Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Salatiel Carriço
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Márcio da Silva, de Moraes, Maria Olímpia Batista, de Souza, Josué Oliveira, Tavares, Iasnaia Maria de Carvalho, Franco, Marcelo, Pereira, Ivan de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36342
Resumo: Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAS) são compostos com um grande potencial carcinogenico. Nas amêndoas de cacau eles são formados a partir da combustão incompleta, durante o processo de secagem, torra ou pré cozimento das amêndoas. A Comissão Europeia (CE), estabeleceram limites máximos para quatro HPAs prioritários em alguns grupos de alimentos. Para grãos de cacau e produtos de cacau os limites são de 5,0 ?g/kg de gordura para o benzo[a]pireno (BaP), e 30,0 ?g/kg de gordura para a soma dos quatro HPAs, BaP, benzo[a]antraceno (BaA), benzo[b]fluoranteno (BbF) e criseno (Cri). A acrilamida é formada durante o processamento de alimentos, que utilizam altas temperaturas. Ainda são escassos os conhecimentos sobre todas as ações da substância no corpo humano e qual a quantidade máxima para consumo, porém segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), HPAs e Acrilamida são substancias de grande potencial carcinogenico em humanos e, nessa revisão de literatura, foram apresentadas as possíveis formas de contaminação do cacau e seus derivados.
id VERACRUZ-0_03d9842eb7fd71c4b725113540bb9a6b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36342
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)Hidrocarbonetos Policíclicos AromáticosAcrilamidaTorrefação.Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAS) são compostos com um grande potencial carcinogenico. Nas amêndoas de cacau eles são formados a partir da combustão incompleta, durante o processo de secagem, torra ou pré cozimento das amêndoas. A Comissão Europeia (CE), estabeleceram limites máximos para quatro HPAs prioritários em alguns grupos de alimentos. Para grãos de cacau e produtos de cacau os limites são de 5,0 ?g/kg de gordura para o benzo[a]pireno (BaP), e 30,0 ?g/kg de gordura para a soma dos quatro HPAs, BaP, benzo[a]antraceno (BaA), benzo[b]fluoranteno (BbF) e criseno (Cri). A acrilamida é formada durante o processamento de alimentos, que utilizam altas temperaturas. Ainda são escassos os conhecimentos sobre todas as ações da substância no corpo humano e qual a quantidade máxima para consumo, porém segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), HPAs e Acrilamida são substancias de grande potencial carcinogenico em humanos e, nessa revisão de literatura, foram apresentadas as possíveis formas de contaminação do cacau e seus derivados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3634210.34117/bjdv7n9-388Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92000-92009Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92000-92009Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92000-920092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36342/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Salatiel CarriçoSouza, Márcio da Silvade Moraes, Maria Olímpia Batistade Souza, Josué OliveiraTavares, Iasnaia Maria de CarvalhoFranco, MarceloPereira, Ivan de Oliveira2022-06-02T12:31:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36342Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:50.018931Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
title Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
spellingShingle Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
Matias, Salatiel Carriço
Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos
Acrilamida
Torrefação.
title_short Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
title_full Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
title_fullStr Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
title_full_unstemmed Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
title_sort Contaminação por Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos e Acrilamidas em amêndoas de cacau (revisão de literatura) / Contamination by Polycyclic Aromatic Hydrocarbons and Acrylamides in Cocoa Beans (literature review)
author Matias, Salatiel Carriço
author_facet Matias, Salatiel Carriço
Souza, Márcio da Silva
de Moraes, Maria Olímpia Batista
de Souza, Josué Oliveira
Tavares, Iasnaia Maria de Carvalho
Franco, Marcelo
Pereira, Ivan de Oliveira
author_role author
author2 Souza, Márcio da Silva
de Moraes, Maria Olímpia Batista
de Souza, Josué Oliveira
Tavares, Iasnaia Maria de Carvalho
Franco, Marcelo
Pereira, Ivan de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Salatiel Carriço
Souza, Márcio da Silva
de Moraes, Maria Olímpia Batista
de Souza, Josué Oliveira
Tavares, Iasnaia Maria de Carvalho
Franco, Marcelo
Pereira, Ivan de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos
Acrilamida
Torrefação.
topic Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos
Acrilamida
Torrefação.
description Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAS) são compostos com um grande potencial carcinogenico. Nas amêndoas de cacau eles são formados a partir da combustão incompleta, durante o processo de secagem, torra ou pré cozimento das amêndoas. A Comissão Europeia (CE), estabeleceram limites máximos para quatro HPAs prioritários em alguns grupos de alimentos. Para grãos de cacau e produtos de cacau os limites são de 5,0 ?g/kg de gordura para o benzo[a]pireno (BaP), e 30,0 ?g/kg de gordura para a soma dos quatro HPAs, BaP, benzo[a]antraceno (BaA), benzo[b]fluoranteno (BbF) e criseno (Cri). A acrilamida é formada durante o processamento de alimentos, que utilizam altas temperaturas. Ainda são escassos os conhecimentos sobre todas as ações da substância no corpo humano e qual a quantidade máxima para consumo, porém segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), HPAs e Acrilamida são substancias de grande potencial carcinogenico em humanos e, nessa revisão de literatura, foram apresentadas as possíveis formas de contaminação do cacau e seus derivados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36342
10.34117/bjdv7n9-388
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36342
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36342/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 92000-92009
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 92000-92009
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 92000-92009
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645558506586112