Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980 |
Resumo: | Os estudos acerca da Educação Física na escola requerem bastante reflexões e ações que permitam um avanço para área, principalmente no tocante às práticas pedagógicas, currículos e conteúdos. Para tanto, a proposta deste trabalho é investigar, a partir das opiniões dos professores de Educação Física do Ensino Médio, quais são os conteúdos mais difundidos no ensino médio das escolas da cidade de Passos – Minas Gerais. Para além da discussão acerca da legalidade, a Educação Física necessita compreender e buscar sua legitimidade no contexto escolar, não somente se apoiando na lei de diretrizes e bases da educação. A discussão sobre legitimidade está pautada na investigação acerca da proposta de organização curricular para a Educação Física, principalmente no que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois concordamos com Kunz (1994, p. 143) quando nos diz que “a organização de um programa mínimo para a Educação Física deverá pelos menos conseguir pôr fim à nossa bagunça interna enquanto disciplina escolar”. Na busca desse conteúdo mínimo para a Educação Física, vários documentos nacionais e estaduais foram propostos, bem como organizações didáticas que foram construídas por autores que pesquisam sobre essa temática. Segundo a natureza dos dados, essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois se centra na descrição, na análise e na interpretação das informações recolhidas durante o processo investigatório, procurando entendê-las de forma contextualizada. Isso significa que, nas pesquisas de corte qualitativo, não há preocupação em generalizar os achados (NEGRINE, 1999). A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Passos em Minas Gerais. A cidade possui 15 escolas sendo 10 públicas e 5 privadas, totalizando 25 professores. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Moreira, Porto e Simões (2005) que estabelece a técnica de elaboração e a análise de unidades de significado. Os autores embasaram essa técnica em duas outras propostas já consagradas. Uma é a adaptação da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa mencionada por Bardin (1977), e a outra abordagem é a da Análise do Fenômeno Situado, estruturada por Giorgi (1978) e Martins e Bicudo (1989). Em linhas gerais, os resultados encontrados reproduzem as modalidades esportivas coletivas mais conhecidas e consolidadas, porém, o que causa preocupação é o ensino exclusivamente da técnica, pautado na prática pela prática. Uma solução para tentar superar essa situação incomoda é trabalhar com planejamento participativo, no qual os alunos tenham vez e voz, possam opinar e contribuir para a melhoria do ensino da educação física na escola. Os professores atribuem a falta de diversificação dos conteúdos ao fato dos discentes serem resistente à novas práticas corporais, querendo ficar sentados ou jogando o culturalmente determinado, futebol. Porém, é vasto na literatura, que quando o aluno é ouvido e compreendido, o processo de ensino e de aprendizado se torna horizontal, proporcionando uma situação de conscientização e humanização dos alunos, contribuindo significativamente para a formação de um sujeito crítico, autônomo e emancipado. |
id |
VERACRUZ-0_00e539b3ecb7b766380686920d5f0317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35980 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectivesEducação Física escolarEnsino MédioConteúdos.Os estudos acerca da Educação Física na escola requerem bastante reflexões e ações que permitam um avanço para área, principalmente no tocante às práticas pedagógicas, currículos e conteúdos. Para tanto, a proposta deste trabalho é investigar, a partir das opiniões dos professores de Educação Física do Ensino Médio, quais são os conteúdos mais difundidos no ensino médio das escolas da cidade de Passos – Minas Gerais. Para além da discussão acerca da legalidade, a Educação Física necessita compreender e buscar sua legitimidade no contexto escolar, não somente se apoiando na lei de diretrizes e bases da educação. A discussão sobre legitimidade está pautada na investigação acerca da proposta de organização curricular para a Educação Física, principalmente no que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois concordamos com Kunz (1994, p. 143) quando nos diz que “a organização de um programa mínimo para a Educação Física deverá pelos menos conseguir pôr fim à nossa bagunça interna enquanto disciplina escolar”. Na busca desse conteúdo mínimo para a Educação Física, vários documentos nacionais e estaduais foram propostos, bem como organizações didáticas que foram construídas por autores que pesquisam sobre essa temática. Segundo a natureza dos dados, essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois se centra na descrição, na análise e na interpretação das informações recolhidas durante o processo investigatório, procurando entendê-las de forma contextualizada. Isso significa que, nas pesquisas de corte qualitativo, não há preocupação em generalizar os achados (NEGRINE, 1999). A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Passos em Minas Gerais. A cidade possui 15 escolas sendo 10 públicas e 5 privadas, totalizando 25 professores. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Moreira, Porto e Simões (2005) que estabelece a técnica de elaboração e a análise de unidades de significado. Os autores embasaram essa técnica em duas outras propostas já consagradas. Uma é a adaptação da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa mencionada por Bardin (1977), e a outra abordagem é a da Análise do Fenômeno Situado, estruturada por Giorgi (1978) e Martins e Bicudo (1989). Em linhas gerais, os resultados encontrados reproduzem as modalidades esportivas coletivas mais conhecidas e consolidadas, porém, o que causa preocupação é o ensino exclusivamente da técnica, pautado na prática pela prática. Uma solução para tentar superar essa situação incomoda é trabalhar com planejamento participativo, no qual os alunos tenham vez e voz, possam opinar e contribuir para a melhoria do ensino da educação física na escola. Os professores atribuem a falta de diversificação dos conteúdos ao fato dos discentes serem resistente à novas práticas corporais, querendo ficar sentados ou jogando o culturalmente determinado, futebol. Porém, é vasto na literatura, que quando o aluno é ouvido e compreendido, o processo de ensino e de aprendizado se torna horizontal, proporcionando uma situação de conscientização e humanização dos alunos, contribuindo significativamente para a formação de um sujeito crítico, autônomo e emancipado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3598010.34117/bjdv7n9-238Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89778-89796Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89778-89796Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89778-897962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessZaghi, Flavio HenriqueZanotto, LuanaAlves, Fernando Donizete2022-06-02T12:31:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35980Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:41.346572Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives |
title |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives |
spellingShingle |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives Zaghi, Flavio Henrique Educação Física escolar Ensino Médio Conteúdos. |
title_short |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives |
title_full |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives |
title_fullStr |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives |
title_sort |
Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives |
author |
Zaghi, Flavio Henrique |
author_facet |
Zaghi, Flavio Henrique Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete |
author_role |
author |
author2 |
Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaghi, Flavio Henrique Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Ensino Médio Conteúdos. |
topic |
Educação Física escolar Ensino Médio Conteúdos. |
description |
Os estudos acerca da Educação Física na escola requerem bastante reflexões e ações que permitam um avanço para área, principalmente no tocante às práticas pedagógicas, currículos e conteúdos. Para tanto, a proposta deste trabalho é investigar, a partir das opiniões dos professores de Educação Física do Ensino Médio, quais são os conteúdos mais difundidos no ensino médio das escolas da cidade de Passos – Minas Gerais. Para além da discussão acerca da legalidade, a Educação Física necessita compreender e buscar sua legitimidade no contexto escolar, não somente se apoiando na lei de diretrizes e bases da educação. A discussão sobre legitimidade está pautada na investigação acerca da proposta de organização curricular para a Educação Física, principalmente no que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois concordamos com Kunz (1994, p. 143) quando nos diz que “a organização de um programa mínimo para a Educação Física deverá pelos menos conseguir pôr fim à nossa bagunça interna enquanto disciplina escolar”. Na busca desse conteúdo mínimo para a Educação Física, vários documentos nacionais e estaduais foram propostos, bem como organizações didáticas que foram construídas por autores que pesquisam sobre essa temática. Segundo a natureza dos dados, essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois se centra na descrição, na análise e na interpretação das informações recolhidas durante o processo investigatório, procurando entendê-las de forma contextualizada. Isso significa que, nas pesquisas de corte qualitativo, não há preocupação em generalizar os achados (NEGRINE, 1999). A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Passos em Minas Gerais. A cidade possui 15 escolas sendo 10 públicas e 5 privadas, totalizando 25 professores. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Moreira, Porto e Simões (2005) que estabelece a técnica de elaboração e a análise de unidades de significado. Os autores embasaram essa técnica em duas outras propostas já consagradas. Uma é a adaptação da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa mencionada por Bardin (1977), e a outra abordagem é a da Análise do Fenômeno Situado, estruturada por Giorgi (1978) e Martins e Bicudo (1989). Em linhas gerais, os resultados encontrados reproduzem as modalidades esportivas coletivas mais conhecidas e consolidadas, porém, o que causa preocupação é o ensino exclusivamente da técnica, pautado na prática pela prática. Uma solução para tentar superar essa situação incomoda é trabalhar com planejamento participativo, no qual os alunos tenham vez e voz, possam opinar e contribuir para a melhoria do ensino da educação física na escola. Os professores atribuem a falta de diversificação dos conteúdos ao fato dos discentes serem resistente à novas práticas corporais, querendo ficar sentados ou jogando o culturalmente determinado, futebol. Porém, é vasto na literatura, que quando o aluno é ouvido e compreendido, o processo de ensino e de aprendizado se torna horizontal, proporcionando uma situação de conscientização e humanização dos alunos, contribuindo significativamente para a formação de um sujeito crítico, autônomo e emancipado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980 10.34117/bjdv7n9-238 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89778-89796 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89778-89796 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89778-89796 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645557636268032 |