Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marilia do Amparo Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pires, Ennia Débora Passos Braga, Jesus, Rita Lee Lopes Vieira de, Santos, Sandra Meira, Gomes, Ednaldo Silva, Silva, Simone Santos da, Mateus, Kergileda Ambrósio de Oliveira, Oliveira, Tiago Melo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15414
Resumo:  Este artigo reflete um estudo acerca de uma ação afirmativa desenvolvida no campo educativo da cidade de Vitória da Conquista – BA. Trata-se de uma incursão do Pré-vestibular Quilombola durante os anos dos governos petistas de Guilherme Menezes de Andrade e José Raimundo Fontes. Mesmo admitindo a insuficiência das políticas públicas destinadas a grupos historicamente excluídos, reconhecemos que é a partir da criação delas que se dá a ampliação de direitos. O trabalho faz uma análise do ensino superior baiano, onde existem cotas para quilombolas e indígenas muitas vezes não preenchidas, ressaltando os motivos, ou seja, a ausência de políticas públicas formadoras e de permanência para esse jovem quilombola egresso do ensino médio. Para tanto, utilizamos como base para este trabalho um breve relatório do Pré-vestibular Quilombola do município citado. Além deste material, recorremos a registro de outros documentos e de autores da área. Ao longo da análise debatemos o conceito de ação afirmativa, em seguida apresentamos um debate sobre a presença negra no ensino superior e por fim, o Pré-vestibular Quilombola como uma política pública municipal. Reflexões são feitas no decorrer do escrito na tentativa de compreender como um emaranhado de fatores constitui o desencadear desta política na sociedade conquistense. Em linhas gerais, acreditamos na necessidade de pesquisadores que se debrucem sobre a análise das políticas públicas existentes, somente assim pode-se conhecer o seu ciclo e o papel das intervenções políticas no processo de definhamento e morte dessas políticas.
id VERACRUZ-0_0b966156b84e440175388d28844056f7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15414
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo FontesAção afirmativaPolíticas públicasPré-vestibular Quilombola Este artigo reflete um estudo acerca de uma ação afirmativa desenvolvida no campo educativo da cidade de Vitória da Conquista – BA. Trata-se de uma incursão do Pré-vestibular Quilombola durante os anos dos governos petistas de Guilherme Menezes de Andrade e José Raimundo Fontes. Mesmo admitindo a insuficiência das políticas públicas destinadas a grupos historicamente excluídos, reconhecemos que é a partir da criação delas que se dá a ampliação de direitos. O trabalho faz uma análise do ensino superior baiano, onde existem cotas para quilombolas e indígenas muitas vezes não preenchidas, ressaltando os motivos, ou seja, a ausência de políticas públicas formadoras e de permanência para esse jovem quilombola egresso do ensino médio. Para tanto, utilizamos como base para este trabalho um breve relatório do Pré-vestibular Quilombola do município citado. Além deste material, recorremos a registro de outros documentos e de autores da área. Ao longo da análise debatemos o conceito de ação afirmativa, em seguida apresentamos um debate sobre a presença negra no ensino superior e por fim, o Pré-vestibular Quilombola como uma política pública municipal. Reflexões são feitas no decorrer do escrito na tentativa de compreender como um emaranhado de fatores constitui o desencadear desta política na sociedade conquistense. Em linhas gerais, acreditamos na necessidade de pesquisadores que se debrucem sobre a análise das políticas públicas existentes, somente assim pode-se conhecer o seu ciclo e o papel das intervenções políticas no processo de definhamento e morte dessas políticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1541410.34117/bjdv6n8-475Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60707-60723Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60707-60723Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60707-607232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15414/12682Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marilia do Amparo AlvesPires, Ennia Débora Passos BragaJesus, Rita Lee Lopes Vieira deSantos, Sandra MeiraGomes, Ednaldo SilvaSilva, Simone Santos daMateus, Kergileda Ambrósio de OliveiraOliveira, Tiago Melo de2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15414Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:05.654972Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
title Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
spellingShingle Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
Gomes, Marilia do Amparo Alves
Ação afirmativa
Políticas públicas
Pré-vestibular Quilombola
title_short Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
title_full Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
title_fullStr Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
title_full_unstemmed Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
title_sort Ações afirmativas para acesso de jovens negros no ensino superior: uma incursão pelo pré-vestibular quilombola de Vitória da conquista nos vinte anos dos governos petistas de Guilherme Menezes De Andrade E José Raimundo fontes / Affirmative actions for access of black young people in higher education: an incursion into the quilombola pre-university entrance exam in Vitória da conquista in the twenty years of the pt governments of Guilherme Menezes De Andrade and José Raimundo Fontes
author Gomes, Marilia do Amparo Alves
author_facet Gomes, Marilia do Amparo Alves
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Jesus, Rita Lee Lopes Vieira de
Santos, Sandra Meira
Gomes, Ednaldo Silva
Silva, Simone Santos da
Mateus, Kergileda Ambrósio de Oliveira
Oliveira, Tiago Melo de
author_role author
author2 Pires, Ennia Débora Passos Braga
Jesus, Rita Lee Lopes Vieira de
Santos, Sandra Meira
Gomes, Ednaldo Silva
Silva, Simone Santos da
Mateus, Kergileda Ambrósio de Oliveira
Oliveira, Tiago Melo de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marilia do Amparo Alves
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Jesus, Rita Lee Lopes Vieira de
Santos, Sandra Meira
Gomes, Ednaldo Silva
Silva, Simone Santos da
Mateus, Kergileda Ambrósio de Oliveira
Oliveira, Tiago Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ação afirmativa
Políticas públicas
Pré-vestibular Quilombola
topic Ação afirmativa
Políticas públicas
Pré-vestibular Quilombola
description  Este artigo reflete um estudo acerca de uma ação afirmativa desenvolvida no campo educativo da cidade de Vitória da Conquista – BA. Trata-se de uma incursão do Pré-vestibular Quilombola durante os anos dos governos petistas de Guilherme Menezes de Andrade e José Raimundo Fontes. Mesmo admitindo a insuficiência das políticas públicas destinadas a grupos historicamente excluídos, reconhecemos que é a partir da criação delas que se dá a ampliação de direitos. O trabalho faz uma análise do ensino superior baiano, onde existem cotas para quilombolas e indígenas muitas vezes não preenchidas, ressaltando os motivos, ou seja, a ausência de políticas públicas formadoras e de permanência para esse jovem quilombola egresso do ensino médio. Para tanto, utilizamos como base para este trabalho um breve relatório do Pré-vestibular Quilombola do município citado. Além deste material, recorremos a registro de outros documentos e de autores da área. Ao longo da análise debatemos o conceito de ação afirmativa, em seguida apresentamos um debate sobre a presença negra no ensino superior e por fim, o Pré-vestibular Quilombola como uma política pública municipal. Reflexões são feitas no decorrer do escrito na tentativa de compreender como um emaranhado de fatores constitui o desencadear desta política na sociedade conquistense. Em linhas gerais, acreditamos na necessidade de pesquisadores que se debrucem sobre a análise das políticas públicas existentes, somente assim pode-se conhecer o seu ciclo e o papel das intervenções políticas no processo de definhamento e morte dessas políticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15414
10.34117/bjdv6n8-475
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15414
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15414/12682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60707-60723
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60707-60723
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60707-60723
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645473191297024