A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091 |
Resumo: | Objetivos: discutir a conjuntura do conhecimento na formação superior em saúde à luz da teoria vigotskiana. Métodos: revisão integrativa realizada em julho de 2020 em cinco etapas. Resultados: Encontrados 400 artigos, os critérios de inclusão e exclusão evidenciaram 29 para leitura na íntegra, sendo 10 (2,4%) na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 5 (1,2%) na US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), 9 (2,2%) na American Psychological Association (PsycINFO), 1 (0,2%) na Scopus®, e 4 (0,8%) na Scientific Electronic Library Online (SciELO), obtendo-se 15 publicações para a revisão. Discussão: terminologias convergentes facilitaram a comparação dos resultados. Contudo, em sua maioria, os estudos foram insatisfatórios quanto à apresentação das estratégias utilizadas para avaliação das contribuições de Vigotski para formação em saúde. Grande parte, limitou-se a discretas citações conceituais, demonstrando incipiência da temática no contexto brasileiro. No entanto, há tentativas de inserção tecnológica, permitindo um processo de ensino aprendizagem eficaz e condizente com a atualidade. |
id |
VERACRUZ-0_043de5607447960baa3c02ea2e5b34c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15091 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative reviewEducação SuperiorCapacitação ProfissionalCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeVigotskiTeoria Histórico-cultural.Objetivos: discutir a conjuntura do conhecimento na formação superior em saúde à luz da teoria vigotskiana. Métodos: revisão integrativa realizada em julho de 2020 em cinco etapas. Resultados: Encontrados 400 artigos, os critérios de inclusão e exclusão evidenciaram 29 para leitura na íntegra, sendo 10 (2,4%) na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 5 (1,2%) na US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), 9 (2,2%) na American Psychological Association (PsycINFO), 1 (0,2%) na Scopus®, e 4 (0,8%) na Scientific Electronic Library Online (SciELO), obtendo-se 15 publicações para a revisão. Discussão: terminologias convergentes facilitaram a comparação dos resultados. Contudo, em sua maioria, os estudos foram insatisfatórios quanto à apresentação das estratégias utilizadas para avaliação das contribuições de Vigotski para formação em saúde. Grande parte, limitou-se a discretas citações conceituais, demonstrando incipiência da temática no contexto brasileiro. No entanto, há tentativas de inserção tecnológica, permitindo um processo de ensino aprendizagem eficaz e condizente com a atualidade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1509110.34117/bjdv6n8-330Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58757-58776Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58757-58776Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58757-587762525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091/12455Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ângela GildaSilva, Edinamar Aparecida SantosBarbosa, Maria AlvesCesar, Flaviane Cristina RochaSouza, Sara OliveiraOliveira, Lizete Malagoni de Almeida CavalcanteRodríguez-Martín, Dolors2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15091Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:56.414536Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review |
title |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review |
spellingShingle |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review Alves, Ângela Gilda Educação Superior Capacitação Profissional Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Vigotski Teoria Histórico-cultural. |
title_short |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review |
title_full |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review |
title_fullStr |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review |
title_full_unstemmed |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review |
title_sort |
A contribuição de Vigotski* na formação superior em saúde: revisão integrativa / The contribution of Vygostski* for higher education in health: an integrative review |
author |
Alves, Ângela Gilda |
author_facet |
Alves, Ângela Gilda Silva, Edinamar Aparecida Santos Barbosa, Maria Alves Cesar, Flaviane Cristina Rocha Souza, Sara Oliveira Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Rodríguez-Martín, Dolors |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edinamar Aparecida Santos Barbosa, Maria Alves Cesar, Flaviane Cristina Rocha Souza, Sara Oliveira Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Rodríguez-Martín, Dolors |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ângela Gilda Silva, Edinamar Aparecida Santos Barbosa, Maria Alves Cesar, Flaviane Cristina Rocha Souza, Sara Oliveira Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Rodríguez-Martín, Dolors |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Capacitação Profissional Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Vigotski Teoria Histórico-cultural. |
topic |
Educação Superior Capacitação Profissional Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Vigotski Teoria Histórico-cultural. |
description |
Objetivos: discutir a conjuntura do conhecimento na formação superior em saúde à luz da teoria vigotskiana. Métodos: revisão integrativa realizada em julho de 2020 em cinco etapas. Resultados: Encontrados 400 artigos, os critérios de inclusão e exclusão evidenciaram 29 para leitura na íntegra, sendo 10 (2,4%) na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 5 (1,2%) na US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), 9 (2,2%) na American Psychological Association (PsycINFO), 1 (0,2%) na Scopus®, e 4 (0,8%) na Scientific Electronic Library Online (SciELO), obtendo-se 15 publicações para a revisão. Discussão: terminologias convergentes facilitaram a comparação dos resultados. Contudo, em sua maioria, os estudos foram insatisfatórios quanto à apresentação das estratégias utilizadas para avaliação das contribuições de Vigotski para formação em saúde. Grande parte, limitou-se a discretas citações conceituais, demonstrando incipiência da temática no contexto brasileiro. No entanto, há tentativas de inserção tecnológica, permitindo um processo de ensino aprendizagem eficaz e condizente com a atualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091 10.34117/bjdv6n8-330 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15091/12455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58757-58776 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58757-58776 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58757-58776 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645472215072768 |