Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Camila Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rique, Thiago Pereira, Nascimento, Samara Martins, Lira, Romeryto Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para diversas áreas, como política, economia e educação. Os altos índices de contágios e mortes causados por essa doença, assim como os efeitos relacionados à saúde mental dos indivíduos, causaram impactos em toda a sociedade. Na educação, a crise afetou o ensino em todos os níveis. Alunos e professores têm vivenciado um cenário desafiador, devido à adaptação do ensino tradicional para o ensino remoto emergencial. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as limitações que um grupo específico de docentes enfrentou durante esse processo, investigando as principais dificuldades relacionadas às mudanças no trabalho docente e se isto afetou a saúde mental de cada um deles. Para isso, foi conduzido um questionário para coleta de dados, respondido por professores que atenderam a critérios específicos de inclusão, como: ser professor de Computação e áreas afins, lecionar no Ensino Superior, atuar no Nordeste do Brasil e estar ministrando aulas remotas durante o semestre suplementar excepcional, implementado por suas instituições de ensino. A região Nordeste foi escolhida devido às limitações de infraestrutura e investimento governamental, que podem ter sido agravadas com o surgimento da Covid-19. Os resultados apontaram desafios relacionados não apenas ao planejamento do trabalho remoto, mas também ao aumento da quantidade de trabalho e estresse vivenciados.
id VERACRUZ-0_13816baa21909e9df15bfdc3a277a283
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32067
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern BrazilEnsino Remoto EmergencialEducaçãoCovid-19.A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para diversas áreas, como política, economia e educação. Os altos índices de contágios e mortes causados por essa doença, assim como os efeitos relacionados à saúde mental dos indivíduos, causaram impactos em toda a sociedade. Na educação, a crise afetou o ensino em todos os níveis. Alunos e professores têm vivenciado um cenário desafiador, devido à adaptação do ensino tradicional para o ensino remoto emergencial. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as limitações que um grupo específico de docentes enfrentou durante esse processo, investigando as principais dificuldades relacionadas às mudanças no trabalho docente e se isto afetou a saúde mental de cada um deles. Para isso, foi conduzido um questionário para coleta de dados, respondido por professores que atenderam a critérios específicos de inclusão, como: ser professor de Computação e áreas afins, lecionar no Ensino Superior, atuar no Nordeste do Brasil e estar ministrando aulas remotas durante o semestre suplementar excepcional, implementado por suas instituições de ensino. A região Nordeste foi escolhida devido às limitações de infraestrutura e investimento governamental, que podem ter sido agravadas com o surgimento da Covid-19. Os resultados apontaram desafios relacionados não apenas ao planejamento do trabalho remoto, mas também ao aumento da quantidade de trabalho e estresse vivenciados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3206710.34117/bjdv7n6-676Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64072-64099Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64072-64099Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64072-640992525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSarmento, Camila FreitasRique, Thiago PereiraNascimento, Samara MartinsLira, Romeryto Vieira2021-09-21T11:05:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32067Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:57.618913Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
title Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
spellingShingle Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
Sarmento, Camila Freitas
Ensino Remoto Emergencial
Educação
Covid-19.
title_short Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
title_full Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
title_fullStr Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
title_full_unstemmed Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
title_sort Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil / Investigating COVID-19's impacts on remote computing teaching: an analysis in northeastern Brazil
author Sarmento, Camila Freitas
author_facet Sarmento, Camila Freitas
Rique, Thiago Pereira
Nascimento, Samara Martins
Lira, Romeryto Vieira
author_role author
author2 Rique, Thiago Pereira
Nascimento, Samara Martins
Lira, Romeryto Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Camila Freitas
Rique, Thiago Pereira
Nascimento, Samara Martins
Lira, Romeryto Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial
Educação
Covid-19.
topic Ensino Remoto Emergencial
Educação
Covid-19.
description A pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para diversas áreas, como política, economia e educação. Os altos índices de contágios e mortes causados por essa doença, assim como os efeitos relacionados à saúde mental dos indivíduos, causaram impactos em toda a sociedade. Na educação, a crise afetou o ensino em todos os níveis. Alunos e professores têm vivenciado um cenário desafiador, devido à adaptação do ensino tradicional para o ensino remoto emergencial. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer as limitações que um grupo específico de docentes enfrentou durante esse processo, investigando as principais dificuldades relacionadas às mudanças no trabalho docente e se isto afetou a saúde mental de cada um deles. Para isso, foi conduzido um questionário para coleta de dados, respondido por professores que atenderam a critérios específicos de inclusão, como: ser professor de Computação e áreas afins, lecionar no Ensino Superior, atuar no Nordeste do Brasil e estar ministrando aulas remotas durante o semestre suplementar excepcional, implementado por suas instituições de ensino. A região Nordeste foi escolhida devido às limitações de infraestrutura e investimento governamental, que podem ter sido agravadas com o surgimento da Covid-19. Os resultados apontaram desafios relacionados não apenas ao planejamento do trabalho remoto, mas também ao aumento da quantidade de trabalho e estresse vivenciados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067
10.34117/bjdv7n6-676
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32067/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64072-64099
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64072-64099
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64072-64099
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645542252609536