Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344 |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento “com padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade”, que interfere no curso do desenvolvimento humano, refletindo em prejuízos comportamentais e de aprendizagem que se estende da infância à idade adulta. Com isso, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias de professores do Ensino Fundamental I com alunos com TDAH. A população alvo da pesquisa é constituída de 9 professores atuantes no Ensino Fundamental I, de duas escolas privadas da região metropolitana de São Paulo. O instrumento de avaliação é questionário semiestruturado, composto de quinze questões, sendo 7 relativas aos dados básicos de identificação dos participantes de pesquisa e 8 referentes ao TDAH x alunos x professores x sala de aula x estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que as estratégias mais competentes na visão deste grupo são 1) Acomodar a criança na primeira carteira, próximo à mesa do professor, 2) Apoio atento e individual do professor e 3) Interação entre a equipe multidisciplinar, além do apoio do professor. |
id |
VERACRUZ-0_075d0a48fb0a26adc63e8d5444a5667d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10344 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivityTranstorno do Déficit de Atenção e HiperatividadePráticas PedagógicasEnsino Fundamental I.O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento “com padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade”, que interfere no curso do desenvolvimento humano, refletindo em prejuízos comportamentais e de aprendizagem que se estende da infância à idade adulta. Com isso, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias de professores do Ensino Fundamental I com alunos com TDAH. A população alvo da pesquisa é constituída de 9 professores atuantes no Ensino Fundamental I, de duas escolas privadas da região metropolitana de São Paulo. O instrumento de avaliação é questionário semiestruturado, composto de quinze questões, sendo 7 relativas aos dados básicos de identificação dos participantes de pesquisa e 8 referentes ao TDAH x alunos x professores x sala de aula x estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que as estratégias mais competentes na visão deste grupo são 1) Acomodar a criança na primeira carteira, próximo à mesa do professor, 2) Apoio atento e individual do professor e 3) Interação entre a equipe multidisciplinar, além do apoio do professor. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1034410.34117/bjdv6n6-019Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33066-33077Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33066-33077Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33066-330772525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344/9159Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Maria Luiza MeinbergSouza, Sheila Carla De2020-07-21T19:01:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10344Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:41.871279Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity |
title |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity |
spellingShingle |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity Castro, Maria Luiza Meinberg Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Práticas Pedagógicas Ensino Fundamental I. |
title_short |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity |
title_full |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity |
title_fullStr |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity |
title_full_unstemmed |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity |
title_sort |
Estratégias de professores com alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade / Strategies of teachers with students with attention deficit disorder and hyperactivity |
author |
Castro, Maria Luiza Meinberg |
author_facet |
Castro, Maria Luiza Meinberg Souza, Sheila Carla De |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Sheila Carla De |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria Luiza Meinberg Souza, Sheila Carla De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Práticas Pedagógicas Ensino Fundamental I. |
topic |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Práticas Pedagógicas Ensino Fundamental I. |
description |
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento “com padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade”, que interfere no curso do desenvolvimento humano, refletindo em prejuízos comportamentais e de aprendizagem que se estende da infância à idade adulta. Com isso, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias de professores do Ensino Fundamental I com alunos com TDAH. A população alvo da pesquisa é constituída de 9 professores atuantes no Ensino Fundamental I, de duas escolas privadas da região metropolitana de São Paulo. O instrumento de avaliação é questionário semiestruturado, composto de quinze questões, sendo 7 relativas aos dados básicos de identificação dos participantes de pesquisa e 8 referentes ao TDAH x alunos x professores x sala de aula x estratégias pedagógicas. Os resultados indicam que as estratégias mais competentes na visão deste grupo são 1) Acomodar a criança na primeira carteira, próximo à mesa do professor, 2) Apoio atento e individual do professor e 3) Interação entre a equipe multidisciplinar, além do apoio do professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344 10.34117/bjdv6n6-019 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10344/9159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33066-33077 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33066-33077 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33066-33077 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645452581535744 |