Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem vem sendo debatido intensamente devido à velocidade de transformação da sociedade. As `aparecem como uma perspectiva para formação de um estudante proativo, com autonomia, crítico, reflexivo e capaz de realizar transformações sociais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o curso de medicina de uma instituição pública quanto a utilização de MAE´s, além de avaliar sobre o conhecimento dos discentes e docentes quanto ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de medicina de 2014. O estudo foi realizado entre os meses de março a outrubro de 2017, onde foi aplicado um questionário aos docentes e discentes sobre as MAE´s, o PPC e as DCN/2014. Foram realizadas duas avaliações entre os docentes e discentes do curso, sendo uma, antes das capacitações dos docentes e outra após as capacitações. Os dados foram analisados com auxílio do pacote estatístico SPSS 11.0, utilizando o teste qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O conhecimento sobre as MAE´s, o PPC e as DNC/2014 do curso de medicina foram intensificados após as capacitações dos docentes quanto a utilização das MAE´s, tanto na percepção dos discentes quanto dos docentes do curso. |
id |
VERACRUZ-0_00c6a18fff5f8c815294d77013dcd4af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44075 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institutionEducação na saúdeDocentesEstudantes de medicinaMetodologias Ativas de Ensino.O processo de ensino-aprendizagem vem sendo debatido intensamente devido à velocidade de transformação da sociedade. As `aparecem como uma perspectiva para formação de um estudante proativo, com autonomia, crítico, reflexivo e capaz de realizar transformações sociais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o curso de medicina de uma instituição pública quanto a utilização de MAE´s, além de avaliar sobre o conhecimento dos discentes e docentes quanto ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de medicina de 2014. O estudo foi realizado entre os meses de março a outrubro de 2017, onde foi aplicado um questionário aos docentes e discentes sobre as MAE´s, o PPC e as DCN/2014. Foram realizadas duas avaliações entre os docentes e discentes do curso, sendo uma, antes das capacitações dos docentes e outra após as capacitações. Os dados foram analisados com auxílio do pacote estatístico SPSS 11.0, utilizando o teste qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O conhecimento sobre as MAE´s, o PPC e as DNC/2014 do curso de medicina foram intensificados após as capacitações dos docentes quanto a utilização das MAE´s, tanto na percepção dos discentes quanto dos docentes do curso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4407510.34117/bjdv8n2-204Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11536-1545Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11536-1545Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11536-15452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamázio, Laila Cristina MoreiraResende, Vinícius SacramentoVilar, Maria José Pereira2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44075Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.489282Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution |
title |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution |
spellingShingle |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution Damázio, Laila Cristina Moreira Educação na saúde Docentes Estudantes de medicina Metodologias Ativas de Ensino. |
title_short |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution |
title_full |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution |
title_fullStr |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution |
title_full_unstemmed |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution |
title_sort |
Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution |
author |
Damázio, Laila Cristina Moreira |
author_facet |
Damázio, Laila Cristina Moreira Resende, Vinícius Sacramento Vilar, Maria José Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Vinícius Sacramento Vilar, Maria José Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damázio, Laila Cristina Moreira Resende, Vinícius Sacramento Vilar, Maria José Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação na saúde Docentes Estudantes de medicina Metodologias Ativas de Ensino. |
topic |
Educação na saúde Docentes Estudantes de medicina Metodologias Ativas de Ensino. |
description |
O processo de ensino-aprendizagem vem sendo debatido intensamente devido à velocidade de transformação da sociedade. As `aparecem como uma perspectiva para formação de um estudante proativo, com autonomia, crítico, reflexivo e capaz de realizar transformações sociais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o curso de medicina de uma instituição pública quanto a utilização de MAE´s, além de avaliar sobre o conhecimento dos discentes e docentes quanto ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de medicina de 2014. O estudo foi realizado entre os meses de março a outrubro de 2017, onde foi aplicado um questionário aos docentes e discentes sobre as MAE´s, o PPC e as DCN/2014. Foram realizadas duas avaliações entre os docentes e discentes do curso, sendo uma, antes das capacitações dos docentes e outra após as capacitações. Os dados foram analisados com auxílio do pacote estatístico SPSS 11.0, utilizando o teste qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O conhecimento sobre as MAE´s, o PPC e as DNC/2014 do curso de medicina foram intensificados após as capacitações dos docentes quanto a utilização das MAE´s, tanto na percepção dos discentes quanto dos docentes do curso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075 10.34117/bjdv8n2-204 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11536-1545 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11536-1545 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11536-1545 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583235153920 |