Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6182 |
Resumo: | O principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão. |
id |
RCAP_ae8a145a38784f6ce1e42d59d3335407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without DisabilitiesInclusão na Disciplina de Educação Física: Atitudes dos Alunos sem Condição DeficiênciaInclusãoEducação físicaAtitudesGénero e tipologia da deficiênciaInclusionPhysical educationAttitudesGender and type of disabilityO principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão.The main objective of this research was to evaluate the attitudes of students without disability in Physical Education, as a inclusive context. The variables of gender and type of disability were analyzed. This study also intends to contribute to the understanding of the concept of inclusion, and may contribute to future research. The sample was selected in a public school and is composed by 37 individuals of both genders, whose classes have students with Special Educational Needs, participating in Physical Education. In this research were applied two instruments, an exploratory interview that was the basis for the construction of a questionnaire. The results show that there are differences in attitudes, varying in gender and type of disability. In conclusion, this study is fundamental as a way of gauging the attitudes of students without disability, since they are one of the main agents for the construction of the inclusion process.Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com DeficiênciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaPires, PedroSerrano, JoãoPetrica, JoãoViegas, Pedro2018-09-21T08:35:43Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6182porMesquita, H., Pires, P., Serrano, J.J., Petrica, J.M. e Viegas, P. (2016). Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities. Desporto e Atividade Física para Todos, Revista Científica da FPDD, Ano 2, Vol. 2, N.º 1, pp.33-38.2183-9603info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:53.257017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities Inclusão na Disciplina de Educação Física: Atitudes dos Alunos sem Condição Deficiência |
title |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities |
spellingShingle |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities Mesquita, Helena Inclusão Educação física Atitudes Género e tipologia da deficiência Inclusion Physical education Attitudes Gender and type of disability |
title_short |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities |
title_full |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities |
title_fullStr |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities |
title_full_unstemmed |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities |
title_sort |
Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities |
author |
Mesquita, Helena |
author_facet |
Mesquita, Helena Pires, Pedro Serrano, João Petrica, João Viegas, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Pedro Serrano, João Petrica, João Viegas, Pedro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Helena Pires, Pedro Serrano, João Petrica, João Viegas, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação física Atitudes Género e tipologia da deficiência Inclusion Physical education Attitudes Gender and type of disability |
topic |
Inclusão Educação física Atitudes Género e tipologia da deficiência Inclusion Physical education Attitudes Gender and type of disability |
description |
O principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-09-21T08:35:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6182 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, H., Pires, P., Serrano, J.J., Petrica, J.M. e Viegas, P. (2016). Inclusion in Physical Education: Attitudes of Students Without Disabilities. Desporto e Atividade Física para Todos, Revista Científica da FPDD, Ano 2, Vol. 2, N.º 1, pp.33-38. 2183-9603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130830485848064 |