Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suzane Castro de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rabelo, Ana Karoline Pereira Wernz, Souza, Conceição de Maria Oliveira, Habibe, Cristiane Dutra Ribeiro, Habibe, Fabiano Hiluy, Santos, Maria José Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637
Resumo: O presente artigo versa sobre a formação de professores, considerando desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na Educação Infantil. Identifica a formação inicial e permanente do professor, com destaque para as suas contribuições na atividade docente. Busca refletir sobre como a formação inicial e permanente do professor contribui para a sua práxis pedagógica. Objetiva responder à seguinte problemática: quais as possibilidades e desafios para a práxis pedagógica na Educação Infantil, no contexto da formação de professores? Para tanto, este estudo está fundamentado em contribuições de teóricos e estudiosos como: Imbernón (2011), Freire (1986, 2001), Ariès (1981), Sarat (2009), entre outros. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, pois considera o olhar sobre experiências na área educacional. Os resultados apontam que há lacunas na formação inicial e continuada de professores. Essas lacunas devem ser preenchidas com cursos de aperfeiçoamento que garantam a formação de professores reflexivos, capazes de atuar no contexto educativo da mudança e da incerteza.  
id VERACRUZ-0_0ce9ce348ef5140bf5baf2677673b675
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25637
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood educationFormação de educadoresPráxis pedagógicaEducação Infantil.O presente artigo versa sobre a formação de professores, considerando desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na Educação Infantil. Identifica a formação inicial e permanente do professor, com destaque para as suas contribuições na atividade docente. Busca refletir sobre como a formação inicial e permanente do professor contribui para a sua práxis pedagógica. Objetiva responder à seguinte problemática: quais as possibilidades e desafios para a práxis pedagógica na Educação Infantil, no contexto da formação de professores? Para tanto, este estudo está fundamentado em contribuições de teóricos e estudiosos como: Imbernón (2011), Freire (1986, 2001), Ariès (1981), Sarat (2009), entre outros. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, pois considera o olhar sobre experiências na área educacional. Os resultados apontam que há lacunas na formação inicial e continuada de professores. Essas lacunas devem ser preenchidas com cursos de aperfeiçoamento que garantam a formação de professores reflexivos, capazes de atuar no contexto educativo da mudança e da incerteza.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2563710.34117/bjdv7n3-052Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21537-21554Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21537-21554Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21537-215542525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637/20393Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Suzane Castro de AraújoRabelo, Ana Karoline Pereira WernzSouza, Conceição de Maria OliveiraHabibe, Cristiane Dutra RibeiroHabibe, Fabiano HiluySantos, Maria José Albuquerque2022-03-29T12:14:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25637Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:58.415186Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
title Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
spellingShingle Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
Silva, Suzane Castro de Araújo
Formação de educadores
Práxis pedagógica
Educação Infantil.
title_short Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
title_full Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
title_fullStr Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
title_full_unstemmed Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
title_sort Formação de educadores: desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na educação infantil / Teacher training: possibilities and challenges for pedagogical praxis in childhood education
author Silva, Suzane Castro de Araújo
author_facet Silva, Suzane Castro de Araújo
Rabelo, Ana Karoline Pereira Wernz
Souza, Conceição de Maria Oliveira
Habibe, Cristiane Dutra Ribeiro
Habibe, Fabiano Hiluy
Santos, Maria José Albuquerque
author_role author
author2 Rabelo, Ana Karoline Pereira Wernz
Souza, Conceição de Maria Oliveira
Habibe, Cristiane Dutra Ribeiro
Habibe, Fabiano Hiluy
Santos, Maria José Albuquerque
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suzane Castro de Araújo
Rabelo, Ana Karoline Pereira Wernz
Souza, Conceição de Maria Oliveira
Habibe, Cristiane Dutra Ribeiro
Habibe, Fabiano Hiluy
Santos, Maria José Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores
Práxis pedagógica
Educação Infantil.
topic Formação de educadores
Práxis pedagógica
Educação Infantil.
description O presente artigo versa sobre a formação de professores, considerando desafios e possibilidades para a práxis pedagógica na Educação Infantil. Identifica a formação inicial e permanente do professor, com destaque para as suas contribuições na atividade docente. Busca refletir sobre como a formação inicial e permanente do professor contribui para a sua práxis pedagógica. Objetiva responder à seguinte problemática: quais as possibilidades e desafios para a práxis pedagógica na Educação Infantil, no contexto da formação de professores? Para tanto, este estudo está fundamentado em contribuições de teóricos e estudiosos como: Imbernón (2011), Freire (1986, 2001), Ariès (1981), Sarat (2009), entre outros. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, pois considera o olhar sobre experiências na área educacional. Os resultados apontam que há lacunas na formação inicial e continuada de professores. Essas lacunas devem ser preenchidas com cursos de aperfeiçoamento que garantam a formação de professores reflexivos, capazes de atuar no contexto educativo da mudança e da incerteza.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637
10.34117/bjdv7n3-052
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25637/20393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21537-21554
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21537-21554
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21537-21554
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645515423744000