A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863 |
Resumo: | Neste trabalho de caráter bibliográfico é discutida a importância do lúdico na utilização de recursos didáticos elaborados na auto prática docente nas aulas de língua inglesa. O processo de inovação pedagógica, neste caso, nas aulas de inglês, não se atém exclusivamente ao uso de tecnologias ou manuais de autores renomados. Nesse contexto, o lúdico é a ponte de ligação entre a inovação e a aplicabilidade dos recu0rsos didáticos elaborados nas várias atividades de planejamento por parte da auto prática docente em ação. Essa autenticidade de produção de materiais viabiliza a interação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos através dos jogos, incluindo a tecnologia como suporte, e recurso os flashcards. Para essa finalidade de destacar a relevância do lúdico na construção do conhecimento da língua estrangeira/inglês (LEI) de forma mais prazerosa, a fundamentação teórica deste trabalho inclui Huizinga (2010), Arroyo (1999), Nóvoa (1998), Papert (1994), Antunes (2003), Assmann (2000) Piaget (1978), Wallon (1981), Cristovão (2001), entre outros teóricos. Compreende-se que a função da inovação na práxis pedagógica através da ludicidade na língua inglesa na sala de aula não é apenas de brincadeiras e/ou de passatempo, mas de fortalecimento do pensar crítico engajado na alegria e no prazer de aprender. Nessa perspectiva, uma sequência didática com ênfase no lúdico é apresentada ao final deste artigo. |
id |
VERACRUZ-0_047275f727710a4ca12ab6d638ebd6b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39863 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in EnglishLíngua InglesaMaterial DidáticoLudicidadAprendizagem.Neste trabalho de caráter bibliográfico é discutida a importância do lúdico na utilização de recursos didáticos elaborados na auto prática docente nas aulas de língua inglesa. O processo de inovação pedagógica, neste caso, nas aulas de inglês, não se atém exclusivamente ao uso de tecnologias ou manuais de autores renomados. Nesse contexto, o lúdico é a ponte de ligação entre a inovação e a aplicabilidade dos recu0rsos didáticos elaborados nas várias atividades de planejamento por parte da auto prática docente em ação. Essa autenticidade de produção de materiais viabiliza a interação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos através dos jogos, incluindo a tecnologia como suporte, e recurso os flashcards. Para essa finalidade de destacar a relevância do lúdico na construção do conhecimento da língua estrangeira/inglês (LEI) de forma mais prazerosa, a fundamentação teórica deste trabalho inclui Huizinga (2010), Arroyo (1999), Nóvoa (1998), Papert (1994), Antunes (2003), Assmann (2000) Piaget (1978), Wallon (1981), Cristovão (2001), entre outros teóricos. Compreende-se que a função da inovação na práxis pedagógica através da ludicidade na língua inglesa na sala de aula não é apenas de brincadeiras e/ou de passatempo, mas de fortalecimento do pensar crítico engajado na alegria e no prazer de aprender. Nessa perspectiva, uma sequência didática com ênfase no lúdico é apresentada ao final deste artigo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3986310.34117/bjdv7n11-335Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106478-106493Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106478-106493Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106478-1064932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gleidi Van dosLeal, Débora Araújo2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39863Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.326936Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English |
title |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English |
spellingShingle |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English Santos, Gleidi Van dos Língua Inglesa Material Didático Ludicidad Aprendizagem. |
title_short |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English |
title_full |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English |
title_fullStr |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English |
title_full_unstemmed |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English |
title_sort |
A constante inovação do lúdico: a versatilidade dos recursos didáticos elaborados na auto prática docente em Inglês / The constant innovation of play: the versatility of didactic resources developed in self-teaching in English |
author |
Santos, Gleidi Van dos |
author_facet |
Santos, Gleidi Van dos Leal, Débora Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Débora Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gleidi Van dos Leal, Débora Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Inglesa Material Didático Ludicidad Aprendizagem. |
topic |
Língua Inglesa Material Didático Ludicidad Aprendizagem. |
description |
Neste trabalho de caráter bibliográfico é discutida a importância do lúdico na utilização de recursos didáticos elaborados na auto prática docente nas aulas de língua inglesa. O processo de inovação pedagógica, neste caso, nas aulas de inglês, não se atém exclusivamente ao uso de tecnologias ou manuais de autores renomados. Nesse contexto, o lúdico é a ponte de ligação entre a inovação e a aplicabilidade dos recu0rsos didáticos elaborados nas várias atividades de planejamento por parte da auto prática docente em ação. Essa autenticidade de produção de materiais viabiliza a interação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos através dos jogos, incluindo a tecnologia como suporte, e recurso os flashcards. Para essa finalidade de destacar a relevância do lúdico na construção do conhecimento da língua estrangeira/inglês (LEI) de forma mais prazerosa, a fundamentação teórica deste trabalho inclui Huizinga (2010), Arroyo (1999), Nóvoa (1998), Papert (1994), Antunes (2003), Assmann (2000) Piaget (1978), Wallon (1981), Cristovão (2001), entre outros teóricos. Compreende-se que a função da inovação na práxis pedagógica através da ludicidade na língua inglesa na sala de aula não é apenas de brincadeiras e/ou de passatempo, mas de fortalecimento do pensar crítico engajado na alegria e no prazer de aprender. Nessa perspectiva, uma sequência didática com ênfase no lúdico é apresentada ao final deste artigo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863 10.34117/bjdv7n11-335 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39863/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106478-106493 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106478-106493 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106478-106493 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645567337693184 |