A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-611 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767 |
Resumo: | Este trabalho aborda o uso de um blog como ferramenta de alfabetização em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é um estudo de caso que visou identificar se houve evolução dos alunos a partir do uso do blog da turma, onde publicou-se atividades feitas em sala de aula e estimulou-se a escrita destes por meio de comentários feitos nos posts do blog. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, aplicando questionários nos pais dos alunos do 1º ano, de faixa etária entre seis a sete anos. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios: muitos dos pais descreveram a melhora dos seus filhos em relação ao domínio do teclado e sua escrita, seja na observação de seus próprios erros ortográficos ou em como se expressavam. Portanto, o blog provou-se um aliado para o trabalho em sala de aula, pois é um instrumento capaz de desenvolver habilidades antes não mobilizadas, além de trazer proximidade ao universo virtual que faz parte do dia-a-dia de alunos cada vez mais ligados em tecnologia. Comprovou-se que o blog funcionou como um instrumento tecnológico facilitador de aprendizagens para alunos, estabelecendo o uso pedagógico dos recursos midiáticos na educação, através de vivencias e práticas. |
id |
VERACRUZ-0_13f5990e8be2f1d18d64183015e17576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13767 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacyBlogEducaçãoInovaçãoAlfabetização.Este trabalho aborda o uso de um blog como ferramenta de alfabetização em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é um estudo de caso que visou identificar se houve evolução dos alunos a partir do uso do blog da turma, onde publicou-se atividades feitas em sala de aula e estimulou-se a escrita destes por meio de comentários feitos nos posts do blog. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, aplicando questionários nos pais dos alunos do 1º ano, de faixa etária entre seis a sete anos. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios: muitos dos pais descreveram a melhora dos seus filhos em relação ao domínio do teclado e sua escrita, seja na observação de seus próprios erros ortográficos ou em como se expressavam. Portanto, o blog provou-se um aliado para o trabalho em sala de aula, pois é um instrumento capaz de desenvolver habilidades antes não mobilizadas, além de trazer proximidade ao universo virtual que faz parte do dia-a-dia de alunos cada vez mais ligados em tecnologia. Comprovou-se que o blog funcionou como um instrumento tecnológico facilitador de aprendizagens para alunos, estabelecendo o uso pedagógico dos recursos midiáticos na educação, através de vivencias e práticas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1376710.34117/bjdv6n7-611Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 50207-50217Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 50207-50217Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 50207-502172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767/11525Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Sandra Andréa BerroVernier, Andréa Magale BerroCunha, Ana Beatriz de SouzaDutra, Carlos Maximiliano2020-08-11T15:17:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13767Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:16.892723Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy |
title |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy |
spellingShingle |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy Maia, Sandra Andréa Berro Blog Educação Inovação Alfabetização. Maia, Sandra Andréa Berro Blog Educação Inovação Alfabetização. |
title_short |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy |
title_full |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy |
title_fullStr |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy |
title_full_unstemmed |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy |
title_sort |
A utilização de um Blog como facilitador da alfabetização/The use of a Blog as a facilitator of literacy |
author |
Maia, Sandra Andréa Berro |
author_facet |
Maia, Sandra Andréa Berro Maia, Sandra Andréa Berro Vernier, Andréa Magale Berro Cunha, Ana Beatriz de Souza Dutra, Carlos Maximiliano Vernier, Andréa Magale Berro Cunha, Ana Beatriz de Souza Dutra, Carlos Maximiliano |
author_role |
author |
author2 |
Vernier, Andréa Magale Berro Cunha, Ana Beatriz de Souza Dutra, Carlos Maximiliano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Sandra Andréa Berro Vernier, Andréa Magale Berro Cunha, Ana Beatriz de Souza Dutra, Carlos Maximiliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Educação Inovação Alfabetização. |
topic |
Blog Educação Inovação Alfabetização. |
description |
Este trabalho aborda o uso de um blog como ferramenta de alfabetização em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é um estudo de caso que visou identificar se houve evolução dos alunos a partir do uso do blog da turma, onde publicou-se atividades feitas em sala de aula e estimulou-se a escrita destes por meio de comentários feitos nos posts do blog. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, aplicando questionários nos pais dos alunos do 1º ano, de faixa etária entre seis a sete anos. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios: muitos dos pais descreveram a melhora dos seus filhos em relação ao domínio do teclado e sua escrita, seja na observação de seus próprios erros ortográficos ou em como se expressavam. Portanto, o blog provou-se um aliado para o trabalho em sala de aula, pois é um instrumento capaz de desenvolver habilidades antes não mobilizadas, além de trazer proximidade ao universo virtual que faz parte do dia-a-dia de alunos cada vez mais ligados em tecnologia. Comprovou-se que o blog funcionou como um instrumento tecnológico facilitador de aprendizagens para alunos, estabelecendo o uso pedagógico dos recursos midiáticos na educação, através de vivencias e práticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767 10.34117/bjdv6n7-611 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13767/11525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 50207-50217 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 50207-50217 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 50207-50217 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777816805376 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-611 |