Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Helena
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pires, Pedro, Serrano, João, Petrica, João, Viegas, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6182
Resumo: O principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão.
id RCAP_ae8a145a38784f6ce1e42d59d3335407
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without DisabilitiesInclusão na Disciplina de Educação Física: Atitudes dos Alunos sem Condição DeficiênciaInclusãoEducação físicaAtitudesGénero e tipologia da deficiênciaInclusionPhysical educationAttitudesGender and type of disabilityO principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão.The main objective of this research was to evaluate the attitudes of students without disability in Physical Education, as a inclusive context. The variables of gender and type of disability were analyzed. This study also intends to contribute to the understanding of the concept of inclusion, and may contribute to future research. The sample was selected in a public school and is composed by 37 individuals of both genders, whose classes have students with Special Educational Needs, participating in Physical Education. In this research were applied two instruments, an exploratory interview that was the basis for the construction of a questionnaire. The results show that there are differences in attitudes, varying in gender and type of disability. In conclusion, this study is fundamental as a way of gauging the attitudes of students without disability, since they are one of the main agents for the construction of the inclusion process.Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com DeficiênciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaPires, PedroSerrano, JoãoPetrica, JoãoViegas, Pedro2018-09-21T08:35:43Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6182porMesquita, H., Pires, P., Serrano, J.J., Petrica, J.M. e Viegas, P. (2016). Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities. Desporto e Atividade Física para Todos, Revista Científica da FPDD, Ano 2, Vol. 2, N.º 1, pp.33-38.2183-9603info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:53.257017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
Inclusão na Disciplina de Educação Física: Atitudes dos Alunos sem Condição Deficiência
title Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
spellingShingle Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
Mesquita, Helena
Inclusão
Educação física
Atitudes
Género e tipologia da deficiência
Inclusion
Physical education
Attitudes
Gender and type of disability
title_short Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
title_full Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
title_fullStr Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
title_full_unstemmed Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
title_sort Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
author Mesquita, Helena
author_facet Mesquita, Helena
Pires, Pedro
Serrano, João
Petrica, João
Viegas, Pedro
author_role author
author2 Pires, Pedro
Serrano, João
Petrica, João
Viegas, Pedro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Helena
Pires, Pedro
Serrano, João
Petrica, João
Viegas, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação física
Atitudes
Género e tipologia da deficiência
Inclusion
Physical education
Attitudes
Gender and type of disability
topic Inclusão
Educação física
Atitudes
Género e tipologia da deficiência
Inclusion
Physical education
Attitudes
Gender and type of disability
description O principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-09-21T08:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6182
url http://hdl.handle.net/10400.11/6182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, H., Pires, P., Serrano, J.J., Petrica, J.M. e Viegas, P. (2016). Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities. Desporto e Atividade Física para Todos, Revista Científica da FPDD, Ano 2, Vol. 2, N.º 1, pp.33-38.
2183-9603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência
publisher.none.fl_str_mv Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830485848064