Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre a formação de professores, considerando desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na Educação Infantil. Identifica a formação inicial e permanente do professor, com destaque para as suas contribuições na atividade docente. Busca refletir sobre como a formação inicial e permanente do professor contribui para a sua práxis pedagógica. Objetiva responder à seguinte problemática: quais as possibilidades e desafios para a práxis pedagógica na Educação Infantil, no contexto da formação de professores? Para tanto, este estudo está fundamentado em contribuições de teóricos e estudiosos como: Imbernón (2011), Freire (1986, 2001), Ariès (1981), Sarat (2009), entre outros. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, pois considera o olhar sobre experiências na área educacional. Os resultados apontam que há lacunas na formação inicial e continuada de professores. Essas lacunas devem ser preenchidas com cursos de aperfeiçoamento que garantam a formação de professores reflexivos, capazes de atuar no contexto educativo da mudança e da incerteza. |
id |
VERACRUZ-0_0ce9ce348ef5140bf5baf2677673b675 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25637 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood educationFormação de educadoresPráxis pedagógicaEducação Infantil.O presente artigo versa sobre a formação de professores, considerando desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na Educação Infantil. Identifica a formação inicial e permanente do professor, com destaque para as suas contribuições na atividade docente. Busca refletir sobre como a formação inicial e permanente do professor contribui para a sua práxis pedagógica. Objetiva responder à seguinte problemática: quais as possibilidades e desafios para a práxis pedagógica na Educação Infantil, no contexto da formação de professores? Para tanto, este estudo está fundamentado em contribuições de teóricos e estudiosos como: Imbernón (2011), Freire (1986, 2001), Ariès (1981), Sarat (2009), entre outros. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, pois considera o olhar sobre experiências na área educacional. Os resultados apontam que há lacunas na formação inicial e continuada de professores. Essas lacunas devem ser preenchidas com cursos de aperfeiçoamento que garantam a formação de professores reflexivos, capazes de atuar no contexto educativo da mudança e da incerteza. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2563710.34117/bjdv7n3-052Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21537-21554Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21537-21554Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21537-215542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637/20393Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Suzane Castro de AraújoRabelo, Ana Karoline Pereira WernzSouza, Conceição de Maria OliveiraHabibe, Cristiane Dutra RibeiroHabibe, Fabiano HiluySantos, Maria José Albuquerque2022-03-29T12:14:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25637Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:58.415186Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education |
title |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education |
spellingShingle |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education Silva, Suzane Castro de Araújo Formação de educadores Práxis pedagógica Educação Infantil. |
title_short |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education |
title_full |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education |
title_fullStr |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education |
title_full_unstemmed |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education |
title_sort |
Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education |
author |
Silva, Suzane Castro de Araújo |
author_facet |
Silva, Suzane Castro de Araújo Rabelo, Ana Karoline Pereira Wernz Souza, Conceição de Maria Oliveira Habibe, Cristiane Dutra Ribeiro Habibe, Fabiano Hiluy Santos, Maria José Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Ana Karoline Pereira Wernz Souza, Conceição de Maria Oliveira Habibe, Cristiane Dutra Ribeiro Habibe, Fabiano Hiluy Santos, Maria José Albuquerque |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Suzane Castro de Araújo Rabelo, Ana Karoline Pereira Wernz Souza, Conceição de Maria Oliveira Habibe, Cristiane Dutra Ribeiro Habibe, Fabiano Hiluy Santos, Maria José Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de educadores Práxis pedagógica Educação Infantil. |
topic |
Formação de educadores Práxis pedagógica Educação Infantil. |
description |
O presente artigo versa sobre a formação de professores, considerando desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na Educação Infantil. Identifica a formação inicial e permanente do professor, com destaque para as suas contribuições na atividade docente. Busca refletir sobre como a formação inicial e permanente do professor contribui para a sua práxis pedagógica. Objetiva responder à seguinte problemática: quais as possibilidades e desafios para a práxis pedagógica na Educação Infantil, no contexto da formação de professores? Para tanto, este estudo está fundamentado em contribuições de teóricos e estudiosos como: Imbernón (2011), Freire (1986, 2001), Ariès (1981), Sarat (2009), entre outros. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, pois considera o olhar sobre experiências na área educacional. Os resultados apontam que há lacunas na formação inicial e continuada de professores. Essas lacunas devem ser preenchidas com cursos de aperfeiçoamento que garantam a formação de professores reflexivos, capazes de atuar no contexto educativo da mudança e da incerteza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637 10.34117/bjdv7n3-052 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637/20393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21537-21554 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21537-21554 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21537-21554 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645515423744000 |