As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22886 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender o papel das tecnologias educacionais digitais e das metodologias ativas para o ensino de matemática, com o intuito de apresentar discussões na implementação e a ressignificação de uma Educação Matemática visando uma aprendizagem ativa e uma formação humana, possibilitando equidade de oportunidades para todos. A pesquisa é de caráter bibliográfica e faz a análise dos dados a partir de uma abordagem qualitativa. Inicialmente o artigo apresenta uma breve contextualização do surgimento das tecnologias digitais na sociedade, o descompasso do sistema educacional em relação a sua implementação. A seguir aprofunda o tema tecnologias educacionais digitais e o conceito de metodologias ativas relacionando com o ensino de matemática. O estudo se baseia no método dialético, em um movimento em espiralado, que não se fecha. Concluímos que, embora o tema seja pertinente para a escola do século XXI, ainda falta muito a percorrer para que haja uma nova configuração na Educação Brasileira, que se adeque ao contexto digital e que as tecnologias educacionais em sua essência possam promover práticas inovadoras capazes de ultrapassar os limites do técnico e ir além do tradicional para alcançar a formação do sujeito crítico, reflexivo e humanizado. As metodologias ativas possibilita ao professor ampliar suas estratégias de ensino e adotar uma nova postura em sala de aula, tornando-se mais dialógico e competente para atuar na gestão de sala de aula e no planejamento em contextos de aprendizagem significativa e autônoma. |
id |
VERACRUZ-0_6243e31349162238b7cd8b6aeb66f010 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22886 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematicsTecnologias EducacionaisMetodologias AtivasEnsino de Matemática.Este artigo tem como objetivo compreender o papel das tecnologias educacionais digitais e das metodologias ativas para o ensino de matemática, com o intuito de apresentar discussões na implementação e a ressignificação de uma Educação Matemática visando uma aprendizagem ativa e uma formação humana, possibilitando equidade de oportunidades para todos. A pesquisa é de caráter bibliográfica e faz a análise dos dados a partir de uma abordagem qualitativa. Inicialmente o artigo apresenta uma breve contextualização do surgimento das tecnologias digitais na sociedade, o descompasso do sistema educacional em relação a sua implementação. A seguir aprofunda o tema tecnologias educacionais digitais e o conceito de metodologias ativas relacionando com o ensino de matemática. O estudo se baseia no método dialético, em um movimento em espiralado, que não se fecha. Concluímos que, embora o tema seja pertinente para a escola do século XXI, ainda falta muito a percorrer para que haja uma nova configuração na Educação Brasileira, que se adeque ao contexto digital e que as tecnologias educacionais em sua essência possam promover práticas inovadoras capazes de ultrapassar os limites do técnico e ir além do tradicional para alcançar a formação do sujeito crítico, reflexivo e humanizado. As metodologias ativas possibilita ao professor ampliar suas estratégias de ensino e adotar uma nova postura em sala de aula, tornando-se mais dialógico e competente para atuar na gestão de sala de aula e no planejamento em contextos de aprendizagem significativa e autônoma.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2288610.34117/bjdv7n1-214Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3153-3169Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3153-3169Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3153-31692525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22886/18365Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Elaine de Farias Giffoni deSilva, Thales Geovane RodriguesScipião, Lara Ronise de Negreiros PintoNeto, Carlos Alves de AlmeidaAndrade, Wendel MeloNeto, João Evangelista de OliveiraFerreira, Arnaldo DiasSantos, Maria José Costa dos2021-09-21T10:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22886Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:39.697831Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics |
title |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics |
spellingShingle |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics Carvalho, Elaine de Farias Giffoni de Tecnologias Educacionais Metodologias Ativas Ensino de Matemática. |
title_short |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics |
title_full |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics |
title_fullStr |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics |
title_full_unstemmed |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics |
title_sort |
As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática / Digital educational technologies and active methodologies for teaching mathematics |
author |
Carvalho, Elaine de Farias Giffoni de |
author_facet |
Carvalho, Elaine de Farias Giffoni de Silva, Thales Geovane Rodrigues Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto Neto, Carlos Alves de Almeida Andrade, Wendel Melo Neto, João Evangelista de Oliveira Ferreira, Arnaldo Dias Santos, Maria José Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thales Geovane Rodrigues Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto Neto, Carlos Alves de Almeida Andrade, Wendel Melo Neto, João Evangelista de Oliveira Ferreira, Arnaldo Dias Santos, Maria José Costa dos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Elaine de Farias Giffoni de Silva, Thales Geovane Rodrigues Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto Neto, Carlos Alves de Almeida Andrade, Wendel Melo Neto, João Evangelista de Oliveira Ferreira, Arnaldo Dias Santos, Maria José Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Educacionais Metodologias Ativas Ensino de Matemática. |
topic |
Tecnologias Educacionais Metodologias Ativas Ensino de Matemática. |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender o papel das tecnologias educacionais digitais e das metodologias ativas para o ensino de matemática, com o intuito de apresentar discussões na implementação e a ressignificação de uma Educação Matemática visando uma aprendizagem ativa e uma formação humana, possibilitando equidade de oportunidades para todos. A pesquisa é de caráter bibliográfica e faz a análise dos dados a partir de uma abordagem qualitativa. Inicialmente o artigo apresenta uma breve contextualização do surgimento das tecnologias digitais na sociedade, o descompasso do sistema educacional em relação a sua implementação. A seguir aprofunda o tema tecnologias educacionais digitais e o conceito de metodologias ativas relacionando com o ensino de matemática. O estudo se baseia no método dialético, em um movimento em espiralado, que não se fecha. Concluímos que, embora o tema seja pertinente para a escola do século XXI, ainda falta muito a percorrer para que haja uma nova configuração na Educação Brasileira, que se adeque ao contexto digital e que as tecnologias educacionais em sua essência possam promover práticas inovadoras capazes de ultrapassar os limites do técnico e ir além do tradicional para alcançar a formação do sujeito crítico, reflexivo e humanizado. As metodologias ativas possibilita ao professor ampliar suas estratégias de ensino e adotar uma nova postura em sala de aula, tornando-se mais dialógico e competente para atuar na gestão de sala de aula e no planejamento em contextos de aprendizagem significativa e autônoma. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22886 10.34117/bjdv7n1-214 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22886 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22886/18365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3153-3169 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3153-3169 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3153-3169 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504097026048 |