A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746 |
Resumo: | RESUMONesse trabalho pretende-se identificar as ações comunicativas presentes em uma tarefa exploratória-investigativa que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das representações dos números racionais na reta numérica. Tivemos como aporte teórico para o desenvolvimento dessa proposta de ensino, autores como: Vieira (2015); Ponte (2014; 2003); Menezes, Ferreira e Guerreiro (2014); Monteiro (2013); Pinheiro (2013); Alro e Skovsmose (2010); Menezes (1999); Machado e Lacerda (2020), dentre outros. A tarefa exploratória-investigativa proporcionou aos alunos um momento de reflexão e discussões sobre a divisão e suas representações na reta numérica. A comunicação matemática explorada mediante a tarefa exploratório-investigativo propôs aos alunos a exporem suas ideias, questionamentos, validação de seus processos de resoluções perante a turma. Os dados coletados e analisados mostraram que as ações comunicativas contribuem para o ensino e aprendizagem, pois, além de possibilitar uma interação entre professor-aluno e aluno-aluno, estes expõem seus resultados e os defendem. |
id |
VERACRUZ-0_031b6df0de5dbee36a513005954fc26b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14746 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classesComunicação matemáticaTarefa exploratória-investigativaReta numérica.RESUMONesse trabalho pretende-se identificar as ações comunicativas presentes em uma tarefa exploratória-investigativa que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das representações dos números racionais na reta numérica. Tivemos como aporte teórico para o desenvolvimento dessa proposta de ensino, autores como: Vieira (2015); Ponte (2014; 2003); Menezes, Ferreira e Guerreiro (2014); Monteiro (2013); Pinheiro (2013); Alro e Skovsmose (2010); Menezes (1999); Machado e Lacerda (2020), dentre outros. A tarefa exploratória-investigativa proporcionou aos alunos um momento de reflexão e discussões sobre a divisão e suas representações na reta numérica. A comunicação matemática explorada mediante a tarefa exploratório-investigativo propôs aos alunos a exporem suas ideias, questionamentos, validação de seus processos de resoluções perante a turma. Os dados coletados e analisados mostraram que as ações comunicativas contribuem para o ensino e aprendizagem, pois, além de possibilitar uma interação entre professor-aluno e aluno-aluno, estes expõem seus resultados e os defendem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1474610.34117/bjdv6n8-169Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56521-56534Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56521-56534Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56521-565342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746/12205Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Benedito Edson CardosoLacerda, Alan GonçalvesFerreira, Robson dos Santosda Rocha, Adriano Aparecido Soares2021-02-18T19:52:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14746Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:45.950252Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes |
title |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes |
spellingShingle |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes Machado, Benedito Edson Cardoso Comunicação matemática Tarefa exploratória-investigativa Reta numérica. |
title_short |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes |
title_full |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes |
title_fullStr |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes |
title_full_unstemmed |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes |
title_sort |
A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes |
author |
Machado, Benedito Edson Cardoso |
author_facet |
Machado, Benedito Edson Cardoso Lacerda, Alan Gonçalves Ferreira, Robson dos Santos da Rocha, Adriano Aparecido Soares |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Alan Gonçalves Ferreira, Robson dos Santos da Rocha, Adriano Aparecido Soares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Benedito Edson Cardoso Lacerda, Alan Gonçalves Ferreira, Robson dos Santos da Rocha, Adriano Aparecido Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação matemática Tarefa exploratória-investigativa Reta numérica. |
topic |
Comunicação matemática Tarefa exploratória-investigativa Reta numérica. |
description |
RESUMONesse trabalho pretende-se identificar as ações comunicativas presentes em uma tarefa exploratória-investigativa que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das representações dos números racionais na reta numérica. Tivemos como aporte teórico para o desenvolvimento dessa proposta de ensino, autores como: Vieira (2015); Ponte (2014; 2003); Menezes, Ferreira e Guerreiro (2014); Monteiro (2013); Pinheiro (2013); Alro e Skovsmose (2010); Menezes (1999); Machado e Lacerda (2020), dentre outros. A tarefa exploratória-investigativa proporcionou aos alunos um momento de reflexão e discussões sobre a divisão e suas representações na reta numérica. A comunicação matemática explorada mediante a tarefa exploratório-investigativo propôs aos alunos a exporem suas ideias, questionamentos, validação de seus processos de resoluções perante a turma. Os dados coletados e analisados mostraram que as ações comunicativas contribuem para o ensino e aprendizagem, pois, além de possibilitar uma interação entre professor-aluno e aluno-aluno, estes expõem seus resultados e os defendem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746 10.34117/bjdv6n8-169 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746/12205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56521-56534 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56521-56534 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56521-56534 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645470460805120 |