Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3484 |
Resumo: | Este artigo teve por objetivo realizar a aplicação de ferramentas específicas de qualidade para o auxílio na visualização de problemas em uma empresa do segmento de bares e restaurantes, Piauí Chopp, localizado no município de Teresina-PI. De forma específica, buscou-se por meio da pesquisa analítica e descritiva, utilizar o diagrama de Similaridade, Lista de Verificação, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa a fim de identificar os problemas que ocorriam nas atividades de rotina, que aconteciam com maior ou menor frequência no empreendimento, fazendo uma relação entre eles com intuito de encontrar a principal área associada ao problema, quantificá-los por meio do uso da coleta de dados fazendo uso de entrevista junto ao atual gerente do estabelecimento, a fim de conhecer sobre o funcionamento, a rotina do negócio, o perfil dos consumidores que frequentavam o estabelecimento, as características do local e do quadro de colaboradores, informações dos setores e a forma como interagiam na resolução de problemas corriqueiros. Dessa forma, foi possível obter um diagnóstico fornecido pelas ferramentas, ter discernimento do problema mais crítico, traçar a partir das informações obtidas as possíveis raízes das ocorrências negativas e assim propor um plano de ação de forma eficiente, com o mínimo de custo adicional para a empresa a fim de controlar ou eliminar as causas potenciais do principal problema, de implantação simples e prática para os gestores para que fosse possível o direcionamento e a concentração dos esforços no caminho certo. |
id |
VERACRUZ-0_111d72069b3ac24901dc525e56e89546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3484 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí choppDiagrama de Pareto. Diagrama de Ishikawa. Ferramentas da Qualidade. Plano de Ação.Este artigo teve por objetivo realizar a aplicação de ferramentas específicas de qualidade para o auxílio na visualização de problemas em uma empresa do segmento de bares e restaurantes, Piauí Chopp, localizado no município de Teresina-PI. De forma específica, buscou-se por meio da pesquisa analítica e descritiva, utilizar o diagrama de Similaridade, Lista de Verificação, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa a fim de identificar os problemas que ocorriam nas atividades de rotina, que aconteciam com maior ou menor frequência no empreendimento, fazendo uma relação entre eles com intuito de encontrar a principal área associada ao problema, quantificá-los por meio do uso da coleta de dados fazendo uso de entrevista junto ao atual gerente do estabelecimento, a fim de conhecer sobre o funcionamento, a rotina do negócio, o perfil dos consumidores que frequentavam o estabelecimento, as características do local e do quadro de colaboradores, informações dos setores e a forma como interagiam na resolução de problemas corriqueiros. Dessa forma, foi possível obter um diagnóstico fornecido pelas ferramentas, ter discernimento do problema mais crítico, traçar a partir das informações obtidas as possíveis raízes das ocorrências negativas e assim propor um plano de ação de forma eficiente, com o mínimo de custo adicional para a empresa a fim de controlar ou eliminar as causas potenciais do principal problema, de implantação simples e prática para os gestores para que fosse possível o direcionamento e a concentração dos esforços no caminho certo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/348410.34117/bjdv5n9-215Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16841-16855Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16841-16855Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16841-168552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3484/3302Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rhubens Ewald MouraFilho, Carlos Alberto de Sousa RibeiroAlves, Brenda Caroline CastroNeres, Daniele dos SantosVale, Magda Jeane Nogueira2019-10-01T19:29:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3484Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:18.328330Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp |
title |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp |
spellingShingle |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp Ribeiro, Rhubens Ewald Moura Diagrama de Pareto. Diagrama de Ishikawa. Ferramentas da Qualidade. Plano de Ação. |
title_short |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp |
title_full |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp |
title_fullStr |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp |
title_full_unstemmed |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp |
title_sort |
Qualidade em foco: diagnóstico e solução de problemas na Piauí chopp/ Quality in focus: diagnosis and troubleshooting in Piauí chopp |
author |
Ribeiro, Rhubens Ewald Moura |
author_facet |
Ribeiro, Rhubens Ewald Moura Filho, Carlos Alberto de Sousa Ribeiro Alves, Brenda Caroline Castro Neres, Daniele dos Santos Vale, Magda Jeane Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Carlos Alberto de Sousa Ribeiro Alves, Brenda Caroline Castro Neres, Daniele dos Santos Vale, Magda Jeane Nogueira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rhubens Ewald Moura Filho, Carlos Alberto de Sousa Ribeiro Alves, Brenda Caroline Castro Neres, Daniele dos Santos Vale, Magda Jeane Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagrama de Pareto. Diagrama de Ishikawa. Ferramentas da Qualidade. Plano de Ação. |
topic |
Diagrama de Pareto. Diagrama de Ishikawa. Ferramentas da Qualidade. Plano de Ação. |
description |
Este artigo teve por objetivo realizar a aplicação de ferramentas específicas de qualidade para o auxílio na visualização de problemas em uma empresa do segmento de bares e restaurantes, Piauí Chopp, localizado no município de Teresina-PI. De forma específica, buscou-se por meio da pesquisa analítica e descritiva, utilizar o diagrama de Similaridade, Lista de Verificação, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa a fim de identificar os problemas que ocorriam nas atividades de rotina, que aconteciam com maior ou menor frequência no empreendimento, fazendo uma relação entre eles com intuito de encontrar a principal área associada ao problema, quantificá-los por meio do uso da coleta de dados fazendo uso de entrevista junto ao atual gerente do estabelecimento, a fim de conhecer sobre o funcionamento, a rotina do negócio, o perfil dos consumidores que frequentavam o estabelecimento, as características do local e do quadro de colaboradores, informações dos setores e a forma como interagiam na resolução de problemas corriqueiros. Dessa forma, foi possível obter um diagnóstico fornecido pelas ferramentas, ter discernimento do problema mais crítico, traçar a partir das informações obtidas as possíveis raízes das ocorrências negativas e assim propor um plano de ação de forma eficiente, com o mínimo de custo adicional para a empresa a fim de controlar ou eliminar as causas potenciais do principal problema, de implantação simples e prática para os gestores para que fosse possível o direcionamento e a concentração dos esforços no caminho certo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3484 10.34117/bjdv5n9-215 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3484 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3484/3302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 16841-16855 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 16841-16855 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 16841-16855 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645424285712384 |