A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Benedito Edson Cardoso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lacerda, Alan Gonçalves, Ferreira, Robson dos Santos, da Rocha, Adriano Aparecido Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746
Resumo: RESUMONesse trabalho pretende-se identificar as ações comunicativas presentes em uma tarefa exploratória-investigativa que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das representações dos números racionais na reta numérica. Tivemos como aporte teórico para o desenvolvimento dessa proposta de ensino, autores como: Vieira (2015); Ponte (2014; 2003); Menezes, Ferreira e Guerreiro (2014); Monteiro (2013); Pinheiro (2013); Alro e Skovsmose (2010); Menezes (1999); Machado e Lacerda (2020), dentre outros. A tarefa exploratória-investigativa proporcionou aos alunos um momento de reflexão e discussões sobre a divisão e suas representações na reta numérica. A comunicação matemática explorada mediante a tarefa exploratório-investigativo propôs aos alunos a exporem suas ideias, questionamentos, validação de seus processos de resoluções perante a turma. Os dados coletados e analisados mostraram que as ações comunicativas contribuem para o ensino e aprendizagem, pois, além de possibilitar uma interação entre professor-aluno e aluno-aluno, estes expõem seus resultados e os defendem. 
id VERACRUZ-0_031b6df0de5dbee36a513005954fc26b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14746
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classesComunicação matemáticaTarefa exploratória-investigativaReta numérica.RESUMONesse trabalho pretende-se identificar as ações comunicativas presentes em uma tarefa exploratória-investigativa que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das representações dos números racionais na reta numérica. Tivemos como aporte teórico para o desenvolvimento dessa proposta de ensino, autores como: Vieira (2015); Ponte (2014; 2003); Menezes, Ferreira e Guerreiro (2014); Monteiro (2013); Pinheiro (2013); Alro e Skovsmose (2010); Menezes (1999); Machado e Lacerda (2020), dentre outros. A tarefa exploratória-investigativa proporcionou aos alunos um momento de reflexão e discussões sobre a divisão e suas representações na reta numérica. A comunicação matemática explorada mediante a tarefa exploratório-investigativo propôs aos alunos a exporem suas ideias, questionamentos, validação de seus processos de resoluções perante a turma. Os dados coletados e analisados mostraram que as ações comunicativas contribuem para o ensino e aprendizagem, pois, além de possibilitar uma interação entre professor-aluno e aluno-aluno, estes expõem seus resultados e os defendem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1474610.34117/bjdv6n8-169Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56521-56534Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56521-56534Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56521-565342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746/12205Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Benedito Edson CardosoLacerda, Alan GonçalvesFerreira, Robson dos Santosda Rocha, Adriano Aparecido Soares2021-02-18T19:52:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14746Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:45.950252Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
title A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
spellingShingle A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
Machado, Benedito Edson Cardoso
Comunicação matemática
Tarefa exploratória-investigativa
Reta numérica.
title_short A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
title_full A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
title_fullStr A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
title_full_unstemmed A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
title_sort A formulação de perguntas para a promoção da comunicação nas aulas de matemática / Formulation of questions to promote communication in mathematics classes
author Machado, Benedito Edson Cardoso
author_facet Machado, Benedito Edson Cardoso
Lacerda, Alan Gonçalves
Ferreira, Robson dos Santos
da Rocha, Adriano Aparecido Soares
author_role author
author2 Lacerda, Alan Gonçalves
Ferreira, Robson dos Santos
da Rocha, Adriano Aparecido Soares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Benedito Edson Cardoso
Lacerda, Alan Gonçalves
Ferreira, Robson dos Santos
da Rocha, Adriano Aparecido Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Tarefa exploratória-investigativa
Reta numérica.
topic Comunicação matemática
Tarefa exploratória-investigativa
Reta numérica.
description RESUMONesse trabalho pretende-se identificar as ações comunicativas presentes em uma tarefa exploratória-investigativa que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das representações dos números racionais na reta numérica. Tivemos como aporte teórico para o desenvolvimento dessa proposta de ensino, autores como: Vieira (2015); Ponte (2014; 2003); Menezes, Ferreira e Guerreiro (2014); Monteiro (2013); Pinheiro (2013); Alro e Skovsmose (2010); Menezes (1999); Machado e Lacerda (2020), dentre outros. A tarefa exploratória-investigativa proporcionou aos alunos um momento de reflexão e discussões sobre a divisão e suas representações na reta numérica. A comunicação matemática explorada mediante a tarefa exploratório-investigativo propôs aos alunos a exporem suas ideias, questionamentos, validação de seus processos de resoluções perante a turma. Os dados coletados e analisados mostraram que as ações comunicativas contribuem para o ensino e aprendizagem, pois, além de possibilitar uma interação entre professor-aluno e aluno-aluno, estes expõem seus resultados e os defendem. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746
10.34117/bjdv6n8-169
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14746/12205
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56521-56534
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56521-56534
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56521-56534
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645470460805120