Formação continuada e suas contribuições para o desenvolvimento profissional de professores: Continuing education and its contributions to teachers' professional development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Gabrriel Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Seabra, Michelle Ariane de Lima, Miguel, Maria Elisabeth Blanck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51486
Resumo: Este trabalho tem como pressuposto que o professor é um personagem central para o bom êxito do processo de ensino-aprendizagem, assim como sua formação e os documentos que a orientam. O objetivo geral é compreender como o processo de formação continuada melhora a atuação do professor. Responde aos seguintes objetivos específicos: verificar como ocorre a formação continuada do professor; identificar como essa formação contribui para a melhor atuação do professor no processo de ensino-aprendizagem e verificar a articulação de tal formação aos documentos normativos. A metodologia escolhida para sua realização foi o estudo de caso, pois a investigação foi realizada em uma única escola, na cidade de Curitiba/PR. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram: aplicação de questionário e levantamento documental. Para auxiliar a análise dos dados coletados, utilizou-se Sacristán (2001), Marques (2003), Garcia (1999), Perrenoud (1993), Stahlschmidt (2009), Costa e Antunes (2008), além dos documentos oficiais que tratam da formação continuada do professor. A análise dos dados coletados indica que os professores que participam do processo de formação continuada, apropriam-se de técnicas para elaboração de planos de aula, atualizam os seus conhecimentos e sua metodologia de ensino. Todavia, as fontes revelam que alguns professores não procuram os cursos de formação continuada por motivos financeiros e porque estes cursos ocorrem em lugares distantes das escolas em que lecionam. Além disso, outro motivo indicado é a ausência de estímulos e benefícios à progressão da carreira docente, uma vez que a participação nessas qualificações deveria ser considerada para promoções na carreira dos professores, como dispõe a meta 16 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Em razão do congelamento do teto de gastos públicos por meio da P.E.C 241 (Congresso Nacional) e da P.E.C 55(Senado Federal), aprovadas em 2016, a área da educação, entre outras, não pode considerar a progressão e incorporação desses cursos à carreira docente.
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