Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Kátia Biff
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Góes, Eliane Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034
Resumo: No âmbito da educação superior no Brasil, as políticas inclusivas vêm destacando que as universidades precisam se preparar para atender a diversidade e às necessidades de todos os seus egressos. Atualmente, várias universidades no Brasil possuem comissões e programas que visam acessibilidade para os alunos com algum tipo de deficiência. Assim o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de inclusão no ensino superior. Trata-se de uma revisão de literatura integrada, Scoping review, que examinou e mapeou as evidências científicas sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Foram encontrados 39 artigos após a filtragem nos últimos 3 anos, sendo que foram excluídos 22 artigos que fugiram da temática central e 8 artigos que se enquadravam em ensaios e documentários, finalizando então com um total de 12 artigos que se enquadram nos critérios. Durante a leitura dos artigos selecionados, a formação dos docentes que atuam com pessoas deficientes foi o assunto mais citado nos artigos encontrados. Pode-se perceber que ainda há muito a se estudar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, sendo que há poucas produções atuais que envolvam essa temática.
id VERACRUZ-0_00782824e56c0dea9b175b78109f3ae4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26034
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping reviewInclusãoEnsino SuperiorDeficiência.No âmbito da educação superior no Brasil, as políticas inclusivas vêm destacando que as universidades precisam se preparar para atender a diversidade e às necessidades de todos os seus egressos. Atualmente, várias universidades no Brasil possuem comissões e programas que visam acessibilidade para os alunos com algum tipo de deficiência. Assim o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de inclusão no ensino superior. Trata-se de uma revisão de literatura integrada, Scoping review, que examinou e mapeou as evidências científicas sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Foram encontrados 39 artigos após a filtragem nos últimos 3 anos, sendo que foram excluídos 22 artigos que fugiram da temática central e 8 artigos que se enquadravam em ensaios e documentários, finalizando então com um total de 12 artigos que se enquadram nos critérios. Durante a leitura dos artigos selecionados, a formação dos docentes que atuam com pessoas deficientes foi o assunto mais citado nos artigos encontrados. Pode-se perceber que ainda há muito a se estudar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, sendo que há poucas produções atuais que envolvam essa temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2603410.34117/bjdv7n3-207Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23944-23949Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23944-23949Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23944-239492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034/20647Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Kátia BiffGóes, Eliane Pinto de2022-03-29T12:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26034Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:07.490420Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
title Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
spellingShingle Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
Rossi, Kátia Biff
Inclusão
Ensino Superior
Deficiência.
title_short Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
title_full Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
title_fullStr Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
title_sort Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: Scoping review / Inclusion of Students with Disabilities in Higher Education: Scoping review
author Rossi, Kátia Biff
author_facet Rossi, Kátia Biff
Góes, Eliane Pinto de
author_role author
author2 Góes, Eliane Pinto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Kátia Biff
Góes, Eliane Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Ensino Superior
Deficiência.
topic Inclusão
Ensino Superior
Deficiência.
description No âmbito da educação superior no Brasil, as políticas inclusivas vêm destacando que as universidades precisam se preparar para atender a diversidade e às necessidades de todos os seus egressos. Atualmente, várias universidades no Brasil possuem comissões e programas que visam acessibilidade para os alunos com algum tipo de deficiência. Assim o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de inclusão no ensino superior. Trata-se de uma revisão de literatura integrada, Scoping review, que examinou e mapeou as evidências científicas sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Foram encontrados 39 artigos após a filtragem nos últimos 3 anos, sendo que foram excluídos 22 artigos que fugiram da temática central e 8 artigos que se enquadravam em ensaios e documentários, finalizando então com um total de 12 artigos que se enquadram nos critérios. Durante a leitura dos artigos selecionados, a formação dos docentes que atuam com pessoas deficientes foi o assunto mais citado nos artigos encontrados. Pode-se perceber que ainda há muito a se estudar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, sendo que há poucas produções atuais que envolvam essa temática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034
10.34117/bjdv7n3-207
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26034/20647
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23944-23949
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23944-23949
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23944-23949
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645516269944832