A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mpanzo, Alexandrino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cerdeira , Luísa, Cabrito, Belmiro Gil, Menezes, Manuel P. G. Azancot de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52829
Resumo: Este artigo, originado de um projeto de investigação doutoral, aborda a construção das políticas públicas de financiamento da educação básica em Angola, de 1975 a 2020. Ao mesmo tempo, empreendem-se reflexões sobre os fatores que têm inviabilizado a sua universalização.  Privilegiou-se a metodologia de métodos mistos (qualitativo e quantitativo). Dando enfâse ao estudo documental e da análise de indicadores quantitativos, foi desenvolvido um trabalho analítico sobre o sistema de financiamento da educação básica em Angola, assim como seus instrumentos e procedimentos metodológicos de operacionalização, na perspetiva da garantia da universalização e equidade da educação básica.  Deste modo, olhando para as oportunidades, constrangimentos e fatores críticos do sistema de financiamento da educação angolana, apresentamos, em jeito de reflexão crítica, diversas possibilidades existentes que Angola pode adotar como políticas públicas ou programas governamentais para, por via do financiamento da educação, melhorar a situação da universalização e equidade do acesso à educação básica.
id VERACRUZ-0_04d7d0ac0defa96000c60c46e8efbe94
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52829
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasibleAngolafinanciamento da educação básicauniversalização do ensino básico.Este artigo, originado de um projeto de investigação doutoral, aborda a construção das políticas públicas de financiamento da educação básica em Angola, de 1975 a 2020. Ao mesmo tempo, empreendem-se reflexões sobre os fatores que têm inviabilizado a sua universalização.  Privilegiou-se a metodologia de métodos mistos (qualitativo e quantitativo). Dando enfâse ao estudo documental e da análise de indicadores quantitativos, foi desenvolvido um trabalho analítico sobre o sistema de financiamento da educação básica em Angola, assim como seus instrumentos e procedimentos metodológicos de operacionalização, na perspetiva da garantia da universalização e equidade da educação básica.  Deste modo, olhando para as oportunidades, constrangimentos e fatores críticos do sistema de financiamento da educação angolana, apresentamos, em jeito de reflexão crítica, diversas possibilidades existentes que Angola pode adotar como políticas públicas ou programas governamentais para, por via do financiamento da educação, melhorar a situação da universalização e equidade do acesso à educação básica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5282910.34117/bjdv8n10-073Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65906-65920Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65906-65920Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65906-659202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52829/39388Copyright (c) 2022 Alexandrino Mpanzo, Luísa Cerdeira , Belmiro Gil Cabrito, Manuel P. G. Azancot de Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMpanzo, AlexandrinoCerdeira , LuísaCabrito, Belmiro GilMenezes, Manuel P. G. Azancot de2022-10-28T18:00:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52829Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:54.618998Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
title A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
spellingShingle A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
Mpanzo, Alexandrino
Angola
financiamento da educação básica
universalização do ensino básico.
title_short A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
title_full A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
title_fullStr A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
title_full_unstemmed A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
title_sort A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação: The construction of basic education financing policies in Angola: possible factors that make the universalization and equity of education unfeasible
author Mpanzo, Alexandrino
author_facet Mpanzo, Alexandrino
Cerdeira , Luísa
Cabrito, Belmiro Gil
Menezes, Manuel P. G. Azancot de
author_role author
author2 Cerdeira , Luísa
Cabrito, Belmiro Gil
Menezes, Manuel P. G. Azancot de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mpanzo, Alexandrino
Cerdeira , Luísa
Cabrito, Belmiro Gil
Menezes, Manuel P. G. Azancot de
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
financiamento da educação básica
universalização do ensino básico.
topic Angola
financiamento da educação básica
universalização do ensino básico.
description Este artigo, originado de um projeto de investigação doutoral, aborda a construção das políticas públicas de financiamento da educação básica em Angola, de 1975 a 2020. Ao mesmo tempo, empreendem-se reflexões sobre os fatores que têm inviabilizado a sua universalização.  Privilegiou-se a metodologia de métodos mistos (qualitativo e quantitativo). Dando enfâse ao estudo documental e da análise de indicadores quantitativos, foi desenvolvido um trabalho analítico sobre o sistema de financiamento da educação básica em Angola, assim como seus instrumentos e procedimentos metodológicos de operacionalização, na perspetiva da garantia da universalização e equidade da educação básica.  Deste modo, olhando para as oportunidades, constrangimentos e fatores críticos do sistema de financiamento da educação angolana, apresentamos, em jeito de reflexão crítica, diversas possibilidades existentes que Angola pode adotar como políticas públicas ou programas governamentais para, por via do financiamento da educação, melhorar a situação da universalização e equidade do acesso à educação básica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52829
10.34117/bjdv8n10-073
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52829
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52829/39388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65906-65920
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65906-65920
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65906-65920
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645613854621696