Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para diversas áreas, como política, economia e educação. Os altos índices de contágios e mortes causados por essa doença, assim como os efeitos relacionados à saúde mental dos indivíduos, causaram impactos em toda a sociedade. Na educação, a crise afetou o ensino em todos os níveis. Alunos e professores têm vivenciado um cenário desafiador, devido à adaptação do ensino tradicional para o ensino remoto emergencial. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as limitações que um grupo específico de docentes enfrentou durante esse processo, investigando as principais dificuldades relacionadas às mudanças no trabalho docente e se isto afetou a saúde mental de cada um deles. Para isso, foi conduzido um questionário para coleta de dados, respondido por professores que atenderam a critérios específicos de inclusão, como: ser professor de Computação e áreas afins, lecionar no Ensino Superior, atuar no Nordeste do Brasil e estar ministrando aulas remotas durante o semestre suplementar excepcional, implementado por suas instituições de ensino. A região Nordeste foi escolhida devido às limitações de infraestrutura e investimento governamental, que podem ter sido agravadas com o surgimento da Covid-19. Os resultados apontaram desafios relacionados não apenas ao planejamento do trabalho remoto, mas também ao aumento da quantidade de trabalho e estresse vivenciados. |
id |
VERACRUZ-0_13816baa21909e9df15bfdc3a277a283 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32067 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern BrazilEnsino Remoto EmergencialEducaçãoCovid-19.A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para diversas áreas, como política, economia e educação. Os altos índices de contágios e mortes causados por essa doença, assim como os efeitos relacionados à saúde mental dos indivíduos, causaram impactos em toda a sociedade. Na educação, a crise afetou o ensino em todos os níveis. Alunos e professores têm vivenciado um cenário desafiador, devido à adaptação do ensino tradicional para o ensino remoto emergencial. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as limitações que um grupo específico de docentes enfrentou durante esse processo, investigando as principais dificuldades relacionadas às mudanças no trabalho docente e se isto afetou a saúde mental de cada um deles. Para isso, foi conduzido um questionário para coleta de dados, respondido por professores que atenderam a critérios específicos de inclusão, como: ser professor de Computação e áreas afins, lecionar no Ensino Superior, atuar no Nordeste do Brasil e estar ministrando aulas remotas durante o semestre suplementar excepcional, implementado por suas instituições de ensino. A região Nordeste foi escolhida devido às limitações de infraestrutura e investimento governamental, que podem ter sido agravadas com o surgimento da Covid-19. Os resultados apontaram desafios relacionados não apenas ao planejamento do trabalho remoto, mas também ao aumento da quantidade de trabalho e estresse vivenciados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3206710.34117/bjdv7n6-676Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64072-64099Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64072-64099Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64072-640992525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSarmento, Camila FreitasRique, Thiago PereiraNascimento, Samara MartinsLira, Romeryto Vieira2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32067Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:57.618913Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil |
title |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil |
spellingShingle |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil Sarmento, Camila Freitas Ensino Remoto Emergencial Educação Covid-19. |
title_short |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil |
title_full |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil |
title_fullStr |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil |
title_full_unstemmed |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil |
title_sort |
Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil |
author |
Sarmento, Camila Freitas |
author_facet |
Sarmento, Camila Freitas Rique, Thiago Pereira Nascimento, Samara Martins Lira, Romeryto Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Rique, Thiago Pereira Nascimento, Samara Martins Lira, Romeryto Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Camila Freitas Rique, Thiago Pereira Nascimento, Samara Martins Lira, Romeryto Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial Educação Covid-19. |
topic |
Ensino Remoto Emergencial Educação Covid-19. |
description |
A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para diversas áreas, como política, economia e educação. Os altos índices de contágios e mortes causados por essa doença, assim como os efeitos relacionados à saúde mental dos indivíduos, causaram impactos em toda a sociedade. Na educação, a crise afetou o ensino em todos os níveis. Alunos e professores têm vivenciado um cenário desafiador, devido à adaptação do ensino tradicional para o ensino remoto emergencial. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as limitações que um grupo específico de docentes enfrentou durante esse processo, investigando as principais dificuldades relacionadas às mudanças no trabalho docente e se isto afetou a saúde mental de cada um deles. Para isso, foi conduzido um questionário para coleta de dados, respondido por professores que atenderam a critérios específicos de inclusão, como: ser professor de Computação e áreas afins, lecionar no Ensino Superior, atuar no Nordeste do Brasil e estar ministrando aulas remotas durante o semestre suplementar excepcional, implementado por suas instituições de ensino. A região Nordeste foi escolhida devido às limitações de infraestrutura e investimento governamental, que podem ter sido agravadas com o surgimento da Covid-19. Os resultados apontaram desafios relacionados não apenas ao planejamento do trabalho remoto, mas também ao aumento da quantidade de trabalho e estresse vivenciados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067 10.34117/bjdv7n6-676 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64072-64099 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64072-64099 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64072-64099 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645542252609536 |