Os impactos positivos das oficinas de aprendizagem ministradas pelas acadêmicas do programa de residência pedagógica da licenciatura de pedagogia da Faccat na EMEF Nereu Wilhelms de Taquara/RS em um ano de pandemia COVID-19
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56777 |
Resumo: | A aprendizagem dos educandos da EMEF Nereu Wilhelms de Taquara/RS sofreu uma grande ruptura com a pandemia COVID-19, o que não é diferente da maioria das escolas públicas do território brasileiro. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica propicia a imersão das acadêmicas participantes na escola-campo, com o acompanhamento de um preceptor, possibilitando não apenas vivenciar e experienciar situações dessa nova realidade escolar, como também realizar práticas pedagógicas em sala de aula. Sendo assim, o presente trabalho tem o objetivo de mostrar a relevância do programa mencionado para a formação inicial das acadêmicas em educação e o impacto na aprendizagem dos alunos da EMEF Nereu Wilhelms de Taquara. Trata-se de um relato de experiência cuja metodologia consiste em estudo bibliográfico e observações feitas pela preceptora e pela diretora da escola das atividades desenvolvidas pelas acadêmicas participantes nas oficinas de aprendizagem do programa. O relato de experiência feito até o momento mostra que os alunos participantes das oficinas tiveram um avanço significativo em sua aprendizagem. Com isso, percebe-se a importância do programa na formação inicial das acadêmicas por proporcionar a participação nas vivências escolares, oportunizar as trocas de experiências com os professores que atuam há mais tempo na profissão e ministrar as práticas pedagógicas. Além disso, os alunos são beneficiados com a realização das atividades, uma vez que as acadêmicas trazem práticas diferenciadas e inovadoras que estão em evidência no ambiente de formação. |
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