O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Ivo Saturno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neto, Manoel Pereira da Rocha, Barreto, Laís Karla da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322
Resumo: As práticas educativas contemporâneas, como as metodologias ativas, por exemplo, se configuram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem atual. Nesse contexto, o presente artigo visa investiga a educação e os métodos educativos no sertão do Nordeste, em particular, na região do Seridó potiguar nas primeiras décadas do século XX, visto que a educação do Rio Grande do Norte da época já era considerada moderna. A pesquisa é um ensaio bibliográfico, do tipo documental em que foram visitados acervos públicos e privados, e se caracteriza com descritiva e qualitativa. No referencial teórico articula-se o diálogo com autores, pesquisadores e estudiosos do campo da educação sobre didática, metodologia e metodologias ativas. Como resultado de pesquisa, pode-se afirmar que as práticas educativas no sertão do Rio Grande do Norte já utilizavam estratégias educativas e pedagógicas como metodologias ativas, consideradas hoje como inovadoras. Todavia, as instituições formais e não formais já aplicavam esses métodos pensando o aluno ou o aprendente como protagonista no processo ensino e aprendizagem.
id VERACRUZ-0_13e90f479b2c6b26386ae2b0201d695d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15322
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the NortheastEducaçãoMetodologia ativaGrupos EscolaresEnsino básico.As práticas educativas contemporâneas, como as metodologias ativas, por exemplo, se configuram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem atual. Nesse contexto, o presente artigo visa investiga a educação e os métodos educativos no sertão do Nordeste, em particular, na região do Seridó potiguar nas primeiras décadas do século XX, visto que a educação do Rio Grande do Norte da época já era considerada moderna. A pesquisa é um ensaio bibliográfico, do tipo documental em que foram visitados acervos públicos e privados, e se caracteriza com descritiva e qualitativa. No referencial teórico articula-se o diálogo com autores, pesquisadores e estudiosos do campo da educação sobre didática, metodologia e metodologias ativas. Como resultado de pesquisa, pode-se afirmar que as práticas educativas no sertão do Rio Grande do Norte já utilizavam estratégias educativas e pedagógicas como metodologias ativas, consideradas hoje como inovadoras. Todavia, as instituições formais e não formais já aplicavam esses métodos pensando o aluno ou o aprendente como protagonista no processo ensino e aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1532210.34117/bjdv6n8-452Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60407-60425Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60407-60425Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60407-604252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322/1262610.34117/bjd.v6i8.15322.g12626Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Ivo SaturnoNeto, Manoel Pereira da RochaBarreto, Laís Karla da Silva2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15322Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:04.036227Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
title O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
spellingShingle O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
Bomfim, Ivo Saturno
Educação
Metodologia ativa
Grupos Escolares
Ensino básico.
title_short O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
title_full O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
title_fullStr O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
title_full_unstemmed O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
title_sort O ensino e as práticas educativas: contextos de metodologias ativas no interior do Nordeste / Teaching and educational practices: contexts of active methodologies inside the Northeast
author Bomfim, Ivo Saturno
author_facet Bomfim, Ivo Saturno
Neto, Manoel Pereira da Rocha
Barreto, Laís Karla da Silva
author_role author
author2 Neto, Manoel Pereira da Rocha
Barreto, Laís Karla da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Ivo Saturno
Neto, Manoel Pereira da Rocha
Barreto, Laís Karla da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Metodologia ativa
Grupos Escolares
Ensino básico.
topic Educação
Metodologia ativa
Grupos Escolares
Ensino básico.
description As práticas educativas contemporâneas, como as metodologias ativas, por exemplo, se configuram como protagonistas no processo ensino-aprendizagem atual. Nesse contexto, o presente artigo visa investiga a educação e os métodos educativos no sertão do Nordeste, em particular, na região do Seridó potiguar nas primeiras décadas do século XX, visto que a educação do Rio Grande do Norte da época já era considerada moderna. A pesquisa é um ensaio bibliográfico, do tipo documental em que foram visitados acervos públicos e privados, e se caracteriza com descritiva e qualitativa. No referencial teórico articula-se o diálogo com autores, pesquisadores e estudiosos do campo da educação sobre didática, metodologia e metodologias ativas. Como resultado de pesquisa, pode-se afirmar que as práticas educativas no sertão do Rio Grande do Norte já utilizavam estratégias educativas e pedagógicas como metodologias ativas, consideradas hoje como inovadoras. Todavia, as instituições formais e não formais já aplicavam esses métodos pensando o aluno ou o aprendente como protagonista no processo ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322
10.34117/bjdv6n8-452
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15322/12626
10.34117/bjd.v6i8.15322.g12626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60407-60425
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60407-60425
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60407-60425
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645473145159680