Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo apresentar a compreensão dos/das professores/as da Educação Infantil acerca do currículo e, como ele é pensado e estruturado nessa modalidade de ensino. Refletimos ainda sobre a formação dos/as profissionais que atuam e/ou atuarão nessa área educacional. Para a realização deste estudo utilizou-se das abordagens qualitativas, com ênfase na entrevista estruturada. As colaboradoras foram professoras de uma escola de Educação Infantil, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Compreendeu-se que o currículo, a partir das percepções das professoras, é considerado a base para o trabalho pedagógico e que sua estrutura deve levar em consideração a infância e suas particularidades, e que seja um currículo sensível a criança, seu contexto, as brincadeiras e que seja voltado para a construção da formação humana. |
id |
VERACRUZ-0_14fca036dd2c1dfb32b7f07bd035b2cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9923 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflectionsEducação InfantilCurrículoFormação de Professores/asEste estudo tem por objetivo apresentar a compreensão dos/das professores/as da Educação Infantil acerca do currículo e, como ele é pensado e estruturado nessa modalidade de ensino. Refletimos ainda sobre a formação dos/as profissionais que atuam e/ou atuarão nessa área educacional. Para a realização deste estudo utilizou-se das abordagens qualitativas, com ênfase na entrevista estruturada. As colaboradoras foram professoras de uma escola de Educação Infantil, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Compreendeu-se que o currículo, a partir das percepções das professoras, é considerado a base para o trabalho pedagógico e que sua estrutura deve levar em consideração a infância e suas particularidades, e que seja um currículo sensível a criança, seu contexto, as brincadeiras e que seja voltado para a construção da formação humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/992310.34117/bjdv6n5-224Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26881-26901Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26881-26901Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26881-269012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923/8336Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Laíse de SouzaRios, Pedro Paulo Souza2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9923Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:30.407756Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections |
title |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections |
spellingShingle |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections Nascimento, Laíse de Souza Educação Infantil Currículo Formação de Professores/as |
title_short |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections |
title_full |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections |
title_fullStr |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections |
title_full_unstemmed |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections |
title_sort |
Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections |
author |
Nascimento, Laíse de Souza |
author_facet |
Nascimento, Laíse de Souza Rios, Pedro Paulo Souza |
author_role |
author |
author2 |
Rios, Pedro Paulo Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Laíse de Souza Rios, Pedro Paulo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Currículo Formação de Professores/as |
topic |
Educação Infantil Currículo Formação de Professores/as |
description |
Este estudo tem por objetivo apresentar a compreensão dos/das professores/as da Educação Infantil acerca do currículo e, como ele é pensado e estruturado nessa modalidade de ensino. Refletimos ainda sobre a formação dos/as profissionais que atuam e/ou atuarão nessa área educacional. Para a realização deste estudo utilizou-se das abordagens qualitativas, com ênfase na entrevista estruturada. As colaboradoras foram professoras de uma escola de Educação Infantil, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Compreendeu-se que o currículo, a partir das percepções das professoras, é considerado a base para o trabalho pedagógico e que sua estrutura deve levar em consideração a infância e suas particularidades, e que seja um currículo sensível a criança, seu contexto, as brincadeiras e que seja voltado para a construção da formação humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923 10.34117/bjdv6n5-224 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923/8336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26881-26901 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26881-26901 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26881-26901 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645451476336640 |