Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaghi, Flavio Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zanotto, Luana, Alves, Fernando Donizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980
Resumo: Os estudos acerca da Educação Física na escola requerem bastante reflexões e ações que permitam um avanço para área, principalmente no tocante às práticas pedagógicas, currículos e conteúdos. Para tanto, a proposta deste trabalho é investigar, a partir das opiniões dos professores de Educação Física do Ensino Médio, quais são os conteúdos mais difundidos no ensino médio das escolas da cidade de Passos – Minas Gerais. Para além da discussão acerca da legalidade, a Educação Física necessita compreender e buscar sua legitimidade no contexto escolar, não somente se apoiando na lei de diretrizes e bases da educação. A discussão sobre legitimidade está pautada na investigação acerca da proposta de organização curricular para a Educação Física, principalmente no que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois concordamos com Kunz (1994, p. 143) quando nos diz que “a organização de um programa mínimo para a Educação Física deverá pelos menos conseguir pôr fim à nossa bagunça interna enquanto disciplina escolar”. Na busca desse conteúdo mínimo para a Educação Física, vários documentos nacionais e estaduais foram propostos, bem como organizações didáticas que foram construídas por autores que pesquisam sobre essa temática. Segundo a natureza dos dados, essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois se centra na descrição, na análise e na interpretação das informações recolhidas durante o processo investigatório, procurando entendê-las de forma contextualizada. Isso significa que, nas pesquisas de corte qualitativo, não há preocupação em generalizar os achados (NEGRINE, 1999). A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Passos em Minas Gerais. A cidade possui 15 escolas sendo 10 públicas e 5 privadas, totalizando 25 professores. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Moreira, Porto e Simões (2005) que estabelece a técnica de elaboração e a análise de unidades de significado. Os autores embasaram essa técnica em duas outras propostas já consagradas. Uma é a adaptação da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa mencionada por Bardin (1977), e a outra abordagem é a da Análise do Fenômeno Situado, estruturada por Giorgi (1978) e Martins e Bicudo (1989). Em linhas gerais, os resultados encontrados reproduzem as modalidades esportivas coletivas mais conhecidas e consolidadas, porém, o que causa preocupação é o ensino exclusivamente da técnica, pautado na prática pela prática. Uma solução para tentar superar essa situação incomoda é trabalhar com planejamento participativo, no qual os alunos tenham vez e voz, possam opinar e contribuir para a melhoria do ensino da educação física na escola. Os professores atribuem a falta de diversificação dos conteúdos ao fato dos discentes serem resistente à novas práticas corporais, querendo ficar sentados ou jogando o culturalmente determinado, futebol. Porém, é vasto na literatura, que quando o aluno é ouvido e compreendido, o processo de ensino e de aprendizado se torna horizontal, proporcionando uma situação de conscientização e humanização dos alunos, contribuindo significativamente para a formação de um sujeito crítico, autônomo e emancipado.
id VERACRUZ-0_00e539b3ecb7b766380686920d5f0317
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35980
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectivesEducação Física escolarEnsino MédioConteúdos.Os estudos acerca da Educação Física na escola requerem bastante reflexões e ações que permitam um avanço para área, principalmente no tocante às práticas pedagógicas, currículos e conteúdos. Para tanto, a proposta deste trabalho é investigar, a partir das opiniões dos professores de Educação Física do Ensino Médio, quais são os conteúdos mais difundidos no ensino médio das escolas da cidade de Passos – Minas Gerais. Para além da discussão acerca da legalidade, a Educação Física necessita compreender e buscar sua legitimidade no contexto escolar, não somente se apoiando na lei de diretrizes e bases da educação. A discussão sobre legitimidade está pautada na investigação acerca da proposta de organização curricular para a Educação Física, principalmente no que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois concordamos com Kunz (1994, p. 143) quando nos diz que “a organização de um programa mínimo para a Educação Física deverá pelos menos conseguir pôr fim à nossa bagunça interna enquanto disciplina escolar”. Na busca desse conteúdo mínimo para a Educação Física, vários documentos nacionais e estaduais foram propostos, bem como organizações didáticas que foram construídas por autores que pesquisam sobre essa temática. Segundo a natureza dos dados, essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois se centra na descrição, na análise e na interpretação das informações recolhidas durante o processo investigatório, procurando entendê-las de forma contextualizada. Isso significa que, nas pesquisas de corte qualitativo, não há preocupação em generalizar os achados (NEGRINE, 1999). A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Passos em Minas Gerais. A cidade possui 15 escolas sendo 10 públicas e 5 privadas, totalizando 25 professores. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Moreira, Porto e Simões (2005) que estabelece a técnica de elaboração e a análise de unidades de significado. Os autores embasaram essa técnica em duas outras propostas já consagradas. Uma é a adaptação da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa mencionada por Bardin (1977), e a outra abordagem é a da Análise do Fenômeno Situado, estruturada por Giorgi (1978) e Martins e Bicudo (1989). Em linhas gerais, os resultados encontrados reproduzem as modalidades esportivas coletivas mais conhecidas e consolidadas, porém, o que causa preocupação é o ensino exclusivamente da técnica, pautado na prática pela prática. Uma solução para tentar superar essa situação incomoda é trabalhar com planejamento participativo, no qual os alunos tenham vez e voz, possam opinar e contribuir para a melhoria do ensino da educação física na escola. Os professores atribuem a falta de diversificação dos conteúdos ao fato dos discentes serem resistente à novas práticas corporais, querendo ficar sentados ou jogando o culturalmente determinado, futebol. Porém, é vasto na literatura, que quando o aluno é ouvido e compreendido, o processo de ensino e de aprendizado se torna horizontal, proporcionando uma situação de conscientização e humanização dos alunos, contribuindo significativamente para a formação de um sujeito crítico, autônomo e emancipado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3598010.34117/bjdv7n9-238Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89778-89796Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89778-89796Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89778-897962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessZaghi, Flavio HenriqueZanotto, LuanaAlves, Fernando Donizete2022-06-02T12:31:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35980Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:41.346572Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
title Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
spellingShingle Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
Zaghi, Flavio Henrique
Educação Física escolar
Ensino Médio
Conteúdos.
title_short Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
title_full Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
title_fullStr Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
title_full_unstemmed Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
title_sort Educação física escolar no ensino médio: realidades e perspectivas / School physical education in high school: realities and perspectives
author Zaghi, Flavio Henrique
author_facet Zaghi, Flavio Henrique
Zanotto, Luana
Alves, Fernando Donizete
author_role author
author2 Zanotto, Luana
Alves, Fernando Donizete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaghi, Flavio Henrique
Zanotto, Luana
Alves, Fernando Donizete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Ensino Médio
Conteúdos.
topic Educação Física escolar
Ensino Médio
Conteúdos.
description Os estudos acerca da Educação Física na escola requerem bastante reflexões e ações que permitam um avanço para área, principalmente no tocante às práticas pedagógicas, currículos e conteúdos. Para tanto, a proposta deste trabalho é investigar, a partir das opiniões dos professores de Educação Física do Ensino Médio, quais são os conteúdos mais difundidos no ensino médio das escolas da cidade de Passos – Minas Gerais. Para além da discussão acerca da legalidade, a Educação Física necessita compreender e buscar sua legitimidade no contexto escolar, não somente se apoiando na lei de diretrizes e bases da educação. A discussão sobre legitimidade está pautada na investigação acerca da proposta de organização curricular para a Educação Física, principalmente no que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pois concordamos com Kunz (1994, p. 143) quando nos diz que “a organização de um programa mínimo para a Educação Física deverá pelos menos conseguir pôr fim à nossa bagunça interna enquanto disciplina escolar”. Na busca desse conteúdo mínimo para a Educação Física, vários documentos nacionais e estaduais foram propostos, bem como organizações didáticas que foram construídas por autores que pesquisam sobre essa temática. Segundo a natureza dos dados, essa pesquisa é de cunho qualitativo, pois se centra na descrição, na análise e na interpretação das informações recolhidas durante o processo investigatório, procurando entendê-las de forma contextualizada. Isso significa que, nas pesquisas de corte qualitativo, não há preocupação em generalizar os achados (NEGRINE, 1999). A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Passos em Minas Gerais. A cidade possui 15 escolas sendo 10 públicas e 5 privadas, totalizando 25 professores. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Moreira, Porto e Simões (2005) que estabelece a técnica de elaboração e a análise de unidades de significado. Os autores embasaram essa técnica em duas outras propostas já consagradas. Uma é a adaptação da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa mencionada por Bardin (1977), e a outra abordagem é a da Análise do Fenômeno Situado, estruturada por Giorgi (1978) e Martins e Bicudo (1989). Em linhas gerais, os resultados encontrados reproduzem as modalidades esportivas coletivas mais conhecidas e consolidadas, porém, o que causa preocupação é o ensino exclusivamente da técnica, pautado na prática pela prática. Uma solução para tentar superar essa situação incomoda é trabalhar com planejamento participativo, no qual os alunos tenham vez e voz, possam opinar e contribuir para a melhoria do ensino da educação física na escola. Os professores atribuem a falta de diversificação dos conteúdos ao fato dos discentes serem resistente à novas práticas corporais, querendo ficar sentados ou jogando o culturalmente determinado, futebol. Porém, é vasto na literatura, que quando o aluno é ouvido e compreendido, o processo de ensino e de aprendizado se torna horizontal, proporcionando uma situação de conscientização e humanização dos alunos, contribuindo significativamente para a formação de um sujeito crítico, autônomo e emancipado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980
10.34117/bjdv7n9-238
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35980/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89778-89796
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89778-89796
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89778-89796
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645557636268032