Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mann, Cléo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Mireile Pacheco França, Saheb, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n11-443
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40118
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo pesquisas acadêmicas que versem sobre complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia. Para seu desenvolvimento, amparou-se em uma investigação metodológica do tipo estado da arte fundamentada nos pressupostos teóricos de VOSGERAU E ROMANOVSKI (2016), como parte da pesquisa exploratória, permitindo aprofundamento sobre o tema, a partir de pesquisas já realizadas com o intuito de mapear estudos que abordem a junção desses, para análise de dados as premissas teóricas de MINAYO (2014). Desse modo, nossos dados foram extraídos a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, não delimitou um marcador temporal, portanto todas as pesquisas cadastradas foram objeto de análise dentro do corpus delimitado. Os principais resultados apontam que há uma carência de investigações sobre essa tríade temática, já que há apenas 10 trabalhos sobre o referido assunto. Evidencia-se que as concepções de complexidade e transdisciplinaridade, aparecem imbricadas nos trabalhos analisados, comprovando que mais do que uma teoria é uma forma de pensar e agir no mundo, em um caminhar constante. 
id VERACRUZ-0_030647cd504f819c583102a66a3cf4ce
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40118
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researchesEstado do ConhecimentoComplexidadeTransdisciplinaridade e Pedagogia.Este artigo tem como objeto de estudo pesquisas acadêmicas que versem sobre complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia. Para seu desenvolvimento, amparou-se em uma investigação metodológica do tipo estado da arte fundamentada nos pressupostos teóricos de VOSGERAU E ROMANOVSKI (2016), como parte da pesquisa exploratória, permitindo aprofundamento sobre o tema, a partir de pesquisas já realizadas com o intuito de mapear estudos que abordem a junção desses, para análise de dados as premissas teóricas de MINAYO (2014). Desse modo, nossos dados foram extraídos a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, não delimitou um marcador temporal, portanto todas as pesquisas cadastradas foram objeto de análise dentro do corpus delimitado. Os principais resultados apontam que há uma carência de investigações sobre essa tríade temática, já que há apenas 10 trabalhos sobre o referido assunto. Evidencia-se que as concepções de complexidade e transdisciplinaridade, aparecem imbricadas nos trabalhos analisados, comprovando que mais do que uma teoria é uma forma de pensar e agir no mundo, em um caminhar constante. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4011810.34117/bjdv7n11-443Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 108185-108200Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 108185-108200Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 108185-1082002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40118/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMann, CléoCosta, Mireile Pacheco FrançaSaheb, Daniele2021-12-01T11:17:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:55.323128Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
title Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
spellingShingle Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
Mann, Cléo
Estado do Conhecimento
Complexidade
Transdisciplinaridade e Pedagogia.
Mann, Cléo
Estado do Conhecimento
Complexidade
Transdisciplinaridade e Pedagogia.
title_short Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
title_full Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
title_fullStr Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
title_full_unstemmed Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
title_sort Complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia: Um panorama das pesquisas brasileiras / Complexity, transdisciplinarity and pedagogy: An overview of brazilian researches
author Mann, Cléo
author_facet Mann, Cléo
Mann, Cléo
Costa, Mireile Pacheco França
Saheb, Daniele
Costa, Mireile Pacheco França
Saheb, Daniele
author_role author
author2 Costa, Mireile Pacheco França
Saheb, Daniele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mann, Cléo
Costa, Mireile Pacheco França
Saheb, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv Estado do Conhecimento
Complexidade
Transdisciplinaridade e Pedagogia.
topic Estado do Conhecimento
Complexidade
Transdisciplinaridade e Pedagogia.
description Este artigo tem como objeto de estudo pesquisas acadêmicas que versem sobre complexidade, transdisciplinaridade e pedagogia. Para seu desenvolvimento, amparou-se em uma investigação metodológica do tipo estado da arte fundamentada nos pressupostos teóricos de VOSGERAU E ROMANOVSKI (2016), como parte da pesquisa exploratória, permitindo aprofundamento sobre o tema, a partir de pesquisas já realizadas com o intuito de mapear estudos que abordem a junção desses, para análise de dados as premissas teóricas de MINAYO (2014). Desse modo, nossos dados foram extraídos a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, não delimitou um marcador temporal, portanto todas as pesquisas cadastradas foram objeto de análise dentro do corpus delimitado. Os principais resultados apontam que há uma carência de investigações sobre essa tríade temática, já que há apenas 10 trabalhos sobre o referido assunto. Evidencia-se que as concepções de complexidade e transdisciplinaridade, aparecem imbricadas nos trabalhos analisados, comprovando que mais do que uma teoria é uma forma de pensar e agir no mundo, em um caminhar constante. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40118
10.34117/bjdv7n11-443
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40118
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40118/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 108185-108200
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 108185-108200
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 108185-108200
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183797095923712
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n11-443