A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gleidi Van dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal, Débora Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863
Resumo: Neste trabalho de caráter bibliográfico é discutida a importância do lúdico na utilização de recursos didáticos elaborados na auto prática docente nas aulas de língua inglesa. O processo de inovação pedagógica, neste caso, nas aulas de inglês, não se atém exclusivamente ao uso de tecnologias ou manuais de autores renomados. Nesse contexto, o lúdico é a ponte de ligação entre a inovação e a aplicabilidade dos recu0rsos didáticos elaborados nas várias atividades de planejamento por parte da auto prática docente em ação. Essa autenticidade de produção de materiais viabiliza a interação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos através dos jogos, incluindo a tecnologia como suporte, e recurso os flashcards. Para essa finalidade de destacar a relevância do lúdico na construção do conhecimento da língua estrangeira/inglês (LEI) de forma mais prazerosa, a fundamentação teórica deste trabalho inclui Huizinga (2010), Arroyo (1999), Nóvoa (1998), Papert (1994), Antunes (2003), Assmann (2000) Piaget (1978), Wallon (1981), Cristovão (2001), entre outros teóricos. Compreende-se que a função da inovação na práxis pedagógica através da ludicidade na língua inglesa na sala de aula não é apenas de brincadeiras e/ou de passatempo, mas de fortalecimento do pensar crítico engajado na alegria e no prazer de aprender. Nessa perspectiva, uma sequência didática com ênfase no lúdico é apresentada ao final deste artigo. 
id VERACRUZ-0_047275f727710a4ca12ab6d638ebd6b6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39863
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in EnglishLíngua InglesaMaterial DidáticoLudicidadAprendizagem.Neste trabalho de caráter bibliográfico é discutida a importância do lúdico na utilização de recursos didáticos elaborados na auto prática docente nas aulas de língua inglesa. O processo de inovação pedagógica, neste caso, nas aulas de inglês, não se atém exclusivamente ao uso de tecnologias ou manuais de autores renomados. Nesse contexto, o lúdico é a ponte de ligação entre a inovação e a aplicabilidade dos recu0rsos didáticos elaborados nas várias atividades de planejamento por parte da auto prática docente em ação. Essa autenticidade de produção de materiais viabiliza a interação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos através dos jogos, incluindo a tecnologia como suporte, e recurso os flashcards. Para essa finalidade de destacar a relevância do lúdico na construção do conhecimento da língua estrangeira/inglês (LEI) de forma mais prazerosa, a fundamentação teórica deste trabalho inclui Huizinga (2010), Arroyo (1999), Nóvoa (1998), Papert (1994), Antunes (2003), Assmann (2000) Piaget (1978), Wallon (1981), Cristovão (2001), entre outros teóricos. Compreende-se que a função da inovação na práxis pedagógica através da ludicidade na língua inglesa na sala de aula não é apenas de brincadeiras e/ou de passatempo, mas de fortalecimento do pensar crítico engajado na alegria e no prazer de aprender. Nessa perspectiva, uma sequência didática com ênfase no lúdico é apresentada ao final deste artigo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3986310.34117/bjdv7n11-335Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106478-106493Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106478-106493Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106478-1064932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gleidi Van dosLeal, Débora Araújo2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39863Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.326936Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
title A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
spellingShingle A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
Santos, Gleidi Van dos
Língua Inglesa
Material Didático
Ludicidad
Aprendizagem.
title_short A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
title_full A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
title_fullStr A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
title_full_unstemmed A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
title_sort A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
author Santos, Gleidi Van dos
author_facet Santos, Gleidi Van dos
Leal, Débora Araújo
author_role author
author2 Leal, Débora Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gleidi Van dos
Leal, Débora Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa
Material Didático
Ludicidad
Aprendizagem.
topic Língua Inglesa
Material Didático
Ludicidad
Aprendizagem.
description Neste trabalho de caráter bibliográfico é discutida a importância do lúdico na utilização de recursos didáticos elaborados na auto prática docente nas aulas de língua inglesa. O processo de inovação pedagógica, neste caso, nas aulas de inglês, não se atém exclusivamente ao uso de tecnologias ou manuais de autores renomados. Nesse contexto, o lúdico é a ponte de ligação entre a inovação e a aplicabilidade dos recu0rsos didáticos elaborados nas várias atividades de planejamento por parte da auto prática docente em ação. Essa autenticidade de produção de materiais viabiliza a interação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos através dos jogos, incluindo a tecnologia como suporte, e recurso os flashcards. Para essa finalidade de destacar a relevância do lúdico na construção do conhecimento da língua estrangeira/inglês (LEI) de forma mais prazerosa, a fundamentação teórica deste trabalho inclui Huizinga (2010), Arroyo (1999), Nóvoa (1998), Papert (1994), Antunes (2003), Assmann (2000) Piaget (1978), Wallon (1981), Cristovão (2001), entre outros teóricos. Compreende-se que a função da inovação na práxis pedagógica através da ludicidade na língua inglesa na sala de aula não é apenas de brincadeiras e/ou de passatempo, mas de fortalecimento do pensar crítico engajado na alegria e no prazer de aprender. Nessa perspectiva, uma sequência didática com ênfase no lúdico é apresentada ao final deste artigo. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863
10.34117/bjdv7n11-335
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106478-106493
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106478-106493
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106478-106493
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645567337693184