THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Viana Santos, Francineide
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Adelaide Alves, Gonzaga Barboza, Kaline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar como a política curricular da Educação Infantil tem se efetivado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas de João Pessoa/PB a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A pesquisa documental foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem sociohistórica e da sociologia da infância. Como técnica, utilizou a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que a política curricular local de educação infantil segue na perspectiva das reformas neoliberais que se utiliza de um discurso inicialmente respaldado pelos marcos que compreendem a educação infantil a partir dos avanços e conquistas dos últimos anos, entretanto nos arranjos estruturais conduzem a uma prática tecnicista e prescritiva. Apesar de não haver uma Proposta Curricular para a Educação Infantil, mas, apenas Diretrizes para o trabalho pedagógico, constatamos nelas um excessivo direcionamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos(as) professores(as). O quantitativo de “modelos” a serem seguidos na construção das propostas de atividades reforçam a sua natureza prescritiva, com pouca ou nenhuma participação dos(as) professores(as).
id UFPB-11_efedbce0aa3e0571eecc822d042355a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/66419
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessáriasEL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN INFANTIL DE JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: REFLEXIONES NECESARIAS: reflexões necessáriasO currículo da Educação Infantil de João Pessoa/PB pós-BNCC-EI:: reflexões necessáriasEarly Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao PessoaEducación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa.Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João PessoaO artigo tem como objetivo analisar como a política curricular da Educação Infantil tem se efetivado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas de João Pessoa/PB a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A pesquisa documental foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem sociohistórica e da sociologia da infância. Como técnica, utilizou a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que a política curricular local de educação infantil segue na perspectiva das reformas neoliberais que se utiliza de um discurso inicialmente respaldado pelos marcos que compreendem a educação infantil a partir dos avanços e conquistas dos últimos anos, entretanto nos arranjos estruturais conduzem a uma prática tecnicista e prescritiva. Apesar de não haver uma Proposta Curricular para a Educação Infantil, mas, apenas Diretrizes para o trabalho pedagógico, constatamos nelas um excessivo direcionamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos(as) professores(as). O quantitativo de “modelos” a serem seguidos na construção das propostas de atividades reforçam a sua natureza prescritiva, com pouca ou nenhuma participação dos(as) professores(as).Editora da UFPB2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6641910.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023462359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419/37826Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Viana Santos, Francineide Dias, Adelaide AlvesGonzaga Barboza, Kaline2023-06-19T15:03:17Zoai:periodicos.ufpb.br:article/66419Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-06-19T15:03:17Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN INFANTIL DE JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: REFLEXIONES NECESARIAS: reflexões necessárias
O currículo da Educação Infantil de João Pessoa/PB pós-BNCC-EI:: reflexões necessárias
title THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
spellingShingle THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
Ribeiro Viana Santos, Francineide
Early Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao Pessoa
Educación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa.
Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João Pessoa
title_short THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
title_full THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
title_fullStr THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
title_full_unstemmed THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
title_sort THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION CURRICULUM OF JOÃO PESSOA/PB POST-BNCC-EI: NECESSARY REFLECTIONS: reflexões necessárias
author Ribeiro Viana Santos, Francineide
author_facet Ribeiro Viana Santos, Francineide
Dias, Adelaide Alves
Gonzaga Barboza, Kaline
author_role author
author2 Dias, Adelaide Alves
Gonzaga Barboza, Kaline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Viana Santos, Francineide
Dias, Adelaide Alves
Gonzaga Barboza, Kaline
dc.subject.por.fl_str_mv Early Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao Pessoa
Educación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa.
Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João Pessoa
topic Early Childhood Education. BNCC-EI, Curriculum. Joao Pessoa
Educación Infantil. BNCC-EI, Currículo. João Pessoa.
Educação Infantil. BNCC-EI, Currículo. Educação Infantil. João Pessoa
description O artigo tem como objetivo analisar como a política curricular da Educação Infantil tem se efetivado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas de João Pessoa/PB a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC-EI). A pesquisa documental foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem sociohistórica e da sociologia da infância. Como técnica, utilizou a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que a política curricular local de educação infantil segue na perspectiva das reformas neoliberais que se utiliza de um discurso inicialmente respaldado pelos marcos que compreendem a educação infantil a partir dos avanços e conquistas dos últimos anos, entretanto nos arranjos estruturais conduzem a uma prática tecnicista e prescritiva. Apesar de não haver uma Proposta Curricular para a Educação Infantil, mas, apenas Diretrizes para o trabalho pedagógico, constatamos nelas um excessivo direcionamento do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelos(as) professores(as). O quantitativo de “modelos” a serem seguidos na construção das propostas de atividades reforçam a sua natureza prescritiva, com pouca ou nenhuma participação dos(as) professores(as).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66419/37826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346
Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346
Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202346
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908203470848