Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diógenes Almeida da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Florisvaldo Silva, Rocha, Katiúscia Ramos Alves, Borges, Sergio Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22217
Resumo: A prática do Plano de Estudo (PE) é realizada no desenrolar de uma ação pedagógica. Busca-se por meio da prática dos passos do instrumento pedagógico (PE) uma mudança na organização social. O objetivo geral da ação pedagógica foi de sensibilizar os(as) jovens do 2º ano B da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A”, Japoatã – Sergipe, sobre questões ambientais. A metodologia apresentou prática pedagógica com música e dois vídeos abordando questões ambientais. Houve a Construção do Chapéu e questões do (PE); Tutoria; Colocação em comum; Síntese da Colocação em comum; Planejamento da aula de química a partir da síntese; Planejamento da Atividade de Retorno; Tutoria da Atividade de Retorno e Colocação em Comum da Atividade de Retorno. Nos resultados e discussão foi analisado a Atividade de Retorno. Nesta vivência, observou-se um propício ambiente de descontrução e construção da cidadania, e em especial, sensíveis às questões ambientais.
id VERACRUZ-0_02232288c9cc0f53b90aba219183ca91
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22217
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"Pedagogia da AlternânciaAulas de QuímicaAtividade de Retorno.A prática do Plano de Estudo (PE) é realizada no desenrolar de uma ação pedagógica. Busca-se por meio da prática dos passos do instrumento pedagógico (PE) uma mudança na organização social. O objetivo geral da ação pedagógica foi de sensibilizar os(as) jovens do 2º ano B da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A”, Japoatã – Sergipe, sobre questões ambientais. A metodologia apresentou prática pedagógica com música e dois vídeos abordando questões ambientais. Houve a Construção do Chapéu e questões do (PE); Tutoria; Colocação em comum; Síntese da Colocação em comum; Planejamento da aula de química a partir da síntese; Planejamento da Atividade de Retorno; Tutoria da Atividade de Retorno e Colocação em Comum da Atividade de Retorno. Nos resultados e discussão foi analisado a Atividade de Retorno. Nesta vivência, observou-se um propício ambiente de descontrução e construção da cidadania, e em especial, sensíveis às questões ambientais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2221710.34117/bjdv6n12-652Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 102332-102343Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 102332-102343Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 102332-1023432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22217/17735Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Diógenes Almeida daRocha, Florisvaldo SilvaRocha, Katiúscia Ramos AlvesBorges, Sergio Cardoso2021-06-07T20:46:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22217Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:17.616402Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
title Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
spellingShingle Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
Silva, Diógenes Almeida da
Pedagogia da Alternância
Aulas de Química
Atividade de Retorno.
title_short Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
title_full Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
title_fullStr Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
title_full_unstemmed Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
title_sort Escola família agrícola de Ladeirinhas “a” (EFAL): prática do plano de estudo (PE) – “terra, água fonte de vida/conservação e preservação do meio ambiente” / Ladeirinhas "a" agricultural family school (EFAL): study plan practice (PE) - "land, water source of life/conservation and preservation of the environment"
author Silva, Diógenes Almeida da
author_facet Silva, Diógenes Almeida da
Rocha, Florisvaldo Silva
Rocha, Katiúscia Ramos Alves
Borges, Sergio Cardoso
author_role author
author2 Rocha, Florisvaldo Silva
Rocha, Katiúscia Ramos Alves
Borges, Sergio Cardoso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diógenes Almeida da
Rocha, Florisvaldo Silva
Rocha, Katiúscia Ramos Alves
Borges, Sergio Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Alternância
Aulas de Química
Atividade de Retorno.
topic Pedagogia da Alternância
Aulas de Química
Atividade de Retorno.
description A prática do Plano de Estudo (PE) é realizada no desenrolar de uma ação pedagógica. Busca-se por meio da prática dos passos do instrumento pedagógico (PE) uma mudança na organização social. O objetivo geral da ação pedagógica foi de sensibilizar os(as) jovens do 2º ano B da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A”, Japoatã – Sergipe, sobre questões ambientais. A metodologia apresentou prática pedagógica com música e dois vídeos abordando questões ambientais. Houve a Construção do Chapéu e questões do (PE); Tutoria; Colocação em comum; Síntese da Colocação em comum; Planejamento da aula de química a partir da síntese; Planejamento da Atividade de Retorno; Tutoria da Atividade de Retorno e Colocação em Comum da Atividade de Retorno. Nos resultados e discussão foi analisado a Atividade de Retorno. Nesta vivência, observou-se um propício ambiente de descontrução e construção da cidadania, e em especial, sensíveis às questões ambientais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22217
10.34117/bjdv6n12-652
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22217
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22217/17735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 102332-102343
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 102332-102343
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 102332-102343
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645501652795392