O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322 |
Resumo: | As práticas educativas contemporâneas, como as metodologias ativas, por exemplo, se configuram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem atual. Nesse contexto, o presente artigo visa investiga a educação e os métodos educativos no sertão do Nordeste, em particular, na região do Seridó potiguar nas primeiras décadas do século XX, visto que a educação do Rio Grande do Norte da época já era considerada moderna. A pesquisa é um ensaio bibliográfico, do tipo documental em que foram visitados acervos públicos e privados, e se caracteriza com descritiva e qualitativa. No referencial teórico articula-se o diálogo com autores, pesquisadores e estudiosos do campo da educação sobre didática, metodologia e metodologias ativas. Como resultado de pesquisa, pode-se afirmar que as práticas educativas no sertão do Rio Grande do Norte já utilizavam estratégias educativas e pedagógicas como metodologias ativas, consideradas hoje como inovadoras. Todavia, as instituições formais e não formais já aplicavam esses métodos pensando o aluno ou o aprendente como protagonista no processo ensino e aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_13e90f479b2c6b26386ae2b0201d695d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15322 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the NortheastEducaçãoMetodologia ativaGrupos EscolaresEnsino básico.As práticas educativas contemporâneas, como as metodologias ativas, por exemplo, se configuram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem atual. Nesse contexto, o presente artigo visa investiga a educação e os métodos educativos no sertão do Nordeste, em particular, na região do Seridó potiguar nas primeiras décadas do século XX, visto que a educação do Rio Grande do Norte da época já era considerada moderna. A pesquisa é um ensaio bibliográfico, do tipo documental em que foram visitados acervos públicos e privados, e se caracteriza com descritiva e qualitativa. No referencial teórico articula-se o diálogo com autores, pesquisadores e estudiosos do campo da educação sobre didática, metodologia e metodologias ativas. Como resultado de pesquisa, pode-se afirmar que as práticas educativas no sertão do Rio Grande do Norte já utilizavam estratégias educativas e pedagógicas como metodologias ativas, consideradas hoje como inovadoras. Todavia, as instituições formais e não formais já aplicavam esses métodos pensando o aluno ou o aprendente como protagonista no processo ensino e aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1532210.34117/bjdv6n8-452Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60407-60425Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60407-60425Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60407-604252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322/1262610.34117/bjd.v6i8.15322.g12626Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Ivo SaturnoNeto, Manoel Pereira da RochaBarreto, Laís Karla da Silva2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15322Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:04.036227Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast |
title |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast |
spellingShingle |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast Bomfim, Ivo Saturno Educação Metodologia ativa Grupos Escolares Ensino básico. |
title_short |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast |
title_full |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast |
title_fullStr |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast |
title_full_unstemmed |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast |
title_sort |
O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast |
author |
Bomfim, Ivo Saturno |
author_facet |
Bomfim, Ivo Saturno Neto, Manoel Pereira da Rocha Barreto, Laís Karla da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Manoel Pereira da Rocha Barreto, Laís Karla da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bomfim, Ivo Saturno Neto, Manoel Pereira da Rocha Barreto, Laís Karla da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Metodologia ativa Grupos Escolares Ensino básico. |
topic |
Educação Metodologia ativa Grupos Escolares Ensino básico. |
description |
As práticas educativas contemporâneas, como as metodologias ativas, por exemplo, se configuram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem atual. Nesse contexto, o presente artigo visa investiga a educação e os métodos educativos no sertão do Nordeste, em particular, na região do Seridó potiguar nas primeiras décadas do século XX, visto que a educação do Rio Grande do Norte da época já era considerada moderna. A pesquisa é um ensaio bibliográfico, do tipo documental em que foram visitados acervos públicos e privados, e se caracteriza com descritiva e qualitativa. No referencial teórico articula-se o diálogo com autores, pesquisadores e estudiosos do campo da educação sobre didática, metodologia e metodologias ativas. Como resultado de pesquisa, pode-se afirmar que as práticas educativas no sertão do Rio Grande do Norte já utilizavam estratégias educativas e pedagógicas como metodologias ativas, consideradas hoje como inovadoras. Todavia, as instituições formais e não formais já aplicavam esses métodos pensando o aluno ou o aprendente como protagonista no processo ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322 10.34117/bjdv6n8-452 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322/12626 10.34117/bjd.v6i8.15322.g12626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60407-60425 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60407-60425 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60407-60425 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645473145159680 |