Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Laíse de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rios, Pedro Paulo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar a compreensão dos/das professores/as da Educação Infantil acerca do currículo e, como ele é pensado e estruturado nessa modalidade de ensino. Refletimos ainda sobre a formação dos/as profissionais que atuam e/ou atuarão nessa área educacional. Para a realização deste estudo utilizou-se das abordagens qualitativas, com ênfase na entrevista estruturada. As colaboradoras foram professoras de uma escola de Educação Infantil, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Compreendeu-se que o currículo, a partir das percepções das professoras, é considerado a base para o trabalho pedagógico e que sua estrutura   deve levar em consideração a infância e suas particularidades, e que seja um currículo sensível a criança, seu contexto, as brincadeiras e que seja voltado para a construção da formação humana.
id VERACRUZ-0_14fca036dd2c1dfb32b7f07bd035b2cf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9923
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflectionsEducação InfantilCurrículoFormação de Professores/asEste estudo tem por objetivo apresentar a compreensão dos/das professores/as da Educação Infantil acerca do currículo e, como ele é pensado e estruturado nessa modalidade de ensino. Refletimos ainda sobre a formação dos/as profissionais que atuam e/ou atuarão nessa área educacional. Para a realização deste estudo utilizou-se das abordagens qualitativas, com ênfase na entrevista estruturada. As colaboradoras foram professoras de uma escola de Educação Infantil, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Compreendeu-se que o currículo, a partir das percepções das professoras, é considerado a base para o trabalho pedagógico e que sua estrutura   deve levar em consideração a infância e suas particularidades, e que seja um currículo sensível a criança, seu contexto, as brincadeiras e que seja voltado para a construção da formação humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/992310.34117/bjdv6n5-224Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26881-26901Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26881-26901Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26881-269012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923/8336Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Laíse de SouzaRios, Pedro Paulo Souza2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9923Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:30.407756Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
title Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
spellingShingle Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
Nascimento, Laíse de Souza
Educação Infantil
Currículo
Formação de Professores/as
title_short Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
title_full Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
title_fullStr Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
title_full_unstemmed Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
title_sort Currículo na educação infantil: reflexões necessárias / Curriculum in childhood education: necessary reflections
author Nascimento, Laíse de Souza
author_facet Nascimento, Laíse de Souza
Rios, Pedro Paulo Souza
author_role author
author2 Rios, Pedro Paulo Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Laíse de Souza
Rios, Pedro Paulo Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Currículo
Formação de Professores/as
topic Educação Infantil
Currículo
Formação de Professores/as
description Este estudo tem por objetivo apresentar a compreensão dos/das professores/as da Educação Infantil acerca do currículo e, como ele é pensado e estruturado nessa modalidade de ensino. Refletimos ainda sobre a formação dos/as profissionais que atuam e/ou atuarão nessa área educacional. Para a realização deste estudo utilizou-se das abordagens qualitativas, com ênfase na entrevista estruturada. As colaboradoras foram professoras de uma escola de Educação Infantil, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Compreendeu-se que o currículo, a partir das percepções das professoras, é considerado a base para o trabalho pedagógico e que sua estrutura   deve levar em consideração a infância e suas particularidades, e que seja um currículo sensível a criança, seu contexto, as brincadeiras e que seja voltado para a construção da formação humana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923
10.34117/bjdv6n5-224
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9923/8336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26881-26901
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26881-26901
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26881-26901
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645451476336640