Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adelcio Machado dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Twardowski, Rita Marcia, Caetano, Audete Alves dos Santos, Leffer, Danielle Martins, Escher, Alisson André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31933
Resumo: A criança é um ser social, o que significa dizer que seu desenvolvimento se dá entre outros seres humanos, em espaços e tempos determinados. É preciso insistir em dizer que a etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância, pois a aprendizagem ocorre primeiramente pela ludicidade, através das brincadeiras, musicalidade, pelas artes e qualquer outra atividade que desperte nas crianças o intuito da curiosidade. Necessário lembrar que a escola é o espaço privilegiado para os domínios dos conhecimentos básicos, a educação infantil, das novas gerações, inicia-se no núcleo familiar, sendo complementada e modelada nas instituições de educação infantil públicas ou privadas. Emergem, na análise, as seguintes categorias: Educação infantil; Sujeitos da educação infantil - a criança, o professor e a prática educativa. Destarte, criança, professor e prática educacional precisam estar alinhados para o mesmo propósito, que, em última análise, consiste em buscar meios possíveis da permuta do saber.  
id VERACRUZ-0_0e0eebf6ee50243919e1e77d52327e4f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31933
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practiceCriançaprofessorprática educativa.A criança é um ser social, o que significa dizer que seu desenvolvimento se dá entre outros seres humanos, em espaços e tempos determinados. É preciso insistir em dizer que a etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância, pois a aprendizagem ocorre primeiramente pela ludicidade, através das brincadeiras, musicalidade, pelas artes e qualquer outra atividade que desperte nas crianças o intuito da curiosidade. Necessário lembrar que a escola é o espaço privilegiado para os domínios dos conhecimentos básicos, a educação infantil, das novas gerações, inicia-se no núcleo familiar, sendo complementada e modelada nas instituições de educação infantil públicas ou privadas. Emergem, na análise, as seguintes categorias: Educação infantil; Sujeitos da educação infantil - a criança, o professor e a prática educativa. Destarte, criança, professor e prática educacional precisam estar alinhados para o mesmo propósito, que, em última análise, consiste em buscar meios possíveis da permuta do saber.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3193310.34117/bjdv7n6-632Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63464-63472Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63464-63472Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63464-634722525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31933/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adelcio Machado dosTwardowski, Rita MarciaCaetano, Audete Alves dos SantosLeffer, Danielle MartinsEscher, Alisson André2021-09-21T11:05:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31933Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:55.021351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
title Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
spellingShingle Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
Santos, Adelcio Machado dos
Criança
professor
prática educativa.
title_short Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
title_full Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
title_fullStr Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
title_full_unstemmed Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
title_sort Sujeitos da educação infantil: A criança, o professor e a prática educativa / Children's education subjects: Children, teacher and educational practice
author Santos, Adelcio Machado dos
author_facet Santos, Adelcio Machado dos
Twardowski, Rita Marcia
Caetano, Audete Alves dos Santos
Leffer, Danielle Martins
Escher, Alisson André
author_role author
author2 Twardowski, Rita Marcia
Caetano, Audete Alves dos Santos
Leffer, Danielle Martins
Escher, Alisson André
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adelcio Machado dos
Twardowski, Rita Marcia
Caetano, Audete Alves dos Santos
Leffer, Danielle Martins
Escher, Alisson André
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
professor
prática educativa.
topic Criança
professor
prática educativa.
description A criança é um ser social, o que significa dizer que seu desenvolvimento se dá entre outros seres humanos, em espaços e tempos determinados. É preciso insistir em dizer que a etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância, pois a aprendizagem ocorre primeiramente pela ludicidade, através das brincadeiras, musicalidade, pelas artes e qualquer outra atividade que desperte nas crianças o intuito da curiosidade. Necessário lembrar que a escola é o espaço privilegiado para os domínios dos conhecimentos básicos, a educação infantil, das novas gerações, inicia-se no núcleo familiar, sendo complementada e modelada nas instituições de educação infantil públicas ou privadas. Emergem, na análise, as seguintes categorias: Educação infantil; Sujeitos da educação infantil - a criança, o professor e a prática educativa. Destarte, criança, professor e prática educacional precisam estar alinhados para o mesmo propósito, que, em última análise, consiste em buscar meios possíveis da permuta do saber.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31933
10.34117/bjdv7n6-632
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31933
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31933/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63464-63472
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63464-63472
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63464-63472
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645542176063488