Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Luiza Meinberg
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Sheila Carla De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento “com padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade”, que interfere no curso do desenvolvimento humano, refletindo em prejuízos comportamentais e de aprendizagem que se estende da infância à idade adulta. Com isso, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias de professores do Ensino Fundamental I com alunos com TDAH. A população alvo da pesquisa é constituída de 9 professores atuantes no Ensino Fundamental I, de duas escolas privadas da região metropolitana de São Paulo. O instrumento de avaliação é questionário semiestruturado, composto de quinze questões, sendo 7 relativas aos dados básicos de identificação dos participantes de pesquisa e 8 referentes ao TDAH x alunos x professores x sala de aula x estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que as estratégias mais competentes na visão deste grupo são 1) Acomodar a criança na primeira carteira, próximo à mesa do professor, 2) Apoio atento e individual do professor e 3) Interação entre a equipe multidisciplinar, além do apoio do professor.    
id VERACRUZ-0_075d0a48fb0a26adc63e8d5444a5667d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10344
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivityTranstorno do Déficit de Atenção e HiperatividadePráticas PedagógicasEnsino Fundamental I.O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento “com padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade”, que interfere no curso do desenvolvimento humano, refletindo em prejuízos comportamentais e de aprendizagem que se estende da infância à idade adulta. Com isso, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias de professores do Ensino Fundamental I com alunos com TDAH. A população alvo da pesquisa é constituída de 9 professores atuantes no Ensino Fundamental I, de duas escolas privadas da região metropolitana de São Paulo. O instrumento de avaliação é questionário semiestruturado, composto de quinze questões, sendo 7 relativas aos dados básicos de identificação dos participantes de pesquisa e 8 referentes ao TDAH x alunos x professores x sala de aula x estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que as estratégias mais competentes na visão deste grupo são 1) Acomodar a criança na primeira carteira, próximo à mesa do professor, 2) Apoio atento e individual do professor e 3) Interação entre a equipe multidisciplinar, além do apoio do professor.    Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1034410.34117/bjdv6n6-019Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33066-33077Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33066-33077Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33066-330772525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344/9159Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Maria Luiza MeinbergSouza, Sheila Carla De2020-07-21T19:01:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10344Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:41.871279Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
title Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
spellingShingle Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
Castro, Maria Luiza Meinberg
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Práticas Pedagógicas
Ensino Fundamental I.
title_short Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
title_full Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
title_fullStr Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
title_full_unstemmed Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
title_sort Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
author Castro, Maria Luiza Meinberg
author_facet Castro, Maria Luiza Meinberg
Souza, Sheila Carla De
author_role author
author2 Souza, Sheila Carla De
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria Luiza Meinberg
Souza, Sheila Carla De
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Práticas Pedagógicas
Ensino Fundamental I.
topic Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Práticas Pedagógicas
Ensino Fundamental I.
description O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento “com padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade”, que interfere no curso do desenvolvimento humano, refletindo em prejuízos comportamentais e de aprendizagem que se estende da infância à idade adulta. Com isso, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias de professores do Ensino Fundamental I com alunos com TDAH. A população alvo da pesquisa é constituída de 9 professores atuantes no Ensino Fundamental I, de duas escolas privadas da região metropolitana de São Paulo. O instrumento de avaliação é questionário semiestruturado, composto de quinze questões, sendo 7 relativas aos dados básicos de identificação dos participantes de pesquisa e 8 referentes ao TDAH x alunos x professores x sala de aula x estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que as estratégias mais competentes na visão deste grupo são 1) Acomodar a criança na primeira carteira, próximo à mesa do professor, 2) Apoio atento e individual do professor e 3) Interação entre a equipe multidisciplinar, além do apoio do professor.    
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344
10.34117/bjdv6n6-019
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344/9159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33066-33077
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33066-33077
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33066-33077
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645452581535744