A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Sandra Andréa Berro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vernier, Andréa Magale Berro, Cunha, Ana Beatriz de Souza, Dutra, Carlos Maximiliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-611
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767
Resumo: Este trabalho aborda o uso de um blog como ferramenta de alfabetização em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é um estudo de caso que visou identificar se houve evolução dos alunos a partir do uso do blog da turma, onde publicou-se atividades feitas em sala de aula e estimulou-se a escrita destes por meio de comentários feitos nos posts do blog. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, aplicando questionários nos pais dos alunos do 1º ano, de faixa etária entre seis a sete anos. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios: muitos dos pais descreveram a melhora dos seus filhos em relação ao domínio do teclado e sua escrita, seja na observação de seus próprios erros ortográficos ou em como se expressavam. Portanto, o blog provou-se um aliado para o trabalho em sala de aula, pois é um instrumento capaz de desenvolver habilidades antes não mobilizadas, além de trazer proximidade ao universo virtual que faz parte do dia-a-dia de alunos cada vez mais ligados em tecnologia. Comprovou-se que o blog funcionou como um instrumento tecnológico facilitador de aprendizagens para alunos, estabelecendo o uso pedagógico dos recursos midiáticos na educação, através de vivencias e práticas.
id VERACRUZ-0_13f5990e8be2f1d18d64183015e17576
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13767
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacyBlogEducaçãoInovaçãoAlfabetização.Este trabalho aborda o uso de um blog como ferramenta de alfabetização em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é um estudo de caso que visou identificar se houve evolução dos alunos a partir do uso do blog da turma, onde publicou-se atividades feitas em sala de aula e estimulou-se a escrita destes por meio de comentários feitos nos posts do blog. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, aplicando questionários nos pais dos alunos do 1º ano, de faixa etária entre seis a sete anos. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios: muitos dos pais descreveram a melhora dos seus filhos em relação ao domínio do teclado e sua escrita, seja na observação de seus próprios erros ortográficos ou em como se expressavam. Portanto, o blog provou-se um aliado para o trabalho em sala de aula, pois é um instrumento capaz de desenvolver habilidades antes não mobilizadas, além de trazer proximidade ao universo virtual que faz parte do dia-a-dia de alunos cada vez mais ligados em tecnologia. Comprovou-se que o blog funcionou como um instrumento tecnológico facilitador de aprendizagens para alunos, estabelecendo o uso pedagógico dos recursos midiáticos na educação, através de vivencias e práticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1376710.34117/bjdv6n7-611Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 50207-50217Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 50207-50217Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 50207-502172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767/11525Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Sandra Andréa BerroVernier, Andréa Magale BerroCunha, Ana Beatriz de SouzaDutra, Carlos Maximiliano2020-08-11T15:17:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13767Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:16.892723Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
title A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
spellingShingle A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
Maia, Sandra Andréa Berro
Blog
Educação
Inovação
Alfabetização.
Maia, Sandra Andréa Berro
Blog
Educação
Inovação
Alfabetização.
title_short A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
title_full A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
title_fullStr A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
title_full_unstemmed A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
title_sort A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
author Maia, Sandra Andréa Berro
author_facet Maia, Sandra Andréa Berro
Maia, Sandra Andréa Berro
Vernier, Andréa Magale Berro
Cunha, Ana Beatriz de Souza
Dutra, Carlos Maximiliano
Vernier, Andréa Magale Berro
Cunha, Ana Beatriz de Souza
Dutra, Carlos Maximiliano
author_role author
author2 Vernier, Andréa Magale Berro
Cunha, Ana Beatriz de Souza
Dutra, Carlos Maximiliano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Sandra Andréa Berro
Vernier, Andréa Magale Berro
Cunha, Ana Beatriz de Souza
Dutra, Carlos Maximiliano
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Educação
Inovação
Alfabetização.
topic Blog
Educação
Inovação
Alfabetização.
description Este trabalho aborda o uso de um blog como ferramenta de alfabetização em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é um estudo de caso que visou identificar se houve evolução dos alunos a partir do uso do blog da turma, onde publicou-se atividades feitas em sala de aula e estimulou-se a escrita destes por meio de comentários feitos nos posts do blog. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, aplicando questionários nos pais dos alunos do 1º ano, de faixa etária entre seis a sete anos. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios: muitos dos pais descreveram a melhora dos seus filhos em relação ao domínio do teclado e sua escrita, seja na observação de seus próprios erros ortográficos ou em como se expressavam. Portanto, o blog provou-se um aliado para o trabalho em sala de aula, pois é um instrumento capaz de desenvolver habilidades antes não mobilizadas, além de trazer proximidade ao universo virtual que faz parte do dia-a-dia de alunos cada vez mais ligados em tecnologia. Comprovou-se que o blog funcionou como um instrumento tecnológico facilitador de aprendizagens para alunos, estabelecendo o uso pedagógico dos recursos midiáticos na educação, através de vivencias e práticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767
10.34117/bjdv6n7-611
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767/11525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 50207-50217
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 50207-50217
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 50207-50217
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777816805376
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-611