Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damázio, Laila Cristina Moreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Resende, Vinícius Sacramento, Vilar, Maria José Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem vem sendo debatido intensamente devido à velocidade de transformação da sociedade. As `aparecem como uma perspectiva para formação de um estudante proativo, com autonomia, crítico, reflexivo e capaz de realizar transformações sociais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o curso de medicina de uma instituição pública quanto a utilização de MAE´s, além de avaliar sobre o conhecimento dos discentes e docentes quanto ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de medicina de 2014. O estudo foi realizado entre os meses de março a outrubro de 2017, onde foi aplicado um questionário aos docentes e discentes sobre as MAE´s, o PPC e as DCN/2014. Foram realizadas duas avaliações entre os docentes e discentes do curso, sendo uma, antes das capacitações dos docentes e outra após as capacitações. Os dados foram analisados com auxílio do pacote estatístico SPSS 11.0, utilizando o teste qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O conhecimento sobre as MAE´s, o PPC e as DNC/2014 do curso de medicina foram intensificados após as capacitações dos docentes quanto a utilização das MAE´s, tanto na percepção dos discentes quanto dos docentes do curso.
id VERACRUZ-0_00c6a18fff5f8c815294d77013dcd4af
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44075
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institutionEducação na saúdeDocentesEstudantes de medicinaMetodologias Ativas de Ensino.O processo de ensino-aprendizagem vem sendo debatido intensamente devido à velocidade de transformação da sociedade. As `aparecem como uma perspectiva para formação de um estudante proativo, com autonomia, crítico, reflexivo e capaz de realizar transformações sociais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o curso de medicina de uma instituição pública quanto a utilização de MAE´s, além de avaliar sobre o conhecimento dos discentes e docentes quanto ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de medicina de 2014. O estudo foi realizado entre os meses de março a outrubro de 2017, onde foi aplicado um questionário aos docentes e discentes sobre as MAE´s, o PPC e as DCN/2014. Foram realizadas duas avaliações entre os docentes e discentes do curso, sendo uma, antes das capacitações dos docentes e outra após as capacitações. Os dados foram analisados com auxílio do pacote estatístico SPSS 11.0, utilizando o teste qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O conhecimento sobre as MAE´s, o PPC e as DNC/2014 do curso de medicina foram intensificados após as capacitações dos docentes quanto a utilização das MAE´s, tanto na percepção dos discentes quanto dos docentes do curso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4407510.34117/bjdv8n2-204Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11536-1545Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11536-1545Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11536-15452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamázio, Laila Cristina MoreiraResende, Vinícius SacramentoVilar, Maria José Pereira2022-03-02T14:25:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44075Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:34.489282Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
title Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
spellingShingle Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
Damázio, Laila Cristina Moreira
Educação na saúde
Docentes
Estudantes de medicina
Metodologias Ativas de Ensino.
title_short Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
title_full Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
title_fullStr Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
title_full_unstemmed Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
title_sort Análise situacional quanto à utilização de metodologias ativas de ensino em um curso de medicina de uma instituição pública / Situational analysis regarding the use of active teaching methodologies in a medical course at a public institution
author Damázio, Laila Cristina Moreira
author_facet Damázio, Laila Cristina Moreira
Resende, Vinícius Sacramento
Vilar, Maria José Pereira
author_role author
author2 Resende, Vinícius Sacramento
Vilar, Maria José Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damázio, Laila Cristina Moreira
Resende, Vinícius Sacramento
Vilar, Maria José Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação na saúde
Docentes
Estudantes de medicina
Metodologias Ativas de Ensino.
topic Educação na saúde
Docentes
Estudantes de medicina
Metodologias Ativas de Ensino.
description O processo de ensino-aprendizagem vem sendo debatido intensamente devido à velocidade de transformação da sociedade. As `aparecem como uma perspectiva para formação de um estudante proativo, com autonomia, crítico, reflexivo e capaz de realizar transformações sociais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o curso de medicina de uma instituição pública quanto a utilização de MAE´s, além de avaliar sobre o conhecimento dos discentes e docentes quanto ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de medicina de 2014. O estudo foi realizado entre os meses de março a outrubro de 2017, onde foi aplicado um questionário aos docentes e discentes sobre as MAE´s, o PPC e as DCN/2014. Foram realizadas duas avaliações entre os docentes e discentes do curso, sendo uma, antes das capacitações dos docentes e outra após as capacitações. Os dados foram analisados com auxílio do pacote estatístico SPSS 11.0, utilizando o teste qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O conhecimento sobre as MAE´s, o PPC e as DNC/2014 do curso de medicina foram intensificados após as capacitações dos docentes quanto a utilização das MAE´s, tanto na percepção dos discentes quanto dos docentes do curso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075
10.34117/bjdv8n2-204
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44075/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11536-1545
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11536-1545
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11536-1545
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645583235153920