estímulo à leitura propulsionada pela utilização das ferramentas tecnológicas, integrando saber formal e informal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264 10.14295/rds.v22i2.9264 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i2.9264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264/8800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 178-192 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941385314304 |