A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ângela Gilda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Edinamar Aparecida Santos, Barbosa, Maria Alves, Cesar, Flaviane Cristina Rocha, Souza, Sara Oliveira, Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante, Rodríguez-Martín, Dolors
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091
Resumo: Objetivos: discutir a conjuntura do conhecimento na formação superior em saúde à luz da teoria vigotskiana. Métodos: revisão integrativa realizada em julho de 2020 em cinco etapas. Resultados: Encontrados 400 artigos, os critérios de inclusão e exclusão evidenciaram 29 para leitura na íntegra, sendo 10 (2,4%) na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 5 (1,2%) na US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), 9 (2,2%) na American Psychological Association (PsycINFO), 1 (0,2%) na Scopus®, e 4 (0,8%) na Scientific Electronic Library Online (SciELO), obtendo-se 15 publicações para a revisão. Discussão: terminologias convergentes facilitaram a comparação dos resultados. Contudo, em sua maioria, os estudos foram insatisfatórios quanto à apresentação das estratégias utilizadas para avaliação das contribuições de Vigotski para formação em saúde. Grande parte, limitou-se a discretas citações conceituais, demonstrando incipiência da temática no contexto brasileiro. No entanto, há tentativas de inserção tecnológica, permitindo um processo de ensino aprendizagem eficaz e condizente com a atualidade.  
id VERACRUZ-0_043de5607447960baa3c02ea2e5b34c0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15091
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative reviewEducação SuperiorCapacitação ProfissionalCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeVigotskiTeoria Histórico-cultural.Objetivos: discutir a conjuntura do conhecimento na formação superior em saúde à luz da teoria vigotskiana. Métodos: revisão integrativa realizada em julho de 2020 em cinco etapas. Resultados: Encontrados 400 artigos, os critérios de inclusão e exclusão evidenciaram 29 para leitura na íntegra, sendo 10 (2,4%) na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 5 (1,2%) na US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), 9 (2,2%) na American Psychological Association (PsycINFO), 1 (0,2%) na Scopus®, e 4 (0,8%) na Scientific Electronic Library Online (SciELO), obtendo-se 15 publicações para a revisão. Discussão: terminologias convergentes facilitaram a comparação dos resultados. Contudo, em sua maioria, os estudos foram insatisfatórios quanto à apresentação das estratégias utilizadas para avaliação das contribuições de Vigotski para formação em saúde. Grande parte, limitou-se a discretas citações conceituais, demonstrando incipiência da temática no contexto brasileiro. No entanto, há tentativas de inserção tecnológica, permitindo um processo de ensino aprendizagem eficaz e condizente com a atualidade.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1509110.34117/bjdv6n8-330Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58757-58776Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58757-58776Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58757-587762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091/12455Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ângela GildaSilva, Edinamar Aparecida SantosBarbosa, Maria AlvesCesar, Flaviane Cristina RochaSouza, Sara OliveiraOliveira, Lizete Malagoni de Almeida CavalcanteRodríguez-Martín, Dolors2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15091Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:56.414536Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
title A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
spellingShingle A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
Alves, Ângela Gilda
Educação Superior
Capacitação Profissional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Vigotski
Teoria Histórico-cultural.
title_short A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
title_full A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
title_fullStr A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
title_full_unstemmed A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
title_sort A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
author Alves, Ângela Gilda
author_facet Alves, Ângela Gilda
Silva, Edinamar Aparecida Santos
Barbosa, Maria Alves
Cesar, Flaviane Cristina Rocha
Souza, Sara Oliveira
Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante
Rodríguez-Martín, Dolors
author_role author
author2 Silva, Edinamar Aparecida Santos
Barbosa, Maria Alves
Cesar, Flaviane Cristina Rocha
Souza, Sara Oliveira
Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante
Rodríguez-Martín, Dolors
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ângela Gilda
Silva, Edinamar Aparecida Santos
Barbosa, Maria Alves
Cesar, Flaviane Cristina Rocha
Souza, Sara Oliveira
Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante
Rodríguez-Martín, Dolors
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Capacitação Profissional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Vigotski
Teoria Histórico-cultural.
topic Educação Superior
Capacitação Profissional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Vigotski
Teoria Histórico-cultural.
description Objetivos: discutir a conjuntura do conhecimento na formação superior em saúde à luz da teoria vigotskiana. Métodos: revisão integrativa realizada em julho de 2020 em cinco etapas. Resultados: Encontrados 400 artigos, os critérios de inclusão e exclusão evidenciaram 29 para leitura na íntegra, sendo 10 (2,4%) na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 5 (1,2%) na US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), 9 (2,2%) na American Psychological Association (PsycINFO), 1 (0,2%) na Scopus®, e 4 (0,8%) na Scientific Electronic Library Online (SciELO), obtendo-se 15 publicações para a revisão. Discussão: terminologias convergentes facilitaram a comparação dos resultados. Contudo, em sua maioria, os estudos foram insatisfatórios quanto à apresentação das estratégias utilizadas para avaliação das contribuições de Vigotski para formação em saúde. Grande parte, limitou-se a discretas citações conceituais, demonstrando incipiência da temática no contexto brasileiro. No entanto, há tentativas de inserção tecnológica, permitindo um processo de ensino aprendizagem eficaz e condizente com a atualidade.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091
10.34117/bjdv6n8-330
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091/12455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58757-58776
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58757-58776
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58757-58776
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645472215072768