Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034 |
Resumo: | No âmbito da educação superior no Brasil, as políticas inclusivas vêm destacando que as universidades precisam se preparar para atender a diversidade e às necessidades de todos os seus egressos. Atualmente, várias universidades no Brasil possuem comissões e programas que visam acessibilidade para os alunos com algum tipo de deficiência. Assim o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de inclusão no ensino superior. Trata-se de uma revisão de literatura integrada, Scoping review, que examinou e mapeou as evidências científicas sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Foram encontrados 39 artigos após a filtragem nos últimos 3 anos, sendo que foram excluídos 22 artigos que fugiram da temática central e 8 artigos que se enquadravam em ensaios e documentários, finalizando então com um total de 12 artigos que se enquadram nos critérios. Durante a leitura dos artigos selecionados, a formação dos docentes que atuam com pessoas deficientes foi o assunto mais citado nos artigos encontrados. Pode-se perceber que ainda há muito a se estudar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, sendo que há poucas produções atuais que envolvam essa temática. |
id |
VERACRUZ-0_00782824e56c0dea9b175b78109f3ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26034 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping reviewInclusãoEnsino SuperiorDeficiência.No âmbito da educação superior no Brasil, as políticas inclusivas vêm destacando que as universidades precisam se preparar para atender a diversidade e às necessidades de todos os seus egressos. Atualmente, várias universidades no Brasil possuem comissões e programas que visam acessibilidade para os alunos com algum tipo de deficiência. Assim o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de inclusão no ensino superior. Trata-se de uma revisão de literatura integrada, Scoping review, que examinou e mapeou as evidências científicas sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Foram encontrados 39 artigos após a filtragem nos últimos 3 anos, sendo que foram excluídos 22 artigos que fugiram da temática central e 8 artigos que se enquadravam em ensaios e documentários, finalizando então com um total de 12 artigos que se enquadram nos critérios. Durante a leitura dos artigos selecionados, a formação dos docentes que atuam com pessoas deficientes foi o assunto mais citado nos artigos encontrados. Pode-se perceber que ainda há muito a se estudar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, sendo que há poucas produções atuais que envolvam essa temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2603410.34117/bjdv7n3-207Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23944-23949Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23944-23949Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23944-239492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034/20647Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Kátia BiffGóes, Eliane Pinto de2022-03-29T12:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26034Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:07.490420Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review |
title |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review |
spellingShingle |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review Rossi, Kátia Biff Inclusão Ensino Superior Deficiência. |
title_short |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review |
title_full |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review |
title_sort |
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review |
author |
Rossi, Kátia Biff |
author_facet |
Rossi, Kátia Biff Góes, Eliane Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Góes, Eliane Pinto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Kátia Biff Góes, Eliane Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Ensino Superior Deficiência. |
topic |
Inclusão Ensino Superior Deficiência. |
description |
No âmbito da educação superior no Brasil, as políticas inclusivas vêm destacando que as universidades precisam se preparar para atender a diversidade e às necessidades de todos os seus egressos. Atualmente, várias universidades no Brasil possuem comissões e programas que visam acessibilidade para os alunos com algum tipo de deficiência. Assim o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de inclusão no ensino superior. Trata-se de uma revisão de literatura integrada, Scoping review, que examinou e mapeou as evidências científicas sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Foram encontrados 39 artigos após a filtragem nos últimos 3 anos, sendo que foram excluídos 22 artigos que fugiram da temática central e 8 artigos que se enquadravam em ensaios e documentários, finalizando então com um total de 12 artigos que se enquadram nos critérios. Durante a leitura dos artigos selecionados, a formação dos docentes que atuam com pessoas deficientes foi o assunto mais citado nos artigos encontrados. Pode-se perceber que ainda há muito a se estudar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, sendo que há poucas produções atuais que envolvam essa temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034 10.34117/bjdv7n3-207 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034/20647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23944-23949 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23944-23949 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23944-23949 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645516269944832 |