Gastos públicos com educação e meta do IDEB no ensino fundamental: uma análise dos municípios do sertão de Pernambuco / Public expenditures with education and IDEB's goal in elementary school: an analysis of the municipalities of the hinterland of Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Uelitania Dantas de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Josaias Santana dos, Calado, João Eudes de Souza, Cavalcante Júnior, Florisvaldo Cunha, Sousa, Wellington Dantas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/278
Resumo: A pesquisa em referência teve por objetivo analisar a utilização dos gastos públicos com o ensino fundamental e o alcance das metas estipuladas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB).A utilização de recursos públicos deve ser feita de forma consciente e eficiente, buscando sempre atingir os objetivos de forma satisfatória. Assim, o alcance das metas estabelecidas para o IDEB, que reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação, contribui sobremaneira para promoção de melhorias e o progresso de uma sociedade. Desse modo, realizou-se um estudo descritivo com 56 municípios que fazem parte do sertão pernambucano. Os resultados da pesquisa indicaram que os valores alocados não são determinantes para o alcance das notas do IDEB, já que municípios que tiveram as maiores alocações de recursos não atingiram as metas estabelecidas para o ensino fundamental, sendo possível verificar, de maneira geral, que cidades que apresentaram menores gastos médio com alunos, conseguiram obter êxito nas metas do IDEB.
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